04 / jun / 2020
4 MIN.

Adwords

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Adwords é um programa de publicidade criado pelo Google presente em diversas redes sociais, produzidos em diversos formatos. Com ele, os anúncios são publicados em resultados de pesquisas tendo como objetivo alcançar o público-alvo de uma determinada marca, independente do local onde esse público se encontra.

Para achar o público-alvo de uma marca, o Adwords procura, de acordo com o uso da palavra-chave, pesquisas feitas pelas pessoas no buscador para saberem se seus interesses estão ligados à publicidade, e então começam a exibir os anúncios.

Com o passar do tempo, a utilização de diferentes meios para se conectar à internet, como em tablets e smartphones, foi se expandindo e, consequentemente, a plataforma foi modificando os modos que exibia seus anúncios. Tal ação foi um grande passo para o Adwords, já que o número de pessoas fazendo buscas no Google aumentou.

Por que usar o Adwords?

Essa é uma das melhores plataformas para alcançar um maior número de pessoas presentes em seu site. Pois hoje, o Google é usado com um dos principais buscadores, ou seja, a possibilidade de verem seu anúncio é alta.

Além de promover sua marca, tem ótimo custo-benefício, já que dá a opção de escolher como será a cobrança, de acordo com a quantidade de cliques que o anúncio obteve ou determinando quanto será gasto por mês ou campanha.

Mais do que isso, o Adwords traz diferenciais para seu negócio, tanto pelo potencial, oferecendo informações sobre a pesquisa feita por alguém, quanto pela sua segmentação, usada para atrair o público-alvo pretendido para o anúncio, através de estratégias como: uso da palavra chave, tipos de plataformas e escolha dos dias, frequência e horários que serão mostrados.

O anunciante ainda tem a chance de saber qual a interação entre o público e seu anúncio, através do ROI (retorno sobre o investimento).

Usando Adwords em diferentes formatos

A Rede de Display do Google mostra os locais onde é possível a exibição dos anúncios, dando a opção de escolher onde serão melhor colocados, através dos assuntos pesquisados em determinados sites e páginas. Geralmente esses locais são aqueles mais navegáveis pelo público-alvo da marca.

Como comentamos anteriormente, na Rede de Display do Google podem ser utilizados diferentes tipos de formatos para a criação de um anúncio, atraindo consequentemente um maior número de pessoas.

Veja a seguir os formatos permitidos para a criação de um anúncio:

Texto

Com a utilização desse formato, seus anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa no momento que o tipo de produto ou serviço oferecido for procurado. Normalmente ele aparecerá nas quatro primeiras ou três últimas posições do Google, dependendo do volume que tem a palavra chave utilizada.

Gráfico

Com a utilização de gráficos, seu anúncio chama ainda mais a atenção do público, devido suas imagens e cores. Permitindo ainda ser utilizado de diversas maneiras, como em banner, junto a um texto, no gmail ou como uma campanha em aplicativos.

Vídeo

Com os vídeos há a opção de escolher ainda mais para quais pessoas o anúncio será exibido, com base no sexo, idade, interesse e outros. E assim, colocando-os em um determinado vídeo, que contém bastante visualização por um determinado público-alvo, você consegue mais visitas em sua página.

O modo de pagamento deste tipo de anúncio é feito de forma diferente, já que a cobrança só é feita quando há a interação da pessoa, caso seja pulado antes de acabar o vídeo não precisará pagar nada.

Aplicativo

O modo de aplicativo usado no Adwords não é um tipo de anúncio como os acima, pois este não é o formato, mas sim o produto em si, que será anunciado. Pode ser usado para usuários tanto do Android quanto iOS de maneira mais simples.

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