04 / jun / 2020
3 MIN.

Link interno

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Como o próprio nome sugere, o link interno é um link que direciona o visitante para outra página do próprio site. Essa estratégia ajuda a distribuir autoridade por todo o endereço eletrônico, além de facilitar a navegação do próprio usuário.

O link interno é uma técnica de SEO que ajuda a rankear melhor o site no Google. Apesar de ser uma tática simples, ele precisa ser pensado estrategicamente para atingir os resultados esperados.

Entenda melhor o que é o link interno

O link interno também é uma técnica de link building, apesar de a linkagem externa ser mais lembrada e utilizada. No caso desse backlink, é importante que a âncora tenha relação com o post em que está sendo linkado.

Outra tática importante é colocar os links mais acessados na home. Por ser hierarquicamente mais forte, a página principal ajudar a redistribuir a audiência para as outras páginas, aumentando também as chances de conversão.

Esse método de redirecionamento é fundamental para que as outras páginas também apareçam na busca do Google. Quando alguém acessa diretamente os produtos, muitas vezes, é porque já está na fase de compra. Portanto, esse público não pode ser deixado de lado.

Além da linkagem nos conteúdos, há também os links internos fixos. Eles são considerados links de navegação e podem estar dispostos em cima (header), no menu ou no rodapé (footer).

Dicas para o link interno

Há teorias que sugerem que o ideal seria que o usuário chegasse à página que deseja em até três cliques. Por isso, caso as páginas estejam escondidas em camadas profundas, o Google bot não irá valorizá-las.

Além disso, se o site for do WordPress, vale a pena criar plugins com os posts mais acessados. Esses textos podem ficar localizados abaixo ou do lado dos novos conteúdos. A categoria pode receber o nome de “veja também” ou “saiba mais”.

Escolher atentamente a âncora é fundamental. É a partir desse termo que o Google entenderá a importância do link para o site e para a web no geral. As âncoras são palavras que indicam para o buscador como a página em questão quer ser encontrada.

Em uma página cujo título é “melhores praias do Nordeste para visitar neste verão”, as âncoras poderiam ser “praias para visitar”, “melhores praias”, “praias do Nordeste”. Portanto, o termo não precisa ser o título exato do endereço, mas variações dele.

A relevância e autoridade de uma página não serão definidas a partir de um link interno isolado. Na verdade, o algoritmo analisa todos os links que apontam para determinado endereço, seja interno ou externo.

Para garantir os resultados esperados, o link interno precisa fazer parte de um contexto. Isso explica por que âncoras genéricas como “clique aqui” não são recomendáveis. O termo precisa estar associado ao restante do conteúdo e servir de apoio para que o usuário navegue facilmente pelo endereço.

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