Porque realizar o acompanhamento de Palavras-chave?4 min read

Rodrigo Botinhão

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Neste artigo, abordaremos um tema importante para o projeto de SEO, que é o acompanhamento de posicionamento de palavras-chave. Tão importante quanto acompanhar os resultados do projeto no final de cada mês é também acompanharmos a evolução das palavras-chave (Rank Tracker) nas posições orgânicas ao longo das semanas.

Na Gear SEO, contamos com uma ferramenta de acompanhamento de palavras-chave, onde realizamos a configuração desde o primeiro dia do projeto. Essa ferramenta possui duas formas de acompanhamento:

Envios semanais de relatórios: toda a semana enviamos um e-mail com o panorama atual do posicionamento das palavras-chave e também um comparativo com a semana anterior.

Link de acompanhamento: disponibilizamos um link de acompanhamento com um painel de evolução das posições das palavras-chave que pode ser acessado a qualquer momento para uma conferência das informações sobre o posicionamento das palavras-chave no projeto de SEO.

Como funciona a ferramenta?

Rank Tracker

Primeiramente, realizamos a configuração da ferramenta de acompanhamento atendendo os seguintes critérios:

Entre 80 e 200 palavras-chave: geralmente, um site está relacionado a mais de 1.000 palavras-chave nos resultados de buscas. Para monitorar a movimentação de todas as palavras-chave em um determinado período, utilizamos os nossos relatórios mensais contendo todas elas. Porém, para esse acompanhamento específico, realizamos a seleção somente das palavras-chave que consideramos essenciais para o projeto.

São essas palavras-chave que farão o papel de termômetro da campanha, onde acompanhamos semanalmente a evolução de todas elas e assumimos que seu comportamento poderá influenciar o comportamento das demais palavras-chave.

2 a 3 concorrentes no segmento: também incluímos de 2 a 3 concorrentes para acompanhar a evolução de todos eles nessas mesmas palavras-chave que estamos monitorando para o nosso domínio. Utilizamos esse número de concorrentes porque é o suficiente para realizar os comparativos e também facilita a visualização nos relatórios, evitando poluição visual.

A escolha dos concorrentes pode ser realizada através da concorrência direta no segmento ou através da concorrência com a incidência de palavras-chave entre os concorrentes mais comuns. Em alguns casos, podemos ter mais que 3 concorrentes mapeados para uma visão mais geral da quantidade de palavras-chave indexadas que eles possuem em cada faixa de posicionamento (1ª posição, Top 2-5, Top 6-10, 2ª página e assim por diante).

Uma vez configurada a ferramenta, os envios dos e-mails serão sempre semanais e aos domingos. Enviamos aos finais de semana para ser possível comparar sempre o período da semana anterior e analisar a evolução das palavras-chave na busca orgânica do Google, e também em comparação à concorrência.

Com base nas configurações acima, é possível analisar com o relatório as seguintes condições em um projeto de SEO:

Aumento repentino de posições das palavras-chave: quando um percentual de palavras-chave aumenta de posições substancialmente, podemos ter como ponto de partida para uma análise mais profunda uma possível atualização de algoritmo do Google ou alguma tarefa técnica que foi implementada promovendo o crescimento do projeto como um todo.

Também há um aumento repentino nas palavras-chave quando, por alguma razão, não estamos publicando os conteúdos com a periodicidade correta e temos que recuperar o ritmo de publicação.

Declínio repentino de posições das palavras-chave: quando um percentual de palavras-chave baixa de posições substancialmente, podemos ter como ponto de partida para uma análise mais profunda uma possível atualização de algoritmo do Google ou até mesmo alguma movimentação da concorrência promovendo também os seus respectivos projetos de SEO.

Outro caso em que pode haver um declínio repentino é quando o nosso site indexa para palavras-chave que não possuem relevância dentro do contexto dos nossos clientes. Isso é muito comum quando começamos o projeto de SEO em um domínio que já possua certa quantidade de palavras-chave. Logo, há essa movimentação normal de queda no número geral de palavras-chave indexadas, mas a contrapartida é que novas palavras-chave que realmente fazem sentido para o negócio serão indexadas.

Mudanças no posicionamento das palavras-chave dos concorrentes: quando um percentual de palavras-chave da concorrência aumentou ou diminuiu substancialmente nos resultados de busca orgânica, podemos criar planos de ações para minimizar ou maximizar os resultados no médio/longo prazo.

Como acessar os relatórios?

Se você já é nosso cliente realizando um projeto de SEO completo, receberá toda semana um e-mail com as principais palavras-chave e o monitoramento da concorrência. Também há a opção de acessar diretamente os relatórios na nossa plataforma de monitoramento.

O link para acesso direto na plataforma está disponível nos boletins mensais do projeto de SEO que enviamos todos os meses. Caso você não tenha um projeto de SEO conosco, entre em contato para começarmos o quanto antes!

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