04 / jun / 2024
Estratégia
5 MIN.

Como usar a sazonalidade a seu favor em projetos de SEO?

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Como usar a sazonalidade a seu favor em projetos de SEO?
Sumário

Por Victor Alencar, Head de Estratégia da Gear SEO

Como usar a sazonalidade em um projeto de SEO? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao dar o próximo passo na estratégia de aquisição de tráfego orgânico via Google Search. Por isso, no conteúdo a seguir, falaremos um pouco mais sobre o assunto, apresentando a nossa experiência diária e alguns comportamentos do planejador de palavras-chave do Google Ads.

Como o SEO pode ajudar?

Sabemos que os resultados de um projeto de SEO são observados a médio e longo prazo. É justamente por isso que o SEO é uma das ferramentas mais poderosas para estruturar um trabalho de marketing digital para datas comemorativas, sazonais e importantes para o varejo.

Pela nossa experiência acumulada ao longo de sete anos dedicados exclusivamente ao trabalho de SEO, sabemos que precisamos de um mínimo de três meses para identificar os primeiros avanços nos KPIs primários, como: aumento do número de palavras-chave indexadas e, consequentemente, de impressões na busca orgânica do Google. 

É exatamente esse pequeno período de indexação que acaba sendo o nosso maior aliado para conseguirmos trabalhar as datas sazonais adequadamente. Também é justamente por isso que lembramos aos nossos clientes e parceiros que o SEO trabalha sob planejamento, e não sob demanda. 

É claro que as demandas chegarão durante o período de indexação, mas sempre alinharemos as expectativas a respeito de quando os primeiros indícios positivos do resultado serão notáveis.

Partindo dessa premissa

Nessa etapa do trabalho, já estamos considerando que fizemos todos os alinhamentos e estudos necessários para mapear os principais pontos sazonais para cada um dos nossos clientes e seus respectivos nichos de mercado. Então, temos de começar a entender qual é o comportamento do público-alvo do nosso cliente na época da sazonalidade.

Para isso, vamos recorrer ao planejador de palavras-chave do Google Ads para entender como podemos ter o histórico dos picos de sazonalidade para um grupo de keywords específicas.

Como usar?

Na tela inicial da ferramenta, há duas principais opções: “Descobrir novas palavras-chave” e “Ver volume de pesquisas e previsões”. É nessa segunda opção que vamos agora. Nela, você pode tanto enviar um arquivo .csv com diversas palavras-chave quanto buscar uma a uma, individualmente.

Para exemplificar, peguei quatro exemplos bem simples e com alto volume de busca, conforme o print abaixo:

Para baixar o relatório com o histórico na página seguinte, você precisa clicar no botão de download e selecionar “Métricas históricas do plano”. Geramos a planilha e criei um gráfico para ilustrar a alteração do volume de busca ao longo dos últimos 12 meses: 

Algumas conclusões

Apenas com os dados fornecidos pelo planejador de palavras-chave do Google Ads no nosso exemplo, é possível tirar algumas conclusões sobre o assunto. Lembramos que o objetivo deste material é apresentar uma nova maneira de desenvolver uma estratégia, e não apresentar um plano pronto. Elencamos três conclusões. Confira a seguir.

1) Black Friday

É muito comum a conclusão de que todas as palavras-chave têm como pico de volume de busca a época da Black Friday. Porém, como é possível verificar, nem todas têm esse comportamento — e vários fatores ajudam a influenciar nesse sentido. É importante ter isso em mente para qualquer projeto de SEO.

Inclusive, a plataforma oferece um gráfico específico com o comportamento da palavra-chave nos últimos 12 meses. É um ótimo guia para uma estratégia bem-sucedida. O termo “presente dia dos pais”, por exemplo, tem um pico maior em agosto, que é justamente a época da data comemorativa. 

2) Promoção e oferta 

Os dados são claros quando demonstram que keywords que utilizam termos como “promoção” ou “oferta” tendem a ser excelentes opções de palavras-chave secundárias na sua estratégia sazonal. 

Isso vale até mesmo para a seleção da keyword principal, que pode conter esses termos para impulsionar a página. O importante é avaliar o que cabe na estratégia para o seu cliente dentro daquele período de sazonalidade. 

Também é essencial que os termos “promoção” e “oferta” sejam usados de forma natural no conteúdo. Isso influencia diretamente na experiência do usuário. Como você verá no tópico a seguir, ela é crucial para o sucesso do seu projeto de SEO e, consequentemente, para a estratégia de sazonalidade. 

3) Interesse do público

Não é segredo que o interesse do público pode afetar o comportamento de uma palavra-chave. É justamente essa procura que pode aumentar o volume de busca. Nesse sentido, a tendência é que a competição pelas primeiras posições também fique mais difícil.

Portanto, estudar a persona, ou seja, o público-alvo de um cliente, é essencial para entender esse comportamento. Assim, você se antecipa para criar uma boa estratégia pautada na sazonalidade. 

Entenda mais sobre SEO!

O trabalho de SEO é contínuo e, por isso, o aprendizado deve ser constante. Se quiser saber mais sobre o universo do marketing digital, confira outros conteúdos aqui do blog. Com esse conhecimento, você pode dar início ao seu novo projeto com a Gear SEO.

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