Uma das etapas mais importantes do planejamento de SEO é a escolha de palavras-chave que serão usadas nos conteúdos a serem produzidos.
Um texto bem estruturado e fácil de ser encontrado no principal buscador da internet, o Google, precisa de uma palavra-chave que enfatiza o assunto do conteúdo produzido. Geralmente, elas são escolhidas baseadas nas expressões digitadas pelos navegantes quando desejam obter informações sobre determinado assunto.
A definição de palavra-chave é uma das etapas fundamentais no processo de SEO para o conteúdo produzido ser encontrado facilmente pelas ferramentas e algoritmos do Google.
As palavras-chave são essenciais para que seu texto seja encontrado com facilidade na pesquisa do Google. Caso elas não sejam inseridas corretamente em um conteúdo ou simplesmente não sejam utilizadas, dificilmente o mesmo será posicionado nos primeiros resultados desse buscador.
Contudo, a inserção de tais palavras no texto não significa necessariamente um bom ranqueamento. O Google, por meio de um algoritmo, faz uma análise de todo o SEO do conteúdo e confere se ele está bem escrito para, depois, poder colocá-lo nos primeiros resultados ou não.
Ao contrário do que muitos pensam, as palavras chave não possuem como função principal atrair lucros ao proprietário de determinado site. Sua tarefa primordial é responder dúvidas dos possíveis clientes sobre determinado assunto.
Trabalho feito por um analista de SEO, a pesquisa de palavras-chave dos conteúdos de sites e blogs exige diversos cuidados para os textos terem qualidade.
Por meio das personas, é possível selecionar quais palavras se enquadram no perfil dos visitantes do seu blog ou site. Por exemplo: caso determinada URL trate sobre assuntos do mercado imobiliário, um bom exemplo para usar em um conteúdo é o termo “apartamentos novos”.
Feita a seleção de palavras relacionadas ao conteúdo da página, precisa-se checar qual é o volume de busca daquele termo no Google. Assim, é possível selecionar quais palavras são mais relevantes na produção de um conteúdo a ser bem rankeado pelo buscador.
Um dos mercados mais em alta atualmente é o de marketing de conteúdo, pois cada vez mais empresas desejam obter um bom rankeamento nos buscadores. Por isso, é importante o profissional de SEO fazer uma análise dos concorrentes diretos do cliente e traçar estratégias em nome de um bom posicionamento do conteúdo produzido.
Existem dois tipos de palavras-chave: head tail e long tail. Apesar de semelhantes, elas possuem algumas diferenças entre si que podem fazer toda a diferença durante um planejamento de SEO.
Head tail: em português, cauda curta, as head tails são aquelas compostas por uma ou duas palavras responsáveis por sintetizar todo o conteúdo de um texto.
Long tail: em português, cauda longa, as long tails são expressões com mais de duas palavras. Geralmente, são usadas em situações quando o internauta está a procura de algo específico dentro de um assunto.
No geral, as palavras-chave se dividem em três grupos: navegacional, informacional e transacional. No entanto, todas devem ter um grande volume de busca e relevância para o algoritmo do Google analisá-las de acordo com os critérios de um bom SEO.
– Navegacional: essa palavra é usada quando você digita algo específico em um buscador e, logo no primeiro link, já será mostrado o desejado. Por exemplo: ao escrever a palavra “Estadão” no Google, o primeiro resultado será a URL do jornal;
– Informacional: como o próprio nome já diz, as palavras informacionais são voltadas às pessoas que desejam obter respostas sobre alguma dúvida de determinado assunto;
– Transacional: basicamente, essas palavras possuem finalidade comercial, ou seja, são aquelas procurados por pessoas que desejam adquirir determinado produto. Por exemplo: “máquina de lavar Brastemp”.
Meta description: Uma das etapas mais importantes do planejamento de SEO é a escolha de palavras-chave que serão usadas nos conteúdos a serem produzidos. No entanto, não basta apenas escolhê-las, é preciso conhecer quais as funções e os diferentes tipos de termos existentes e qual é a melhor forma de usá-los em cada publicação.