14 / fev / 2024
4 MIN.

Conteúdo para SEO

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O trabalho de SEO divide-se em três pilares principais: análise On-Page, Link Building e produção de conteúdo para SEO. Essa última base tem um peso considerável no projeto e no alcance de resultados positivos e desejados para o site.

A produção dos textos otimizados para SEO é um complemento essencial para os dois outros pilares — e depende de ambos para o bom desempenho. Com ela, é possível ir além das descrições dos produtos e das dicas no blog, conquistando a atenção do público-alvo e do Google.

Qual é o papel da produção de conteúdo no SEO?

A produção de conteúdo para SEO começa antes mesmo da escrita dos textos. Para eles serem feitos, é necessário realizar um extenso processo de seleção de palavras-chave. Feito isso, define-se as pautas, o campo semântico, os links internos e um briefing para alinhar expectativas e o que deve ser trabalhado.

Com as pautas definidas a partir de temas relevantes ao público-alvo, o redator tem um melhor direcionamento para redigir um texto de qualidade e escaneabilidade. Tais fatores são determinantes para um texto otimizado e para a análise feita pelo Google para ranquear nos mecanismos de busca.

No entanto, o conteúdo para SEO não é resumido a uma combinação de estratégias. Ele precisa ser voltado para o usuário, já que ajuda a solucionar dúvidas e compartilhar informações sobre um assunto de interesse. Para que se torne uma fonte de referência para o leitor, é necessário que ele contenha dados apurados e confiáveis.

O conteúdo pode falar sobre o cliente em questão, mas isso depende do alinhamento do projeto. Por exemplo, caso o texto seja direcionado para os usuários de topo de funil, a empresa não é citada ao longo do texto em momento algum.

Porém, caso o alvo seja o fundo do funil, o cliente é citado em algum momento do conteúdo para convencer o leitor a contratar o serviço. Portanto, tudo depende do direcionamento predefinido. Em geral, o conteúdo para SEO deve ser útil para quem o lê, pois essa é a premissa desse pilar.

“Claro que existem técnicas de otimização para os conteúdos, mas de nada adiantam as métricas se eles não forem relevantes ao usuário do site. Textos que respondam às dúvidas e que transmitam autoridade são certeza de bom ranqueamento”, diz Fábio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO, que tem mais de 10 anos de experiência na área.

Quais são as boas práticas para a produção de conteúdo?

Um conteúdo otimizado traz mais resultados positivos para o cliente do que um texto que não segue as boas práticas de SEO. Além de proporcionarem boa avaliação e ranqueamento pelo Google, essas técnicas ajudam a melhorar ainda mais a experiência do usuário com o site ou o blog em questão.

Além do planejamento estratégico, outros fatores podem influenciar no conteúdo da página do site. É importante ficar atento a eles para que os usuários não abandonem a leitura. Acompanhe a seguir.

Tamanho dos parágrafos

Escrever parágrafos curtos, por exemplo, é uma boa prática que faz muita diferença para tornar o texto mais agradável ao leitor. Ler frases longas e parágrafos extensos pode ser muito cansativo para os usuários, que, cada vez mais, disponibilizam menos tempo diário para ler notícias ou posts.

Um conteúdo muito longo dificilmente chamará atenção e, como consequência, não será muito compartilhado ou será lido por inteiro. Além disso, a originalidade dos textos é essencial, pois o Google é capaz de detectar cópias. Quando o mecanismo identifica um plágio, o ranqueamento da página em questão despenca.

Textos relevantes para o usuário

O critério mais importante entre SEO e conteúdo é a utilidade do texto produzido, já que todo assunto tem um público interessado. Para apresentar a temática da forma mais assertiva, é necessário fazer uma pesquisa correta das informações, a fim de garantir que o usuário fique satisfeito com a leitura.

“Conteúdos bem-elaborados, alinhados a uma estratégia de palavras-chave e adequados ao público-alvo trazem tráfego qualificado. Assim, se o texto atingir esses critérios e oferecer informações realmente relevantes, ele contribuirá significativamente para o aumento de leads e de conversão”, afirma Fábio Cosman.

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