04 / jun / 2020
4 MIN.

Meta tag

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A meta tag é uma ação de códigos web que serve para fornecer informações sobre programas externos ou sobre o responsável pela criação e desenvolvimento de uma página. Muitos sites de busca utilizam as meta tags para obter algumas informações sobre o conteúdo que será mostrado durante uma pesquisa.

A princípio, as meta tags não são visíveis aos olhos de um internauta. Para visualizá-las, é necessário clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da tela do seu dispositivo e, em seguida, dar um clique na opção “exibir código-fonte da página” ou similar. A partir daí, você passa a ter acesso a todas as configurações do link que está acessando.

Sobre a importância da meta tag para o projeto de SEO, Bárbara Souza, Coordenadora On-Page da Gear SEO, diz: “Ela ajuda os motores de busca a interpretar o conteúdo e a identificar a relevância dele em uma página web”.

Quais são as funções da meta tag?

Entre as diversas meta tags existentes, algumas merecem destaque pelo fato de serem primordiais em termos de SEO. A seguir, confira algumas delas e entenda como funcionam:

  • title: mesmo não sendo considerada uma meta tag, o title é o principal item presente em um texto a ser avaliado por analistas de SEO. “Para que a página tenha uma classificação melhor nos resultados de busca, é importante que esse título seja otimizado com a palavra-chave que iremos trabalhar nela”, Bárbara complementa;
  • meta description: é uma pequena descrição usada pelos buscadores como forma de auxiliar o internauta a se informar sobre o conteúdo que será exibido em sequência. Bárbara diz que ela não afeta diretamente o ranqueamento, mas é muito importante para o CTR. Quando ela é bem escrita e atraente, pode influenciar os usuários a clicarem na página;
  • meta robots: oferece orientações para os buscadores e pode ser encontrada em diversos parâmetros, de acordo com a função de cada site. Index, noindex, follow, nofollow, nosnippet, noodp, noarchive, noimageindex são as principais funções dessa tag;
  • meta tag content-language: é a grande responsável por identificar em qual idioma seu site está escrito. Geralmente, a identificação é feita por abreviações dos principais idiomas. Por exemplo: en-us (inglês norte-americano) e pt-br (português brasileiro);
  • meta tag content-type: capaz de reconhecer facilmente o conteúdo de uma página e seus caracteres. Ao usar essa meta tag, os buscadores web irão tratar seu site de maneira mais específica e recomendável;
  • meta tag author: muito utilizada quando o assunto é direitos autorais sobre um texto ou imagem, essa meta tag é usada para registrar o nome da pessoa que desenvolveu o site, bem como seus redatores e editores. “Essa meta ajuda a especificar quem é o autor/empresa que produziu aquele conteúdo. Ela é responsável por dar credibilidade e autenticidade a um conteúdo”, reforça Bárbara;
  • meta tag reply-to: possui como função passar para o internauta informações de contato com o responsável pela manutenção de um site;
  • generator: essa meta tag SEO especifica qual foi o programa responsável pelo desenvolvimento e criação do site. Ela ainda ajuda o editor a saber qual é o melhor ícone a ser usado para abrir um arquivo do mesmo;
  • keywords: semelhante à meta description, essa meta tag serve para descrever o conteúdo do site em, no máximo, 150 caracteres. O ideal é usar a palavra-chave e, caso tenha que repetir algum termo, fazer uso de sinônimos;

Ainda existe uma meta tag responsável por redirecionar você a outro site quando aquele link for desativado. Geralmente, o tempo para realizar essa tarefa é em torno de dez segundos, variando de acordo com cada URL. Essa mesma meta tag possui a função de atualizar constantemente a página principal de portais e sites de notícia que necessitam de atualização periódica.

Principais classificações de meta tag

Agora que você já sabe o que é meta tag, é hora entender melhor as três classificações para as meta tags que são agrupadas de acordo com o que cada uma é capaz de informar.

HTTP-EQUIV

O HTTP-EQUIV auxilia em um maior controle das ações do navegador, além de especificar com mais detalhes as informações contidas em uma URL.

NAME

É utilizada quando um conteúdo não se adequa ao HTTP-EQUIV. No entanto, algumas meta tags podem ser classificadas tanto como NAME quanto como HTTP-EQUIV.

DUBLIN CORE

O DUBLIN CORE garante mais opções para os autores e editores de um site, pois descreve vídeos, textos, imagens e todo o conteúdo presente em uma página.

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