04 / jun / 2020
3 MIN.

Cloaking

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O Cloaking (camuflagem, em inglês) consiste em uma técnica que mostra conteúdos ou URLs diferentes para os usuários e o Googlebot. Esse mecanismo é considerado black hat, ou seja, uma prática não recomendada e punível.

O problema do cloaking está no fato dessa técnica enganar os visitantes, que esperam acessar determinada informação, mas se deparam com outra. Por isso, ele fere as regras para webmaster do Google.

Exemplos de técnicas cloaking

O cloaking é punido pelo Google, porque ele gera uma experiência ruim ao usuário. Um exemplo prático de como isso costumava acontecer era quando um site ofensivo indicava para o buscador que tem receitas de cozinha.

Nessa situação, o visitante clica por acreditar que o link corresponde às suas expectativas. Porém, logo que a página é completamente carregada, ele é surpreendido por um conteúdo que não solicitou.

Além disso, muitos utilizam a técnica para disseminar notícias alarmantes e falsas, as famosas fake news. Nesses casos, a title tag e a meta description podem ser sobre celebridades, mas quando o usuário clica o conteúdo mostrado é de esporte. Essa enganação é feita, portanto, para gerar mais visitas a uma página.

Caso do New York Times

Para ler o conteúdo completo do jornal New York Times, o leitor precisa pagar. Portanto, quem acessa a notícia sem ser assinante é redirecionado a uma página de cadastro. Já para o IP do Googlebot, o site mostra as matérias inteiras. Ao descobrir isso, o Google puniu, ao menos temporariamente,o endereço do veículo.

Depois desse episódio, o buscador não pune mais quem faz esse tipo de redirecionamento intencional, desde que isso não gere spam ou uma prática ilegal. Isso explica por que outros veículos continuam utilizando essa técnica para o cadastro de leitores, sem prejuízo para o rankeamento.

Geolocalização

A geolocalização consiste em retornar ao visitante um conteúdo relacionado ao seu IP de origem. Se um site está presente em vários países e o usuário que faz a busca está no Brasil, ele pode mostrar o endereço em português. Para alguém que está na França, o conteúdo pode aparecer em francês e assim por diante.

Essa prática não é considerada cloaking pelo Google. A geolocalização é benéfica para os visitantes, pois eles têm acesso ao conteúdo no idioma local.

User agents

Os user agents são os perfis de navegação. Nesse sentido, acessar um site do computador é diferente de visitá-lo de um celular. Por isso, é possível, a partir do IP do aparelho, oferecer uma versão mais simples do site e, assim, garantir uma melhor experiência ao usuário.

Por visar a navegabilidade dos visitantes, os user agents também não são considerados cloaking. O Google só considera fraude quando o site trata o Googlebot de maneira totalmente diferente do usuário comum. Se a intenção — e a prática — não for essa, o endereço estará seguro de punições

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