20 / maio / 2024
4 MIN.

Core Update

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O trabalho de SEO é caracterizado pela adaptação constante às atualizações dos buscadores. Afinal, são elas que determinam como trabalhar o seu site e, consequentemente, seus conteúdos. É o caso do Core Update, realizado pelo Google.

O que é o Core Update?

Em vários momentos do ano, o Google realiza algumas mudanças significativas nos próprios algoritmos de pesquisa. Elas, é claro, afetam o modo como o trabalho de SEO deve ser feito. Por isso, é sempre importante estar atento a essas alterações para o seu projeto.

Victor Alencar, Head de Estratégia da Gear SEO e especialista na área, explica que “é com as atualizações que o Google regula a qualidade do conteúdo a ser apresentado para o seu usuário”. Isso quer dizer que elas definem as melhores práticas para qualquer artigo que apareça para as pessoas que pesquisam algo.

Qual é a importância do Core Update?

Sabendo o que é Core Update, você pode estar se perguntando: qual é a importância dessas mudanças? Victor dá um histórico: “antigamente, era a terra de Black Hat. Então, as pessoas faziam os sites e usavam técnicas que tinham por objetivo burlar a inteligência do Google, ser mais esperto do que o buscador”.

O especialista completa dizendo que, “com isso, o Google foi aperfeiçoando e aprimorando o próprio sistema. A plataforma foi crescendo para continuar com o compromisso de entregar sempre o melhor conteúdo possível para o usuário”.

Victor finaliza: “é por isso que as atualizações são importantes: para garantir qualidade na SERP, prevenir fake news e evitar anúncios falsos. O objetivo é sempre entregar a melhor experiência possível para o usuário do Google”.

Como funcionam as atualizações?

O Core Update Google faz atualizações voltadas para os conteúdos de forma geral. Elas trazem diretrizes para todos os tipos de sites e, consequentemente, artigos. O algoritmo passa a melhorar a maneira como avalia os conteúdos. O foco, claro, é a experiência do usuário.

Em alguns casos, é até possível haver uma melhora no ranqueamento após uma atualização do Google. Porém, também pode ocorrer uma queda de posições. Por isso, estar sempre por dentro das mudanças é essencial para um projeto de SEO.

O que fazer depois de uma atualização?

Já deu para perceber que Core Update e SEO andam sempre juntos, não é mesmo? Além de ficar atualizado sobre o algoritmo, tenha em mente que fazer conteúdos de qualidade, responsivos para os usuários, é uma forma de estar constantemente preparado para as atualizações.

Essa é uma recomendação do próprio Google nas diretrizes sobre o update. Caso observe queda de tráfego, é importante avaliar as páginas e entender o que precisa ser feito para adequar-se novamente ao que o buscador considera como relevante para os conteúdos

Normalmente, as atualizações acontecem em um intervalo de meses, mas algumas menores podem ocorrer com mais frequência. Por isso, o ideal é sempre fazer o conteúdo da melhor forma possível para o usuário.

Próximas atualizações

Para entender melhor as próximas atualizações do Core Update, é interessante olhar um pouco para o passado. Victor apresenta algumas mudanças mais relevantes: “o Core Web Vitals surgiu em 2020, e o Helpful Content foi abordado no no segundo semestre de 2023”. 

“A última grande atualização que está começando a ser propagada aqui no Brasil, iniciada em 2024, visa coibir conteúdos feitos 100% por IA. Eles objetivam apenas ludibriar o algoritmo do Google e o usuário”, diz o especialista sobre o momento atual do Core Update.

Victor finaliza: “O uso de conteúdo 100% feito por IA em massa, sem literar, está sendo visto como uma prática negativa. Historicamente, sabemos que o Google sempre agiu, atuou e aperfeiçoou os mecanismos para combater isso”.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO