30 / maio / 2023
5 MIN.

Palavra-chave

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Uma das etapas mais importantes do planejamento de SEO é a escolha da palavra-chave que será usada nos conteúdos produzidos. Um texto bem-estruturado e fácil de ser encontrado em buscadores como o Google precisa de uma palavra-chave que enfatize o assunto do texto.

Geralmente, essas palavras são escolhidas com base nas expressões digitadas pelos navegantes quando desejam obter informações sobre determinado assunto. A definição de palavra-chave é uma das etapas fundamentais no processo de SEO para que o conteúdo produzido seja encontrado facilmente pelas ferramentas e algoritmos do Google.

A importância das palavras-chave

As palavras-chave são essenciais para que seu texto seja encontrado com facilidade na busca orgânica do Google. Caso elas não sejam inseridas corretamente em um conteúdo ou simplesmente não sejam utilizadas, dificilmente o texto será posicionado nos primeiros resultados de pesquisa.

Contudo, a inserção de tais palavras no texto não significa necessariamente um bom ranqueamento. O Google, por meio de um algoritmo, faz uma análise de todo o SEO do conteúdo e confere se ele está bem-escrito para, depois, colocá-lo nos primeiros resultados ou não.

Ao contrário do que muitos pensam, as palavras-chave não possuem como função principal atrair lucros ao proprietário de determinado site. Sua tarefa primordial é responder dúvidas dos possíveis clientes sobre determinado assunto.

Como é feita a escolha das palavras-chave?

Como pesquisar palavra-chave? A pesquisa é feita por um analista de SEO e exige diversos cuidados para que os textos tenham qualidade. Por meio das personas, é possível selecionar quais palavras se enquadram no perfil dos visitantes do seu blog ou site. Exemplo: caso determinada URL trate sobre assuntos do mercado imobiliário, um bom exemplo para usar é o termo “apartamentos novos”.

Feita a seleção de palavras relacionadas ao conteúdo da página, é preciso checar qual é o volume de busca daquele termo no Google. Assim, é possível selecionar as palavras mais relevantes na produção de um conteúdo a ser bem ranqueado pelo buscador.

Segundo Victor Alencar, Head de Estratégia na Gear SEO há quatro anos e professor da ComSchool, outro aspecto importante para a seleção de palavra-chave é o benchmark com competidores. “Analisamos o posicionamento de determinadas palavras para o domínio de um concorrente e, se fizer sentido, optamos por seguir com ela”, afirma.

Ele complementa: “A sazonalidade é um fator importante, sempre levando em consideração que temos que trabalhar antecipadamente, prevendo o pico de buscas para essas palavras-chave institucionais. As prioridades de negócio do cliente também são levadas em conta, como categorias mais relevantes em termos de quantidade de SKUs, categorias mais rentáveis para o site e afins”.

Um dos mercados mais em alta atualmente é o de marketing de conteúdo, pois cada vez mais empresas desejam obter um bom ranqueamento na busca orgânica do Google e outros buscadores. Por isso, é importante que o profissional de SEO faça uma análise dos concorrentes diretos do cliente e trace estratégias em nome de um bom posicionamento do conteúdo produzido.

Diferença entre head tail e long tail

Existem dois tipos de palavras-chave: head tail e long tail. Elas possuem algumas pequenas distinções entre si que podem fazer toda a diferença durante um planejamento de SEO.

  • head tail: em português, “cauda curta”, a head tail é composta por uma ou duas palavras responsáveis por sintetizar todo o conteúdo de um texto. Exemplos: “marketing digital”, “roupas femininas”, etc;
  • long tail: em português, “cauda longa”, as long tails são expressões com mais de duas palavras. Geralmente, são usadas em situações em que o internauta está à procura de algo específico dentro de um assunto. Exemplos: “curso de produção de conteúdo”, “como ser piloto de motocross”, etc.

Existe diferença na performance de cada uma no Google?

Victor responde: “Via de regra, otimizando palavras-chave long tail, espera-se uma performance não melhor ou pior, mas mais rápida. Se pensarmos que é o interesse do público que torna uma palavra-chave mais ou menos concorrida na SERP, concluímos que uma long tail, por ter menor interesse do público, é mais fácil de ranquear”.

Funções de uma palavra-chave

No geral, as palavras-chave se dividem em três grupos: navegacional, informacional e transacional. No entanto, todas devem ter um grande volume de busca e relevância para que o algoritmo do Google analise-as de acordo com os critérios de um bom SEO.

  • navegacional: essa palavra é usada quando você digita algo específico em um buscador e, logo no primeiro link, já será mostrado o desejado. Por exemplo: ao escrever a palavra “Estadão” no Google, o primeiro resultado será a URL do jornal;
  • informacional: como o próprio nome já diz, as palavras informacionais são voltadas às pessoas que desejam obter respostas sobre alguma dúvida de determinado assunto;
  • transacional: basicamente, essas palavras possuem finalidade comercial, ou seja, são aquelas procuradas por pessoas que desejam adquirir determinado produto. Um exemplo de palavra-chave em um texto: “máquina de lavar Brastemp”.

 

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO