05 / jun / 2020
4 MIN.

Google PageSpeed

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Acompanhar o desempenho do seu site tanto na versão mobile, quanto na desktop, é essencial caso queira melhorar a usabilidade do site e diminuir o tempo de carregamento das páginas. Para facilitar esse processo, o Google PageSpeed é a ferramenta ideal, capaz de relevar informações sobre a experiência de navegação dos usuários.

O PSI (sigla, em inglês, do PageSpeed) é mostra a usabilidade do seu site por meio de duas métricas: exibição e tempo de carregamento de uma página. Por meio do relatório CrUX é mais fácil identificar qual é a velocidade média de carregamento do domínio. Nesse caso, a distribuição é feita em três categorias:

– lento: a maioria das URL’s do site demora muito tempo até serem carregadas por completo;
– médio: há um equilíbrio entre as páginas com um tempo de carregamento maior e as que abrem mais rápido,
– rápido: quase todas as páginas do seu site possuem um tempo de carregamento baixo, melhorando a experiência do usuário.

Pontuação obtida pela ferramenta

O PageSpeed avalia com notas de 0 a 100 o desempenho de cada página de um site e se as mesmas possuem um tempo de carregamento baixo ou não. Contudo, ao fazer tal avaliação, a ferramenta divide sua página em duas partes e avalia a velocidade de cada uma.

Basicamente, o tempo de carregamento até a dobra da página pode variar em relação a quanto demora até a URL ser carregada por completo. Nesse caso, a página inteira pode ser aberta de modo mais lento, enquanto até a dobra o processo tende a ser mais rápido.

Com relação à pontuação, quanto mais perto de 100, melhor avaliada será sua página. No entanto, isso não interfere no tempo total de carregamento. Enquanto existem páginas com avaliação e velocidade alta, existem aquelas com nota baixa e com tempo de abertura menor. Diante disso, considere:

– ruim: com nota entre 0 e 59, a página possui muitos recursos de otimização disponíveis e ainda não aplicados;
– média: com nota entre 60 e 80, mesmo com alguns recursos otimizados, existem alguns que precisam receber uma atenção maior,
– alta: com nota entre 80 e 100, revela que a usabilidade do seu site está elevada, bem como sua otimização.

Como otimizar e obter melhor desempenho?

Existem algumas maneiras de melhorar o desempenho do seu site, principalmente quando é preciso otimizá-lo por completo. Uma das dicas é não fazer muito uso de recursos, como o JavaScript, pois eles acabam limitando a performance da página e, consequentemente, reduzindo sua nota.

Diminuir o tamanho das imagens, sem deixá-las perder resolução, é outra excelente maneira de aumentar a nota final de uma página. Isso porque recursos audiovisuais contribuem – e muito – por deixar um site mais lento e com tempo de carregamento maior.

A quantidade de HTML existentes também precisa sofrer uma redução caso queira aumentar a nota de desempenho do seu domínio. Para isso, remova códigos considerados duplicados e desnecessários que não afetam as configurações e processamento da página.

A importância de otimizar o seu site

Quanto mais alta for a nota do seu site no Google PageSpeed, mais chances ele terá de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa. Mas lembre-se: além de melhorar a velocidade de carregamento, é preciso adotar critérios de SEO capazes de deixar as páginas com conteúdos de qualidade e autênticos.

Segundo estudo realizado pela Backlinko, a maioria das SERP’s do Google mostravam as páginas com boa velocidade de carregamento nos primeiros resultados de pesquisa. Com isso, é possível afirmar que a otimização dessas URL’s foram feitas com foco em diminuir seu tempo de abertura.

Além disso, a pesquisa revelou que a taxa de rejeição das páginas presentes nas dez primeiras colocações é inferior àquelas mostradas na sequência. Se um domínio demora mais de 10 segundos até abrir totalmente, as chances do usuário desistir de visualizar aumenta em 110% em relação às com tempo menor do que três segundos.

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