É grande o interesse e a corrida para posicionar um site ou blog no topo das listas dos sites de pesquisas. E o SEO possui muitas ferramentas que podem facilitar e até fazer com que o objetivo seja alcançado.
Os sites de busca possuem regras rigorosas e que mesmo com as ferramentas mais modernas, elas precisam ser seguidas, do contrário pode gerar quebras contratuais e falhas éticas que podem trazer um grande prejuízo a empresa.
Baseado na quebra das regras e muitas outras situações danosas aos sites como invasão e vírus, surgiu o termo em SEO conhecido como Black Hat.
O termo Black Hat vem da forma como se pode burlar as rigorosas regras dos sites de buscas. Quando o Google, por exemplo, utiliza de um indexador para pesquisar e peneirar os sites que serão exibidos nos primeiros lugares durante a busca, ele tem seus próprios métodos de avaliação como palavras chaves, atualização cotidiana do site e até mesmo sua reputação.
E por mais que haja métodos de tornar o site atraente, inserir palavras chaves que possam ajudar na triagem e outras formas de se buscar um caminho que ajude a atingir a meta dos primeiros lugares, ainda assim as regras precisam ser seguidas e é o indexador quem comandará essa seleção.
Já o Black Hat burla todas essas regras e até o próprio indexador, para colocar a página no topo das buscas por um tempo, através de atalhos que quando descobertos, pode simplesmente dizimar o site das páginas de pesquisas.
Há quem utilize a Black Hat por desconhecer do que se trata, sendo influenciado pela agilidade e rapidez do resultado. Porém, há também os que aceitam proceder dessa forma, sem medir as conseqüências.
As estratégias opostas, chamadas de White Hat, além de impedir que esse tipo de ação seja feita e gere danos a empresa, ela também utiliza as ferramentas do SEO para posicionar a página no topo das pesquisas, sem burlar nenhuma regra.
Ou seja, ele demonstra que boas estratégias e feitas da forma correta, pode trazer resultados contínuos e de sucesso, contra quem utiliza de ações com sucesso imediato, mas que trazem conseqüências danosas a empresa.
As ações mal feitas não se restringem a burlar regras de sites de buscas, mas também criar spams e fazer uma propaganda apelativa e sem nexo com qualquer estratégia. Nesse caso, a conseqüência está longe de ser o sucesso e sim o comprometimento da marca.