17 / abr / 2023
4 MIN.

GT Metrix

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Dentro de um projeto de SEO, existem muitos fatores que podem levar o conteúdo ao melhor ranqueamento possível. Um deles é a performance e a velocidade do site, que são essenciais para a melhor experiência do usuário. Nesse sentido, o GTmetrix é uma ferramenta que mede justamente esses dois indicadores. Veja mais sobre ela a seguir!

Conheça o GTmetrix

Para entender melhor o que é GTmetrix, saiba que essa ferramenta foi desenvolvida no Canadá. Com ela, é possível coletar alguns insights sobre a pontuação da página, quantos segundos ela leva para carregar e até mesmo o peso em MB. Ela está disponível tanto na versão premium quanto na gratuita, sendo a última uma ótima alternativa para iniciantes.

É muito comum que haja a comparação GTmetrix vs Pagespeed Insights, mas essas ferramentas têm configurações diferentes, o que pode acabar gerando métricas divergentes. Uma das principais diferenças é que o primeiro carrega a página do navegador real, como o Chrome, e o segundo usa navegadores emulados.

Há também a comparação GTmetrix vs Webpagest, porém, assim como o Pagespeed Insights, essas ferramentas possuem funcionamentos diferentes, como o uso do Lighthouse. O que mais chama a atenção na primeira é que a usabilidade é um pouco mais simples do que as outras.

De acordo com Matheus Otenio, Analista de SEO e Especialista de On Page que tem mais de três anos de experiência em SEO, sendo um deles na Gear SEO: “Acompanhar o desempenho de carregamento das páginas do site é crucial para qualquer projeto, pois afeta diretamente a experiência do usuário, e o Google tenta mensurar isso para refletir no ranqueamento orgânico”.

Afinal, como usar o GTmetrix?

Se quiser testar a velocidade do site com GTmetrix, saiba que a ferramenta possui uma usabilidade que varia conforme a assinatura do usuário. Para começar, você deve inserir a URL desejada e, dependendo do seu plano, pode escolher a localização para a sua URL.

“A funcionalidade de trocar a localidade e dispositivo do teste é ótima para projetos com tráfego mais localizado em alguma região específica ou quando enfrentamos problemas em algum tipo específico de dispositivo”, diz Matheus

Com essa medida, o GTmetrix consegue sinalizar onde o site está hospedado. Quanto menor for a distância, mais rápido será o carregamento. Você também pode, por exemplo, controlar a conexão de cada teste e entender como será a experiência do usuário na internet mais rápida ou mais lenta.

“Para essas análises, o GTmetrix é uma das ferramentas mais completas disponíveis atualmente, trazendo confiança, pois se baseia nas métricas do Page Speed Insights somada a recursos extras, como download do relatório em PDF de forma nativa, histórico completo dos seus testes comparação de performance e geração de um vídeo mostrando o processo de carregamento da página testada”, afirma Matheus.

Ela ainda traz algumas recomendações para melhorar o desempenho desse site, como melhoramento das imagens ou redirecionamento dos links. Todas são organizadas por ordem de prioridade para que você realmente possa direcionar o projeto de SEO para os problemas.

Métricas do GTMetrix

Ao se deparar com o relatório do GTMetrix de speed test, você terá contato com algumas métricas. “Performance” é a nota geral do site, assim como o “Structure”, mas este foca mais na estrutura do site. Há também o “LCP”, que é o tempo de carregamento do maior elemento visual da sua página.

O “TBT” é o tempo que o site é bloqueado por scripts durante o carregamento. Outro índice que aparece é CLT, que diz respeito às mudanças que o layout sofre durante o carregamento da página. Como você viu, a ferramenta ainda pode oferecer outros testes, dependendo do plano que optar.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO