13 / jul / 2023
4 MIN.

Planejador de palavras-chave

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A escolha de palavras-chave é uma das peças mais importantes na criação de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Nesse contexto, surge a necessidade de utilizar uma ferramenta que possibilite encontrar esses termos de forma mais eficiente, sendo conhecida como planejador de palavras-chave.

A ferramenta de palavras-chave é de extrema importância para o marketing digital, uma vez que possibilita que os profissionais descubram termos relevantes de acordo com cada nicho. Dessa forma, eles obtêm uma variedade de termos e outros insights valiosos sobre o desempenho de cada um deles nos mecanismos de busca.

O que é um planejador de palavras-chave?

De forma geral, um planejador de palavras-chave é um recurso fundamental para compreender o comportamento dos usuários e criar estratégias de otimização de sites para aumentar o tráfego e a visibilidade. A partir dele, é possível fazer a pesquisa e a seleção de palavras relevantes para um conteúdo específico, página e campanhas de marketing.

Essa ferramenta fornece dados valiosos, como volume de pesquisa, concorrência, tendências sazonais e uma série de métricas que fazem sentido para a palavra-chave. Dessa forma, torna-se mais fácil criar estratégias assertivas e refinar o desenvolvimento de conteúdos relevantes e de qualidade.

As palavras-chave definidas como head tail abrangem termos mais amplos. Elas recebem esse nome pois geralmente são mais genéricas e compostas por um ou dois termos, como “e-commerce”, por exemplo. Por ser uma palavra bastante conhecida, torna-se mais difícil classificá-la nos mecanismos de busca.

Também existem as long tails. Diferentemente das head tails, são palavras-chave com objetivos mais específicos e, consequentemente, mais fáceis de serem posicionadas, devido à menor concorrência e volume de busca. Um exemplo de long tail seria “como criar um e-commerce”.

Quais são as principais ferramentas de palavras-chave?

Encontrar as palavras-chave mais adequadas para as personas e os objetivos de um projeto exige a escolha de um ferramenta de qualidade e que ofereça os principais recursos para verificar os volumes de busca e a concorrência. Para sua vantagem, existe uma grande variedade disponível no mercado. Conheça algumas a seguir.

Google Ads

Muito utilizado para a estruturação de anúncios, a ferramenta de pesquisa palavras-chave no Google Ads também desempenha um papel importante na escolha dos termos. Por ser uma plataforma voltada para a publicidade paga, é possível observar dados importantes para quem atua nesse meio, como o Custo por Clique (CPC).

O planejador de palavras-chave Google Ads permite que, além da pesquisa base para encontrar os termos a serem trabalhados, você encontre dados a respeito do histórico de relevância de um termo específico, dado importante para identificar tendências.

Google Trends

Para quem deseja trabalhar o tráfego orgânico de um site, o planejador de palavras-chave do Google gratuito, Google Trends, possibilita a exploração de tendências e filtragem por tópicos, região, público-alvo e muito mais. Assim como o Google Ads, ele auxilia na obtenção de dados específicos.

Ubersuggest

O Ubersuggest é um gerador de ideias para palavras-chave com muitos benefícios para os usuários. Nele, você consegue obter sugestões de termos e até mesmo frases long tail. É um recurso que também ajuda a identificar o volume de pesquisa para cada palavra-chave e os melhores termos para as datas sazonais.

Keyword Magic Tool (Semrush)

A Keyword Magic Tool, criada pelo do SEMrush, é uma um planejador de palavras-chave que possui uma vasta quantidade de termos em seu banco de dados. Nela, você observa dados importantes, como a intenção de pesquisa, tipos de pergunta e uma série de métricas importantes para a análise de concorrência.

Qual escolher?

Para saber como usar o planejador de palavra-chave, é importante ter em mente que é possível refinar a sua pesquisa de acordo a sua necessidade, seja para gerar palavras long ou head tail. Mas afinal, qual escolher?

Em um projeto de SEO, tanto as head tails quanto as long tails desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento de conteúdos e criação de páginas. É importante equilibrar o uso desses dois recursos para obter oportunidades de segmentação mais assertivas e direcionar seu conteúdo com base no funil de vendas.

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