05 / jun / 2024
Conteúdo
3 MIN.

Como detectamos conteúdos feitos por IA?

Fábio Cosman

Head de Conteúdo - Gear SEO

Como detectamos conteúdos feitos por IA?
Sumário

De olho no boom do uso de Inteligência Artificial para produzir conteúdos, a Gear SEO se preocupa em continuar entregando textos autorais e de qualidade. Afinal, nosso diferencial é contar com um time de redatores especialistas, visando o melhor para os nossos clientes. Pensando nisso, nos últimos meses, testamos diferentes ferramentas de detecção de IA.

Esse tem sido um processo longo e trabalhoso, que começou no final de 2023 e vem se consolidando em 2024, dado que a cada momento surgem novas ferramentas promissoras. Uma delas é o ZeroGPT, que, após uma série de testes, mostrou-se preciso na identificação de trechos não humanos em textos feitos com Inteligência Artificial. Quer saber como a Gear SEO passará a usar essa ferramenta no dia a dia? Continue lendo para descobrir.

Como utilizamos a IA na Gear SEO?

Na Gear SEO, entendemos a importância de contar com pessoas para produzir artigos de qualidade. Acreditamos que bons conteúdos devem ser prioridade em um projeto de SEO — e o recente vazamento de documentos do Google comprova isso, demonstrando que a taxa de cliques e a permanência do usuário têm relação direta com a boa classificação de um site.

No entanto, não se pode negar que o uso da Inteligência Artificial otimiza e facilita muitos processos. Isso significa que vemos o chatGPT como um bom meio de pesquisa, consulta e até sugestão de títulos, mas não como substituto da escrita humana.

Partindo desse pressuposto, estabelecemos alguns critérios de uso que visam facilitar a produção de conteúdo. É importante lembrar que além de contarmos com redatores qualificados e comprometidos, temos, ainda, um time técnico e um time de content quality totalmente dedicados a entregar o melhor resultado para os nossos clientes.

Nossos critérios de uso

Em primeiro lugar, avaliamos cada conteúdo individualmente. Todos, sem exceção, passam pela verificação do ZeroGPT. Com base nos testes realizados, estipulamos uma porcentagem aceitável de IA, garantindo que textos que ultrapassem esse critério sejam refeitos. Os artigos são liberados para publicação apenas depois da avaliação do time de Content Quality, que assegura que sejam realmente autorais.

Como mencionamos, passamos por um longo período de testes, avaliando várias ferramentas antes de implementar mais esse passo em nosso processo. Mas o trabalho não acaba por aí. Em breve também disponibilizaremos o estudo que realizamos com as ferramentas mais populares de detecção de conteúdo feito por IA e a metodologia que utilizamos para chegar na conclusão que o Zero GPT é a escolha ideal para esse trabalho aqui na Gear SEO.

Nosso compromisso continuará sendo com a qualidade e a excelência, portanto, seguiremos buscando conhecimento e nos capacitando para alavancar nossos clientes. Deseja um trabalho de SEO de qualidade para o seu site, com garantia de conteúdos originais? Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais!

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita