07 / maio / 2024
4 MIN.

Google Analytics 4

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Medir os resultados das estratégias aplicadas em um site é essencial para conferir se elas deram certo ou se é necessário traçar novas rotas. Para isso, é possível utilizar o Google Analytics 4, a versão mais recente de uma ferramenta gratuita essencial para todo profissional de marketing digital, SEO e áreas correlatas.

Ainda que existam outras ferramentas, o Google Analytics é a oficial do Google. Ela é muito confiável graças à segurança e à constante atualização dos dados. Por isso, é a opção mais escolhida pelos especialistas que precisam monitorar diferentes páginas com assertividade.

O que é o Google Analytics 4?

“O Google Analytics 4 é uma solução de análise que permite aos utilizadores rastrear e compreender o engajamento dos usuários em sites e aplicativos móveis”, explica Willian Martins, Líder de BI da Gear SEO. O especialista ressalta que essa versão foi projetada para fornecer insights mais abrangentes e integrados sobre o comportamento dos visitantes, como:

  • quantidade e origem de visitas;
  • acessos;
  • receita gerada;
  • quantidade de vendas;
  • taxa de rejeição da página;
  • tempo de permanência.

O Analytics 4 também possibilita combinar dados de diferentes plataformas e devices em um único relatório. Por exemplo, é possível acompanhar o comportamento do usuário no site, no aplicativo, nos dispositivos móveis e em outros ambientes de acesso.

O que mudou em relação ao Universal Analytics?

O Google Analytics Universal, o qual já tem a opção de migração para o modelo atual, é a versão anterior da ferramenta. Em comparação, a quarta edição tem diversos upgrades que rendem avaliações positivas, incluindo:

  • modelo de dados baseado em eventos: o GA4 usa um modelo que não é mais limitado a sessões e pageviews. Isso permite uma análise mais flexível e granular das ações do usuário;
  • integração entre plataformas: facilita a combinação de dados de rastreamento de sites e aplicativos móveis;
  • relatórios e análises aprimorados: possibilitam novas opções de personalização e machine learning integrado para identificar tendências e insights automáticos.
  • privacidade e controle de dados: melhoram a conformidade com regulamentos de privacidade, como GDPR e CCPA, com mais controles sobre coleta e retenção de informações.

Como utilizar a ferramenta?

Essa ferramenta do Google é fácil de usar. Você precisa criar uma conta e configurar uma propriedade do GA4 para iniciar a mensuração dos dados. Caso já tenha um login na versão anterior, é possível fazer uma migração e começar a coletar novas informações.

Na sequência, o código de rastreamento do Analytics (chamado de ID da métrica), deve ser instalado no site desejado. No caso de dispositivos móveis, é necessário configurar o SDK. Se estiver em dúvida, a boa notícia é que o Google tem um recurso FAQ esclarecendo todas as etapas detalhadamente.

Em seguida, é possível configurar eventos personalizados conforme a necessidade de traqueamento e rastreio. Isso ajuda na busca por interações específicas no site ou aplicativo. Também é possível personalizar relatórios e utilizá-los para ter insights no projeto, que ainda são geridos automaticamente pela opção de machine learning integrado.

Quais são as vantagens do Google Analytics 4?

De acordo com o especialista em BI, uma das vantagens do Google Analytics 4 é a inteligência artificial e o aprendizado de máquina. A ferramenta “utiliza algoritmos de machine learning para fornecer insights mais profundos e previsões sobre o comportamento do usuário”, explica.

A flexibilidade também é uma vantagem. Há mais possibilidades de personalização de dados e relatórios para atender às necessidades específicas de todo tipo de negócio.

Além dos pontos positivos de usabilidade, há os relacionados ao projeto de SEO. A área de On-Page, por exemplo, se beneficia das análises técnicas da ferramenta. O recurso que indica a velocidade de carregamento das páginas, por exemplo, possibilita melhorar a experiência do usuário e a jornada de compra.

A ferramenta também é ótima para a frente de Estratégia do projeto de SEO. Ela possibilita identificar os conteúdos com melhor desempenho, os quais guiam a pesquisa de palavras-chave. Essa análise é essencial para a orientação da produção dos artigos.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO