17 / maio / 2024
4 MIN.

LSI keyword

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Ao planejar a estratégia de um projeto de SEO, você pode se deparar com diferentes termos que direcionam a produção dos conteúdos — “LSI keyword” é um deles. Ele ajuda na melhoria das informações apresentadas e na experiência do usuário em determinada página.

A LSI keyword junta-se às demais palavras-chave, como as long tail e head tail, para evitar que os conteúdos fiquem muito semelhantes. Com esse recurso, há mais chances de o público encontrar textos diferentes que se complementam, evitando a canibalização e a competição entre eles nos resultados dos mecanismos de busca.

O que é LSI keyword?

LSI (Latent Semantic Indexing) keyword, em tradução para o português, significa “indexação semântica latente”. O conceito designa as palavras semanticamente ligadas a um tema e “que estão relacionadas a um conteúdo principal de uma página considerada significativa pelo mecanismo de busca”, explica Gisele Reis, Analista de Estratégia da Gear SEO.

Esse tipo de palavra-chave não é um sinônimo da principal escolhida para determinado conteúdo, como muitas pessoas podem achar. Ela ajuda os bots do Google a entender do que se trata o assunto do texto para, assim, recomendá-lo com mais facilidade. Em um texto sobre carros, os termos LSI podem ser “pneu”, “estrada”, “gasolina” e “cinto de segurança”, por exemplo.

A fins de comparação, esse mesmo termo pode ter diferentes direcionamentos a partir da escolha das palavras secundárias. Em uma primeira pauta, por exemplo, a palavra-chave “carro” pode ser complementada com expressões técnicas para abordar reparos e manutenções. Na segunda, a seleção de LSI keyword pode focar em características físicas de veículos que sejam vantajosas.

Quais são as vantagens?

Ao saber o que é LSI keyword, já é possível identificar a primeira vantagem: evitar práticas consideradas como Black Hat. O keyword stuffing é um exemplo em que as palavras-chave são repetidas excessivamente ao longo do conteúdo, levando à penalização da página. Assim, ela passa a ser menos recomendada nos mecanismos de busca.

Segundo a especialista da Gear SEO, o uso de LSI keyword ajuda, ainda, a gerar tráfego qualificado. Como os termos melhoram a identificação do tema do conteúdo, ele tem mais chances de aparecer somente nos resultados de pesquisas relacionadas.

“Com isso, utilizar palavras LSI ajuda a melhorar a compreensão do tema pelo crawler do Google, aumentando a posição das páginas na SERP”, explica a analista de Estratégia. Essa é a oportunidade para você se destacar nas buscas e conquistar melhores posicionamentos de palavras-chave.

Quando a página tem exatamente o que o usuário procura, a taxa de rejeição (chamada de bounce rate) é reduzida. O público fica mais tempo navegando para encontrar a resposta para alguma dúvida, ter orientações confiáveis e tomar uma decisão — como a de contratar o serviço oferecido pela empresa ou concluir a compra de um produto.

Como a LSI keyword contribui para o SEO?

De forma geral, todas as vantagens anteriores já indicam que a estratégia traçada está seguindo um caminho favorável. Ainda, outros benefícios da LSI para SEO, destacados por Gisele, são: aprimoramento da relevância do conteúdo e do tráfego orgânico, além de otimização da experiência do usuário.

Como definir essas palavras-chave?

A especialista da Gear SEO explica que a definição combina a pesquisa de palavras-chave tradicional com termos relacionados ao conteúdo. “Uma maneira de encontrá-las é usando o Google. Basta fazer uma pesquisa e rolar até o fim da página para encontrar uma lista de consultas relacionadas”.

Também é possível usar a Keyword Magic Tool do Semrush, uma das principais ferramentas utilizadas na estratégia dos projetos. Essa aplicação define termos secundários para a palavra inserida, em formato de lista. Aliada à consulta no Google, ela torna o conteúdo ainda mais diversificado.

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