Enquanto você está lendo algum conteúdo, é normal encontrar alguns links que irão te redirecionar para outras páginas com informações semelhantes sobre determinado assunto. Denominados backlinks, eles podem ser tanto internos — te levando a outras URL’s do seu site, como também externos.
No caso de linkagem externa, na maioria das situações a página que você está lendo te indicará alguma com dados relevantes não pertencentes ao seu domínio. Nesse caso, quanto mais backlinks você conseguir gerar em sites parceiros, mais visualizações e alcance ele irá conseguir.
Quanto mais backlinks de qualidade seu site tiver, melhor ele será avaliado pelo Google. Isso porque, essa plataforma de busca irá entender que sua URL é confiável e, por esse motivo, ficará nas primeiros resultados de pesquisa, resultando em um maior tráfego orgânico.
Antes de traçar uma estratégia de SEO ao seu site, é preciso conhecer quais tipos de backlink existem na internet e quais são os mais adequados para serem utilizados. Enquanto alguns podem lhe trazer benefícios, outros podem ser prejudiciais caso não sejam usados corretamente. Confira!
– Link juice: é aquele capaz de redirecionar o leitor para alguma página de seu site ou blog, fazendo-o ser bem rankeado pelo Google. Além disso, pode ser usado quando é preciso contribuir por uma melhora na autoridade da URL;
– Dofollow links: nesse caso, todos os backlinks presentes em seu blog são dados como válidos;
– Nofollow links: é uma tag geralmente usada para impedir que backlinks considerados nocivos façam um redirecionamento ao seu site;
– Internal links: enquando você estiver navegando em um site, os links internos inseridos no conteúdo farão referência a outras páginas do mesmo domínio;
– Root domains links: basicamente, mostram quantos backlinks redirecionam ao seu site em um mesmo domínio de origem. Por exemplo: se 15 backlinks estão inseridos em um site, apenas um irá direcionar o usuário para sua URL,
– Low quality links: são aqueles considerados nocivos a um site. Por esse motivo, quando menos desses backlinks existir, melhor será.
Existem diversas formas de você obter bons backlinks ao seu site e alavancá-lo nos mecanismos de busca. Antes de mais nada, tente consegui-los no decorrer do tempo com conteúdos de qualidade e não comprando-os, pois isso pode acabar fazendo você ser penalizado pelo Google posteriormente.
Invista em publicações de qualidade capazes de impulsionar seu site e torná-lo referência a outros domínios. Dessa forma, a chances de outras URL’s usarem a sua como referência só irá aumentar por conta da confiança que ela irá passar.
Comentar em posts de outros sites, mesmo a princípio ser considerado nofollow, pode ser uma boa estratégia para se obter backlinks. Dependendo da complexidade do comentário que você publica em blogs, fóruns e afins, seus administradores podem avaliar sua página e passarem a reconhecê-la como algo de qualidade.
Por fim, trocar backlinks com outros sites também podem te ajudar a traçar uma boa estratégia. Assim, você publica conteúdos com links redirecionando a outros domínios e, ao mesmo tempo, seu parceiro irá fazer posts que irão fazer referência à sua página.