Glossário de SEO

Disavow Tool

A Disavow Tool é uma ferramenta criada pelo Google, acessada por meio do Google Search Console, para que sites consigam remover backlinks maliciosos que fazem apontamentos para seu domínio. 

 

Links artificiais prejudicam a saúde do domínio, uma vez que violam as diretrizes de qualidade do Google. Ele entende que tais links estão sendo usados a fim de “driblar” o crescimento orgânico natural, buscando um aumento de autoridade de forma artificial. Por isso, pune os domínios que se utilizam dessa estratégia.

 

Essa penalidade ocorre independentemente de quem realizou a aquisição de links artificiais. Seja o próprio domínio em busca de aumento de autoridade mais rápido, seja por terceiros que buscam prejudicar o domínio. Daí está a importância da ferramenta de Disavow.  

 

Como o Disavow Tool funciona na prática?

 

A Disavow Tool permite que você indique para o Google quais são os links indesejáveis a fim de rejeitar esses backlinks prejudiciais ao domínio. Essa ação pode ser feita de uma só vez ou aos poucos. Para decidir isso, conte com um especialista, evitando que você remova links que são úteis para o Domain Authority. 

 

O Google lembra que você deve rejeitar backlinks apenas se representarem um número significativo que sejam spam ou de baixa qualidade. Outra situação válida é se eles causaram ou têm potencial de causar uma ação manual no domínio.

 

Como fazer Disavow 

 

O primeiro passo de como fazer Disavow é criar uma lista de links que devem ser rejeitados. É possível rejeitar backlinks específicos ou o domínio como um todo. No entanto, não é possível rejeitar um subdomínio por completo.

 

Esse documento deve ser elaborado em .txt e ter o tamanho máximo de 2 MB. O limite de linhas é de 100.000. Após isso, deve-se realizar o download do arquivo de Disavow na página da ferramenta “Disavow Links” do Google Search Console.

 

Vale destacar que após enviar essa solicitação para o Google, o prazo de remoção é indeterminado. Em alguns casos, pode ser de uma semana e, em outros, de até mais de meses. 

 

Outra informação importante é que o Google não avisa quando a ação é realizada. Assim, cabe ao Analista de Link Building verificar a melhora do domínio como uma possível resposta da remoção de links nocivos por meio do Disavow.

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

Glossário de SEO

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z