05 / maio / 2023
5 MIN.

Landing Page

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Gerar conversão é um dos objetivos principais de qualquer empresa. Por isso, desenvolver técnicas eficazes a partir de diferentes recursos é fundamental para criar uma jornada personalizada ao usuário. Nesse processo, uma Landing Page tem importância vital para estimular o engajamento e fidelizar clientes.

Por isso, criar Landing Page para o seu projeto ajuda a direcionar os visitantes de um site para executar uma ação específica. Além disso, a partir dela é possível mensurar o desempenho de uma campanha específica, segmentar o público e aumentar a possibilidade de conversão.

O que é?

Compreender o que é Landing Page e sua principal função em uma estratégia de SEO pode fazer muita diferença na hora de alavancar um projeto digital. Na tradução literal para o português, o termo significa “página de aterrissagem” e se refere a ideia de que é o primeiro contato que o usuário tem com o site.

Além disso, ela também pode ser apresentada como a própria home do site. Ambas as formas são bastante utilizadas nos diferentes projetos. Por representar esse primeiro contato do cliente com a marca, é de extrema importância para impulsionar os resultados.

Sobre a importância das LPs, Fábio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO com vasta experiência na área de Comunicação, explica: “As Landing Pages, por serem, em sua maioria, sazonais, auxiliam indexando palavras-chave e ranqueando-as com muito mais força do que postagens convencionais. Elas são páginas mais densas e desenvolvidas com bastante antecedência. Por exemplo, uma LP de Black Friday é feita (ou atualizada) no início do ano, e passa um tempo considerável sendo lida pelos mecanismos de busca e atualizada até a data do evento. Assim, geralmente, essa página estará nas primeiras posições da SERP se os trabalhos de estratégia e execução forem bem-feitos”.

Normalmente, a escrita persuasiva é utilizada em uma Landing Page de alta conversão, com o objetivo de destacar os benefícios de um produto ou serviço. Muitas vezes, a LP é utilizada como forma de maximizar uma estratégia de marketing digital, o que pode ser extremamente benéfico para a captura de leads em qualquer empresa.

Como criar uma Landing Page?

Quando a Landing Page vem antes do acesso à homepage, ela costuma trazer o principal conteúdo que o site como um todo oferece. Ela deve possuir uma linguagem sucinta, simplicidade visual e objetividade na linkagem. Além disso, deve causar uma boa impressão, por isso, alguns cuidados são necessários.

Para saber como criá-la, é importante ter em mente que devemos apenas inserir o que for necessário para o usuário como a parte principal de seu conteúdo. Utilize técnicas visuais e gráficas, como uma boa combinação de cores ou elementos de coesão, para deixar a página clara e sintética.

“Ela não deve ser tratada com uma postagem simples, ou seja, deve conter elementos, informações, estratégia de palavras e quantidade de texto superiores. Também deve estar atualizada e, se for sazonal, jamais deve ser tirada do ar após o evento. O ideal é manter a mesma URL e ir atualizando essa página ano após ano”, explica Fábio sobre a construção de uma Landing Page.

O layout dessa página também é um dos aspectos mais importantes. Geralmente, ela é uma página estática, com um design diferenciado em relação a outras páginas de um site. Por essa razão, é necessário criar um layout responsivo e que seja adequado para visualização em diferentes dispositivos móveis.

Em quais casos a LP é utilizada?

É muito comum observar empresas de diversos portes desenvolverem páginas mais complexas e visualmente atrativas para divulgar um determinado produto ou serviço que ela oferece. Além de criar uma experiência personalizada ao usuário, é uma estratégia que pode converter visitantes em leads qualificados.

Dessa forma, a Landing Page no marketing é muito utilizada para lançamentos de novos produtos e outros objetivos. É uma estratégia bastante utilizada para impulsionar a conversão e guiar o usuário na jornada de compra.

Por essa razão, é de extrema importância que as páginas sejam otimizadas de forma periódica para melhorar o grau de engajamento e eficácia. Ainda sobre a função dessas páginas, Fábio explica: “A Landing Page deve conter uma diversidade de informações interessantes e relevantes, com um conteúdo que auxilie o usuário. Utilizando o mesmo exemplo da Black Friday, deve-se evitar conteúdos sobre a origem da data e curiosidades, focando em informações sobre frete, prazos, categorias de destaque e disponibilidade de produtos. É sempre importante que o conteúdo esteja atrelado a uma estratégia de palavras-chave com volume de busca (ou intenção) que justifique sua inclusão no texto”.

Como deve ser o CTA em uma LP?

O uso de CTAs também é uma prática comum no desenvolvimento de uma Landing Page. O botão é uma forma bastante simples de se assimilar, e os resultados em retorno de conversão de cliques em vendas podem ser satisfatórios, de acordo com as expectativas do projeto.

Por ser uma página em que o layout é diferenciado, também é importante destacar o CTA visualmente. Use cores contrastantes que se alinhem à identidade visual da marca e, se necessário, realize testes A/B para otimizar esse recurso.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO