Estratégia de SEO muito utilizada traz grandes retornos para o site em cliques e conversões. O conceito de Landing Page está associado à primeira página que o usuário encontrará ao acessar o site de sua empresa. O termo foi criado nos Estados Unidos, e se refere à ideia de que o internauta está “aterrisando” na página, por isso, “página de aterrissagem”, na tradução literal para o português.
A Landing Page é uma das estratégias mais utilizadas dentre as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que busca aumentar o alcance orgânico das páginas através de seu bom posicionamento em ferramentas de pesquisa como Google, Bing! e outras.
A Landing Page costuma ser o primeiro conteúdo que o internauta acessa ao clicar em sua página, mas ela pode ser por si só a própria homepage de seu portal – ambas as formas são bastante utilizadas pelos sites ao redor do mundo.
Quando a Landing Page vem antes do acesso à homepage, ela costuma trazer o principal conteúdo que o site como um todo oferece. Ela deve possuir uma linguagem sucinta, simplicidade visual, e praticidade para linkar o usuário aos dados que o internauta procura. Além de tudo, ela deve causar uma boa impressão, por isso, alguns cuidados são necessários.
Em sua Landing Page, coloque apenas o que for necessário para atrair o internauta à parte principal de seu conteúdo. Utilize técnicas visuais e gráficas, como uma boa combinação de cores ou elementos de coesão para deixar a página clara e sintética.
O uso de botões “clique aqui para fazer determinada função” também é comum. O botão é uma forma bastante simples de se assimilar, e os resultados em retorno de conversão de cliques em vendas costuma ser satisfatório.
Dois exemplos são bastante demonstrativos de como as Landing Pages podem ser bem utilizadas. Quando se acessa o site da Saraiva, por exemplo (www.saraiva.com.br), antes de chegar à homepage, o usuário visualiza a principal oferta do dia, com link para a página de venda do produto em questão.
Uma outra forma muito comum de Landing Pages é utilizada por universidades, em que uma página de “Inscreva-se” antecede a homepage, ou ainda uma Landing Page que leve o internauta direto à seção do resultado dos vestibulares.
Cause uma boa impressão, chame seu internauta e aumente o retorno de sua página!