05 / jun / 2020
4 MIN.

Page title

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Saiba como funciona a page title, importante ferramenta de SEO, e qual sua importância no momento de otimizar seu site e garantir mais acessos a ele.

Toda página virtual, seja ela de site, portal ou blog, precisa de uma page title tanto na home principal quanto nas páginas secundárias. Geralmente, esse conjunto de palavras é encontrado no código HTML ou na guia aberta de um navegador.

Os sites de busca costumam avaliar demasiadamente os títulos de cada link, para interpretar as informações que um conteúdo possui. Após a avaliação, as páginas aparecem nesses sites de acordo com o resultado de busca que um internauta necessita e com a qualidade de cada uma.

Dicas de como criar uma page title

Recomenda-se que o título de um site que aparece nos resultados de pesquisa de um buscador seja diferente daquele que será mostrado no link da página, com o objetivo de obter uma melhor otimização da URL.

Uma das vantagens que essa diferenciação possui é de que as palavras chaves reforçadas nos buscadores não necessariamente precisam se encontrar nos títulos do próprio site.

Como sabemos, os principais mecanismos de busca sugerem um limite de caracteres para seu title ficar otimizado; já na URL oficial, não necessariamente precisa se estabelecer um limite de palavras.

Títulos de sites de busca não precisam ser muito complexos, visto que eles serão encontrados, muitas vezes, por pessoas que desconhecem do assunto e não mantém um aprofundamento sobre ele se comparado aos que visitam uma URL diretamente.

Onde a page title está presente?

A page title se localiza em diversos lugares da web, podendo ser encontrada tanto em resultados de busca quanto no link oficial da URL procurada. Conheça detalhadamente alguns lugares da internet em que as pages titles se localizam e como encontrá-las em cada um deles.

– Navegador: todos os navegadores de internet mostram o título de uma página tanto na parte superior das janelas, quanto nas guias das mesmas.

– Sites externos: você já deve ter reparado que nas redes sociais, todo link compartilhado aparece o título do mesmo em uma postagem. Muitas fãs pages utilizam esse recurso com o intuito de gerar mais cliques em suas publicações originais.

– Buscadores da web: o título de um link aparecerá no resultados dos buscadores de acordo com a otimização de cada conteúdo. No entanto, o title do buscador pode ser diferente em relação ao da URL acessada.

Por que criar uma page title otimizada?

São múltiplas as vantagens de ter uma page title otimizada para aumentar os cliques em seu site. Muitos sites de pesquisa utilizam algoritmos e critérios minuciosos para avaliar qual URL merece destaque perante outros no momento em que o internauta for realizar uma busca.

Relevância

Para que sua page title seja otimizada e ganhe destaque nos buscadores da web, é muito importante que ela siga algumas recomendações, são elas:

– Um title bem otimizado necessita conter palavras-chaves, de maneira a auxiliar uma pessoa que esteja procurando algo específico;

– Nos buscadores da web, irá aparecer apenas 68 caracteres em cada link encontrado. Por isso, atente-se quanto a quantidade de letras que seu title irá conter, caso contrário, as reticências irão aparecer;

– Identifique o nome da sua empresa/site no final de cada title, uma vez que a etiqueta é essencial para o internauta saber em qual site está clicando;

– Ofereça um título chamativo, de maneira a influenciar as pessoas a pensarem que, ao clicar, irão encontrar conteúdos de qualidade.

Search Engine

As palavras que você digitar no ícone de pesquisa de um buscador irão aparecer em destaque em todos os titles resultantes dessa busca. Por isso, é muito importante usar as palavras-chaves neles, pois é exatamente elas que irão indicar um site específico para alguém que esteja procurando algo.

Navegador

A page title aparece na parte superior das guias dos navegadores e serve para informar em qual site o internauta está navegando. Porém, poucos percebem essa função.

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