04 / jun / 2020
4 MIN.

Backlink

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Enquanto você está lendo algum conteúdo, é normal encontrar links que irão redirecionar a outras páginas com informações semelhantes sobre determinado assunto. Denominada backlink, essa linkagem pode ser tanto interna, levando a outras URLs do seu site, quanto externa.

No caso de linkagem externa, na maioria das situações, a página que você está lendo indicará alguma com dados relevantes não pertencentes ao seu domínio. Sendo assim, quanto mais backlinks você conseguir gerar em sites parceiros, mais visualizações e alcance ele irá conseguir.

Qual é a importância dos backlinks no SEO?

Quanto mais backlinks de qualidade seu site tiver, melhor ele será avaliado pelo Google. Isso porque essa plataforma de busca irá entender que sua URL é confiável e, por esse motivo, ficará nos primeiros resultados de pesquisa, gerando um maior tráfego orgânico.

Quando sites com maior autoridade e relevância linkam para o seu conteúdo, se tornam um fator crucial para o aumento de visibilidade na página. Por isso, utilizar backlinks de autoridade e qualidade é fundamental. Backlinks ruins, spams e outras práticas não recomendadas podem ser prejudiciais para a classificação do seu site.

Sobre ferramentas para a análise de backlinks, Marina Fernandez, Head de Link Building na Gear SEO com mais de sete anos de experiência na área, explica: “Hoje em dia existem diversas ferramentas disponíveis, mas a mais completa e funcional para Link Building ainda é o Ahrefs”.

Tipos de backlinks existentes na internet

Antes de traçar uma estratégia de SEO para o seu site, é preciso conhecer quais tipos de backlinks existem na internet e quais são os mais adequados para utilizar. Enquanto alguns podem trazer benefícios, outros podem ser prejudiciais se não forem usados corretamente. Confira:

  • link juice: é aquele capaz de redirecionar o leitor para alguma página de seu site ou blog, fazendo-o ser bem ranqueado pelo Google. Além disso, pode ser usado quando é preciso contribuir por uma melhora na autoridade da URL;
  • dofollow links: nesse caso, todos os backlinks presentes em seu blog são dados como válidos;
  • nofollow links: é uma tag geralmente usada para impedir que backlinks considerados nocivos façam um redirecionamento ao seu site;
  • internal links: enquando você estiver navegando em um site, os links internos inseridos no conteúdo farão referência a outras páginas do mesmo domínio;
  • root domains links: basicamente, mostram quantos backlinks redirecionam ao seu site em um mesmo domínio de origem. Por exemplo: se 15 backlinks estão inseridos em um site, apenas um irá direcionar o usuário para sua URL;
  • low quality links: são aqueles considerados nocivos a um site. Por esse motivo, quanto menos desses backlinks existir, melhor será.

Como conseguir bons backlinks?

Existem diversas formas de como conseguir backlinks de qualidade ao seu site e alavancá-lo nos mecanismos de busca. Antes de mais nada, tente consegui-los ao longo do tempo com conteúdos de qualidade, e não comprando-os, pois isso pode acabar fazendo você ser penalizado pelo Google posteriormente.

“Um conjunto de fatores contribuem para a relevância de um backlink, mas principalmente a autoridade do domínio de referência (DR), o contexto dessa linkagem e o termo onde esse link é inserido, conhecido como texto-âncora”, explica Marina.

Invista em publicações de qualidade, capazes de impulsionar seu site e torná-lo referência para outros domínios. Dessa forma, a chances de outras URLs usarem a sua como referência só irá aumentar, devido à confiança que ela irá passar.

Comentar em posts de outros sites, mesmo a princípio sendo considerado nofollow, pode ser uma boa estratégia para obter backlinks. Dependendo da complexidade do comentário que você publica em blogs, fóruns e afins, seus administradores podem avaliar sua página e passarem a reconhecê-la como algo de qualidade.

Por fim, trocar backlinks com outros sites também pode ajudar você a traçar uma boa estratégia. Assim, você publica conteúdos com links redirecionando a outros domínios e, ao mesmo tempo, seu parceiro irá fazer posts que irão fazer referência à sua página.

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