04 / jun / 2020
3 MIN.

Densidade de Palavra Chave

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Para um texto obter bons resultados na visibilidade e rankeamento, o uso correto da densidade de palavra-chave é muito importante.

Para relembrar, a palavra-chave, conhecida também como keyword, é a palavra principal usada em um post de um determinado site, no qual informa sobre o assunto a ser tratado naquele texto. Porém, para obter uma relevância maior nas visitas da página, é importante a escolha certa da palavra-chave e a qualidade que o texto oferece.

Antigamente o uso da densidade era um pouco diferente de hoje, pois na época os sites costumam ter em seu conteúdo o uso exagerado da palavra-chave, de modo que conseguiam alcançar uma boa visibilidade e, consequentemente, uma valorização em seus textos, mas a qualidade se perdia nesse processo.

Mas, o que é a densidade de palavra-chave?

A densidade de palavra-chave nada mais é do que a porcentagem da quantidade de vezes que uma palavra-chave é usada, comparada ao número total de palavras contidas no texto.

Hoje, existem algumas métricas a serem seguidas para obter os resultados esperados de visitas orgânicas e pessoas que se mantém no site até o final do texto, o que evita também a produção de textos sem qualidade.

Uma das regras é não deixar que a densidade da palavra-chave fique muito alta, pois, ao contrário do que muitos pensam, a quantidade excessiva da mesma não deixará um texto em primeiro lugar nas buscas. Esta é uma prática conhecida como keyword stuffing, onde hoje sofrem punições aqueles que a executarem.

Um texto para ser considerado ideal e fugir da keyword fluffing é aquele com a porcentagem entre 1% e 3% de repetições da palavra-chave. Para calcular essa porcentagem basta fazer o seguinte cálculo: (nº das palavras-chaves/ total de palavras) x 100.

Preparando um bom texto

Antes de tudo, o que importa para um bom SEO é o modo que seu conteúdo é produzido, pois de nada adianta ter a quantidade certa de repetições em palavra-chave se o conteúdo não for bom e útil para o leitor. Apenas a breve visualização do post não fará com que seu site suba de nível no ranking de pesquisas.

Por isso, pesquise sobre o assunto a ser tratado antes de começar a escrever e só então comece a montar seu texto.

Para que seja realizada uma boa produção são essenciais o uso de mecanismos de busca, pesquisa e posicionamento da palavra-chave, meta description, títulos (H1, H2, etc), densidade de palavra-chave e links na página.

Meta description

O meta description é uma tag do código HTML que mostra o assunto a ser tratado no texto de forma resumida. Ela é muito usada na busca do Google, representada em forma de texto e localizada logo abaixo do título.

Uma meta description atrativa e com Call To Actions aumenta o número de cliques no site, porém ela não influencia no posicionamento do texto na hora da pesquisa.

Como escolher uma boa palavra-chave?

Existem estratégias para escolher uma boa palavra-chave. Uma delas é usar ferramentas próprias para a pesquisa que exibirão o volume de busca que a palavra possui.

Contudo, vale a pena saber não apenas o seu volume, mas também a dificuldade que tem em rankeamento, a posição que ocupa nos resultados de pesquisas e sua intenção de compra (palavra-chave de cauda curta ou longa).

Fazendo essa pesquisa, a palavra-chave encontrada será a ideal para ser utilizada. Assim usando-a de maneira adequada, com as técnicas da densidade de palavra-chave, seu texto ficará ainda mais próximo de alcançar um bom rankeamento nos buscadores.

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