A meta tag é uma ação de códigos web que serve para fornecer informações sobre programas externos ou sobre quem é o responsável pela criação e desenvolvimento de uma página. Muitos sites de busca utilizam as meta tags para obterem algumas informações sobre o conteúdo que será mostrado durante uma pesquisa.
As meta tags não são visíveis aos olhos de um internauta a princípio. Para visualizá-las, é necessário clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da tela do seu dispositivo e, em seguida, dar um clique na opção “exibir código fonte da página” ou similar. A partir daí, você passa a ter acesso a todas as configurações do link que você está acessando.
Dentre as diversas meta tags existentes, algumas merecem destaque pelo fato de serem primordial em termos de SEO. A seguir, confira algumas delas:
Title: mesmo não considerada uma meta tag, o title é o principal item presente em um texto a ser avaliado por analistas de SEO.
Meta description: é a pequena descrição usada pelos buscadores como forma de auxiliar o internauta a se informar sobre o conteúdo que será exibido em sequência.
Meta Robots: essa meta tag oferece orientações para os buscadores e pode ser encontrada em diversos parâmetros de acordo com a função de cada site. Index, noindex, follow, nofollow, nosnippet, noodp, noarchive, noimageindex são as principais funções dessa tag.
Meta tag content-language: ela é a grande responsável por identificar em qual idioma está escrito seu site. Geralmente, a identificação é feita por abreviações dos principais idiomas. Por exemplo: en-us (inglês norte-americano); pt-br (português brasileiro).
Meta tag content-type: capaz de reconhecer facilmente o conteúdo de uma página e seus caracteres. Ao usar essa meta tag, os buscadores web irão tratar seu site de maneira mais específica e recomendável.
Meta tag author: muito utilizada quando o assunto é direitos autorais sobre um texto ou imagem, essa meta tag é usada para deixar registrado o nome da pessoa que desenvolveu o site, bem como seus redatores e editores.
Meta tag reply-to: possui como função passar para o internauta informações de contato com o responsável pela manutenção de um site.
Generator: essa meta tag específica qual foi o programa responsável pelo desenvolvimento e criação do site. Ela ainda facilita o editor a saber qual é o melhor ícone a ser usado para abrir um arquivo do mesmo.
Keywords: Semelhante a meta-description, essa meta tag serve para descrever em no máximo 150 caracteres o conteúdo do site. O ideal é que nela seja usada a palavra-chave e, caso tenha que repetir algum termo, fazer uso de sinônimos.
Ainda existe uma meta tag responsável por te redirecionar para outro site quando aquele link for desativado. Geralmente, o tempo para que seja realizada essa tarefa é em torno de 10 segundos, a variar de acordo com cada URL. Essa mesma meta tag também possui a função de atualizar constantemente a página principal de portais e sites de notícia que necessitam de atualização periódica.
Existem três classificações para as meta tags que são agrupadas de acordo com o que cada uma é capaz de informar.
HTTP-EQUIV: auxilia em um maior controle das ações do navegador, além de especificar com mais detalhes as informações contidas em uma URL.
NAME: são utilizadas quando um conteúdo não se adequa ao HTTP-EQUIV. No entanto, algumas meta tags podem ser classificadas tanto como NAME quando como HTTP-EQUIV.
DUBLIN CORE: garante maiores opções para os autores e editores de um site, pois ela descreve vídeos, textos, imagens e todo o conteúdo presente em uma página.
Title: Os diversos tipos e funções de uma meta tag em um texto.
Meta description: Conheça as distintas funções de uma meta tag, as diferentes maneiras em que ela se apresenta na otimização de textos, e qual sua importância para o mercado de SEO.