12 / maio / 2023
4 MIN.

Long tail

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O termo long tail é usado para definir as variações de uma palavra-chave no SEO. Essas keywords vão desde as mais básicas e com pouca abrangência até as que definem e auxiliam as buscas.

Mas afinal, o que é long tail? Esse termo é traduzido como “cauda longa” e é uma expressão que define palavras-chave maiores e que podem atingir um número menor de pesquisas nos sites de buscas. Esse tipo de ação pode trazer muito mais visualizações do que o esperado.

Como utilizar a long tail?

Utilizar uma palavra-chave maior pode trazer vários direcionamentos da pesquisa. Por exemplo: é possível usar apenas a palavra “livro”, porém, o número de palavras-chave com esse termo é infinitamente maior do que se fosse utilizado “livro de matemática” ou, ainda, “livro de matemática para leigos”.

Com o último exemplo, o site consegue estar presente em pesquisas para livros, matemática e leigos, além de chegar diretamente ao pesquisador que desejava saber sobre livros de matemática para leigos. Poucas são as palavras-chave tão específicas que poderão estar no topo dos sites de buscas.

Dessa forma, o usuário já encontra o que precisa e dificilmente irá ampliar sua busca para outros sites — a não ser que as informações não sejam relevantes, o site não tenha atrativos e não haja segurança para efetivar a compra ou manter a leitura. Os usuários que utilizam a long tail são, em geral, os que oferecem o maior ROI, ou seja, consomem, compartilham e recomendam a página.

Segundo Victor Alencar, Head de Estratégia há quatro anos da Gear SEO e professor da ComSchool, há duas maneiras de utilizar a long tail da melhor maneira: “Você pode usá-la como palavra-chave secundária de uma palavra-chave principal head tail (termos de busca mais gerais), com volume de busca menor ou em alguma situação de um site novo ou com baixa autoridade, concorrendo em um segmento competitivo”.

“Pegue como exemplo um e-commerce novo e pequeno que atue no segmento de móveis. Dificilmente ele conseguirá estar na primeira página pela palavra-chave ’sofá’. O que ele pode fazer, então? Criar um diretório de páginas long tail, por exemplo ‘sofá 6 lugares’, ‘sofá azul’, ‘sofá de canto’, etc.”, complementa Victor.

Benefícios da long tail

Existem diversos benefícios em usar a long tail, ou cauda longa. O custo-benefício, a menor rejeição, a objetividade, e o crescimento no Google são alguns destaques. Porém, de acordo com Alencar, a menor competitividade na SERP está entre os principais, o que representa uma suposta facilidade para ranqueamento e tendência maior ao clique. Confira o exemplo a seguir:

“Imagine uma pessoa que entra no Google e digita ‘tênis Jordan’. Ela sabe que quer um tênis da Jordan, de forma geral. De maneira oposta, um usuário que procura ‘tênis Jordan retrô high’ já sabe exatamente o modelo que quer e só vai decidir qual cor vai comprar”, afirma o especialista. Ele completa explicando que pelo fato de o usuário já saber exatamente o que quer, espera-se que a tendência ao clique, ou seja, o CTR, seja maior.

Custo-benefício

O custo-benefício também é um dos benefícios da long tail. Mesmo que as palavras-chave definidas tenham menor quantidade de buscas, elas geram cliques mais qualificados e que desejam diretamente aquele tipo de informação, produto ou serviço.

Menor rejeição

Com palavras-chave curtas, muitos usuários podem entrar no site e descobrir que não tem o que estavam procurando. Isso gera uma rejeição involuntária e que não é desejada pelo site. Quando ele vai na página por meio de uma long tail, em geral, encontra o que procurava.

Objetividade

A objetividade também se destaca. Mesmo que a long tail tenha mais palavras, ela consegue a objetividade que o usuário deseja. Ao encontrar o que procura, o usuário clica no link, entra no site e resolve sua questão.

Crescimento no Google

Por fim, o crescimento no Google. Com um índice de rejeição menor, a long tail aumenta a qualificação do site para o rigor estipulado pelo Google. Isso permite melhores colocações em pesquisas, inclusive as que não são de palavras long tail.

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