05 / jun / 2020
4 MIN.

Instagram

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Uma das dez redes sociais mais usadas por usuários no mundo, o Instagram é a quarta rede social mais acessada no Brasil, com cerca de 57 milhões de contas ativas em todo o território. Como se isso não bastasse, em todo o planeta, mais de 800 milhões de pessoas conferem diariamente fotos, vídeos e stories nesse aplicativo.

Criado em 2010, o Instagram pode ser acessado tanto em smartphones Android e IOS, quanto em tablets e computadores. Assim como a maioria dos aplicativos, periodicamente, esse programa passa por atualizações envolvendo desde seu design até novos recursos, como o stories, lançado em 2016.

História do Instagram

O Instagram foi lançado em 7 de outubro de 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, que enxergavam o aplicativo como uma nova forma das pessoas compartilharem fotos instantaneamente. Um mês após sua criação, o programa fora considerado o mais promissor para iPhone pela Business Insider.

No ano seguinte, a plataforma já alcançava mais de 10 milhões de usuários. Contudo, apenas em 2012 o Instagram passou a ser disponibilizado para celulares Android por meio do Google Play Store. O sucesso foi tanto que, em apenas um dia, 1 milhão de pessoas haviam feito seu download nos smartphones.

Nesse mesmo ano, o Facebook anunciou a compra do Instagram por US$ 1 bilhão. Meses depois, cerca de 80 milhões de pessoas faziam uso do aplicativo no mundo inteiro. Já em 2013, com o lançamento da versão para Windows Phone 8, a adesão ao programa bateu a casa dos 100 milhões de usuários.

Atualmente, o Instagram já ultrapassa a marca dos 800 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo 57 milhões só no Brasil. Por essa razão, ele é o quarto mais usado em nosso país – perdendo apenas para o Facebook, WhatsApp e YouTube – e o com maior engajamento do público.

Inovações do aplicativo ao longo dos anos

Criado inicialmente apenas para postar fotos, o Instagram passou por uma série de inovações ao longo de sua história, atraindo cada vez mais público. Dentre as mais conhecidas, pode-se citar a criação dos stories, fazendo concorrência direta com o Snapchat.

A primeira novidade expressiva no aplicativo foi a possibilidade de publicar vídeos de até 15 segundos no formato 640 x 640 em 2013. Hoje em dia, os mesmos podem durar até 1 minuto com resolução de 1080p – recurso disponível desde o início de 2016.

Ainda em 2016, o recurso stories revolucionou o aplicativo com a publicação de conteúdo na “minha história” por até 24 horas. Atualmente, os stories permitem o envio de conteúdos apenas para alguns contatos e contam com diversos recursos, como o boomerang e a produção de conteúdo ao vivo.

A última grande inovação aconteceu em 2017, quando o Instagram permitiu a publicação de até 10 imagens e vídeos em um mesmo post. Antes disso, só era possível divulgar um conteúdo por vez.

Como usar cada função do Instagram

Diante de tantas funções, o Instagram se tornou um dos aplicativos mais queridos do Brasil e, atualmente, é o preferido pelas pessoas pois seus conteúdos são rápidos e interativos. Conheça como fazer uso de cada uma:

– Stories: ao fazer o stories, você pode definir os efeitos das fotos, vídeos ou boomerangs. Além disso, é possível publicar conteúdos da galeria e adicionar enquetes, hashtags e demais acessórios nos posts. Cada publicação ficará no ar por 24 horas – exceto nos casos casos em que ela é salva como destaque;
– Fotos e vídeos: para publicar qualquer conteúdo na linha do tempo, basta apertar o botão “+” na parte inferior da tela e selecionar até dez conteúdos. Feito isso, marque as pessoas, adicione o local, aplique efeitos e publique,
– Direct: situado no canto superior direito, indicado por uma flecha, o direct permite o envio de mensagens de texto, fotos e vídeos para quem você deseja.

O Instagram possui ainda inúmeras outras funções, como deixar sua conta privada, bloquear usuários indesejados e saber quem curtiu suas fotos e vídeos. Além disso, cada vez mais o aplicativo oferece recursos inovadores que o deixará mais aperfeiçoado e com um número maior de usuários.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO