15 / jan / 2024
Mercado
6 MIN.

Como funciona o processo de SEO na Gear SEO?

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Como funciona o processo de SEO na Gear SEO?
Sumário

Neste artigo, explicaremos de forma breve como funciona o processo em um projeto de SEO aqui, na nossa agência.

Basicamente, todo o ciclo de SEO está dividido nas etapas abaixo:

1 – Estratégia
2 – Produção de Conteúdo
3 – On-Page
4 – Link Building
5 – Resultados

O processo acima é cíclico, ou seja, todos os meses ele é repetido, e o nosso desafio como agência é torná-lo o mais eficiente possível, mês após mês. Dentro de cada uma dessas etapas, temos os coordenadores responsáveis.

Processo de SEO

Mas esse é o melhor processo?

Definitivamente, não sabemos. A única certeza que temos é que o SEO é essencialmente constituído de boas práticas, baseadas em erros e acertos. O nosso processo é uma união de todas essas boas práticas corretas, trabalhadas ao longo dos anos, e também da experiência de todos nós. Outros aspectos que também levamos em consideração na definição do processo são:

Entendimento entre todos: esse processo é a maneira mais clara para que todos tenham um entendimento das atividades (cliente, colaboradores, agências terceirizadas de desenvolvimento e freelancers);

Separação de áreas: o profissional que cuida da área de SEO On-Page não é o mesmo profissional que conduzirá a produção dos conteúdos. São atividades 100% distintas, porém dentro do mesmo “guarda-chuva” chamado SEO. Essa é a maneira mais didática que encontramos para facilitar o processo e o trabalho dos responsáveis;

União de todas as frentes: nosso maior desafio é fazer com que todas essas frentes acima trabalhem juntas com visibilidade entre as áreas e, principalmente, que o cliente perceba que a metodologia está funcionando na prática. Com esse processo, conseguimos garantir essa percepção.

Explicando as etapas

Antes de introduzirmos as etapas, é importante determinar a nossa ferramenta de atuação e controle de todo esse processo: o Google Drive. Para nós, essa é a forma mais eficiente de envolver todos os participantes no processo (cliente, colaboradores, agências terceirizadas de desenvolvimento e freelancers).

Com o Google Drive também conseguimos delimitar permissões, backups diários e controle de versões de praticamente todos os documentos que fazem parte do projeto. O vídeo abaixo explica melhor como funciona a nossa estrutura para um projeto de SEO:

1 – Estratégia

Aqui, definimos o esforço com o qual trabalhamos durante todo o ciclo mensal do processo. Por meio de ferramentas como SEM Rush, Google Ad Planner e Ahrefs, analisamos oportunidades através das palavras-chaves, concorrência e dificuldade de posicionamento.
Pensando nisso, inserimos essas palavras-chaves na estrutura para serem trabalhadas durante o processo.

O vídeo abaixo explica melhor como funciona a definição da estratégia mensal para o projeto de SEO:

2 – Produção de Conteúdo

Antes mesmo do processo começar, já realizamos uma entrevista com o cliente para definir todo o material de comunicação que será utilizado no projeto (personas, público-alvo, diretrizes de comunicação…), fornecido pelo cliente.

Com esses materiais em mãos, realizamos o treinamento e a capacitação do profissional de redação que será responsável pela produção do conteúdo. Para nós, essa é a melhor forma de trabalhar.

Isso porque, para a Gear SEO e mais de 90% dos clientes que atendemos, é muito mais rápido e efetivo treinarmos um profissional de redação que já tem conhecimento em SEO e está imerso em nosso processo para que ele desenvolva os conteúdos para o cliente.

O vídeo abaixo explica melhor como funciona o processo de Produção de Conteúdo para um projeto de SEO.

Ressaltando que todos os nossos conteúdos são revisados por uma equipe dedicada e também validados por meio de ferramentas anti-plágio.

3 – On-Page

Nesta etapa, levamos em consideração todas as demandas técnicas de melhoria do website ou da estrutura selecionada para o projeto de SEO. Fatores como Mobile First, velocidade de carregamento, frameworks, estrutura do site em geral e disposição de conteúdos são considerados nessa etapa do projeto.

Ferramentas como Page Speed, GT Metrix, Google Analytics e Screaming Frog são utilizadas para a seleção das tarefas técnicas. O vídeo abaixo explica melhor como funciona o processo de On-Page para o projeto de SEO.

O processo de On-Page poderá ser trabalhado em conjunto com a estratégia ou separadamente. Da mesma forma, há tarefas pelas quais a Gear SEO poderá ser responsável por implementar e há tarefas exclusivas de implementação pelo cliente ou pela agência de desenvolvimento que presta serviços para ele.

4 – Link Building

Geralmente, essa frente de trabalho é realizada de forma independente em relação às demais frentes e também à supervisão do lado do cliente. Trabalhamos dessa forma para garantir que todas as publicações de conteúdo externo sejam mais naturais e imparciais possíveis de toda a comunicação com o cliente em questão.

Atualmente, temos mais de 2 mil parceiros cadastrados conosco e aptos a publicarem conteúdos. Todos esses parceiros são submetidos mensalmente aos nossos critérios de boas práticas de SEO e garantia de permanência por período indeterminado da publicação do conteúdo. Essa etapa do processo poderá trabalhar em conjunto com a estratégia ou de forma isolada.

5 – Resultados

Nesta etapa, mensuramos os resultados de duas formas:

Qualitativo: mensura-se a qualidade das entregas de todas as tarefas do ciclo mensal, assim como o entendimento de todos os envolvidos no processo (cliente, colaboradores, agências terceirizadas de desenvolvimento e freelancers). Realizamos essa mensuração por meio de reuniões e entrevistas de feedback mensais com todas as partes envolvidas. Essa parte da etapa é importante porque será através dela que garantiremos que o próximo ciclo seja melhor que o anterior.

Quantitativo: mensuram-se todos os KPIs que levamos em consideração para um projeto de SEO (visitas orgânicas, conversão de tráfego orgânico, ticket médio, receita através do tráfego orgânico ou quantidade de leads gerados por tráfego orgânico).

Há também KPIs diretamente ligados ao projeto de SEO, como: quantidade de palavras-chaves relacionadas com o site nas buscas orgânicas, impressões do site nos buscadores, palavras-chaves nas três primeiras posições; na primeira página e na segunda página, quantidade de backlinks, entre outros números de acompanhamento.

O vídeo abaixo explica melhor como funciona o processo de mensuração de resultados.

Nesta etapa, conseguimos estabelecer a diretriz do projeto que está sendo desenvolvido e também todas as atualizações ou alterações de curso que serão necessárias para alcançar o objetivo no médio/longo prazo.

Conclusão

Com essa metodologia, conseguimos evoluir com um projeto de SEO em todas as frentes citadas acima, além do entendimento de todos os envolvidos no projeto. Acima de tudo, essa metodologia foi definida para ser utilizada em qualquer tamanho de projeto, seja ele com a seleção de 10, 15, 50, 100 ou 200 palavras-chaves e conteúdos mensais.

Caso tenha dúvidas ou sugestões sobre a funcionalidade do projeto, não deixe de comentar ou entrar em contato conosco!

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