02 / maio / 2024
4 MIN.

Google Search Console

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O Google Search Console é uma das ferramentas essenciais para a análise técnica de um site. Em um projeto de SEO, ele proporciona insights valiosos que refletem em melhorias na estratégia, no funcionamento das páginas e na experiência do usuário. 

Esses são os principais benefícios que o tornaram popular entre profissionais de marketing, SEO e administradores de sites. Além deles, o antigo Google Webmaster Tools tem outras funcionalidades que impulsionam a usabilidade e a segurança do domínio analisado.

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console, apelidado como GSC, é uma ferramenta que indica o desempenho individual das páginas de um site, revelando quais são as melhorias necessárias para o pleno funcionamento. Para isso, ela é composta por uma série de funcionalidades, fornecendo relatórios com dados detalhados. 

De forma geral, o GSC serve para que o administrador entenda a performance das páginas nos mecanismos de busca. Segundo Matheus Otenio, Analista de On-Page da Gear SEO, ele indica a maneira com que o Google está visualizando o site em seus rastreios. Isso influencia diretamente no ranqueamento. 

A ferramenta é gratuita. Com ela, os administradores entendem o que corrigir, em termos técnicos, para que o site seja indexado e passe a aparecer nas buscas do público-alvo. Quando ele tem uma análise positiva pelos bots e começa a ser armazenado no índice do Google, tem mais chances de ter um melhor posicionamento nas primeiras páginas. 

Como usar a ferramenta?

Essa ferramenta do Google é fácil de usar: ao fazer login com a conta do Gmail, só é necessário incluir a propriedade do site e concluir a verificação. Com a definição do domínio a ser analisado, o GSC já pode coletar informações e armazenar os dados. Cada etapa é orientada nas FAQ do buscador, facilitando e otimizando o processo. 

Uma vantagem é que não é necessário fazer login diário para receber alertas de erros, uma vez que eles são notificados por e-mail. Assim, é possível definir uma periodicidade mais flexível, conforme as necessidades de cada projeto. Os que estão no início da análise e têm pontos técnicos delicados, por exemplo, podem ser semanais. 

Em um projeto de SEO, é comum usar a ferramenta diariamente, não apenas para identificar erros, mas também para conferir o andamento de correções técnicas e os resultados. Afinal, é importante acompanhar as melhorias e repassá-las ao cliente, que se sente mais confiante estando a par de cada parte do processo. 

O que a ferramenta analisa?

O Google Search Console tem diferentes funcionalidades para a análise de site, que estão separadas em um menu lateral. A página de visão geral, por exemplo, tem um resumo do desempenho nas buscas da plataforma. Outras apresentam relatórios de elementos como:

  • cobertura (páginas indexadas ou sem indexação);
  • desempenho (quantidade de cliques e posição nos resultados de busca);
  • AMP (páginas do mobile que estão prontas para indexação);
  • problemas de segurança;
  • ações manuais (problemas a serem corrigidos de forma geral).

Segundo o especialista de SEO On-Page da Gear SEO, o GSC também tem a função de inspecionar os URLs e a experiência do usuário em cada um pelo Core Web Vitals, que os classifica por desempenho em cores. O verde é atribuído a páginas adequadas, o amarelo às que requerem melhorias e o vermelho às inválidas.

Quais áreas do SEO se beneficiam do GSC?

Ao entender para que serve o Google Search Console, é possível concluir que ele tem inúmeras vantagens para o SEO On-Page. Essa área é responsável pelos ajustes técnicos e pela preparação do site para receber as demais partes do projeto, como os conteúdos de cada página. 

A ferramenta também contribui para o Link Building por meio dos relatórios de links. Eles indicam quais sites estão fazendo referência e levando ao domínio analisado. Além disso, indicam a performance dos URLs. Dessa forma, os profissionais podem definir melhorias a cada planejamento e buscar novos parceiros mais relevantes ao negócio.

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