31 / maio / 2023
4 MIN.

Call to Action

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Mesmo sendo uma peça fundamental para o sucesso de um produto on-line, uma boa parcela dos envolvidos nessa área ainda não está totalmente familiarizada com esse instrumento. O termo Call to Action, comumente conhecido como CTA, é uma ferramenta importante quando se trata do marketing digital.

Para incorporar esse artifício em seu negócio, no entanto, é necessário prestar atenção a alguns pontos. Além disso, é importante procurar compreender da melhor forma possível para obter os resultados esperados.

O termo “call to action” é traduzido como “chamada para ação” e, basicamente, é todo link interno, espaço, foto ou palavra em que se possa clicar ou simplesmente visualizar que influencie um visitante da página em questão a concretizar uma decisão, ou seja, tomar uma atitude.

Exemplos de Call to Action

Um CTA para vendas com certeza já cruzou o seu caminho de alguma forma, e você pode nem ter se dado conta. Isso porque, muitas vezes, eles podem trabalhar com suas reações automáticas e instintivas.

Existem vários tipos de CTA. Um exemplo pode ser um cupom para uma refeição grátis em uma rede de fast food. Pode também ser um botão de cadastro para receber um desconto em uma loja de roupas ou a opção de baixar um material. Na maioria das vezes, porém, ele se caracteriza como o chamado para o fechamento da compra.

Como fazer um CTA?

Alguns quesitos devem ser levados em consideração para que os CTAs funcionem da forma desejada e causem o devido impacto no consumidor. O tamanho e a posição, bem como as cores, devem ser pensados e planejados estrategicamente. Outra dica interessante é não se prender somente aos botões.

“É muito importante que os CTAs de uma página estejam alinhados com a etapa de funil, isto é, com o momento do público que está acessando-a. Isso porque não faz sentido levar um usuário, por exemplo, que está pesquisando um tema, diretamente para uma página de conversão. Assim, em uma página que traz um conteúdo topo de funil, o Call to Action deverá, no máximo, sugerir um conteúdo de meio de funil, e vice-versa. Forçar, pular ou ignorar etapas de funil na hora de casar uma página com os CTAs certamente fará o CTRs delas ser bem baixo”, afirma Fábio Cosman, Head de Conteúdo na Gear SEO com mais de dez anos de experiência na área.

Mescle a linkagem interna e layouts atrativos, e não enrole seu cliente, ou seja, não leve seu consumidor a uma sucessão exaustiva de etapas. Em vez disso, simplifique esse processo em um só clique.

Aproveite também para oferecer um produto ou conteúdo de qualidade, que recompense a visita do comprador. Dessa forma, você o fideliza e expande sua marca por meio do boca-a-boca gerado pela satisfação.

Como avaliar a eficácia de um CTA?

Não é difícil saber se o seu CTA está funcionando na prática. Há uma série de testes e análises que podem ser aplicados para avaliar a eficiência desse recurso. Você pode executar testes A/B e utilizar o Google Analytics para identificar a taxa de cliques, impressões e outras informações importantes.

O Call to Action no marketing digital é uma peça fundamental, pois guia a experiência do consumidor que se encontra na sua página. Também é importante ressaltar que todas as entradas do seu site necessitam de uma função clara e jamais devem estar ali de forma avulsa, pois podem ocasionar a desistência da compra.

“CTAs, sejam eles links ou banners, são fundamentais para aumentarmos o engajamento das páginas e de um site como um todo. Eles facilitam o fluxo da navegação e devem ser encarados como agentes facilitadores. Muitos CTAs juntos podem confundir e até expulsar os usuários de uma página, por isso, é importante equilibrar a quantidade, sejam eles links ou imagens”, diz Fábio.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO