15 / mar / 2024
5 MIN.

Redirecionamento 301

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Quando um site muda de endereço ou quando ocorre uma fusão entre empresas, é natural que muitos usuários ainda tentem acessar os URLs antigos. É nessas ocasiões que o mecanismo redirecionamento 301 entra em ação: ele redireciona automaticamente para a página atualizada.

O que é redirecionamento 301?

Afinal, o que é redirecionamento 301? Essa técnica é utilizada para redirecionar uma página da web para um novo URL. Uma das grandes vantagens de aplicar essa prática em um projeto digital é que ela permite que os mecanismos de pesquisa transfiram os dados de busca e os valores para o SEO.

De acordo com Kaique Massi, Líder de Produtos Web da Gear SEO, o redirecionamento 301 serve para evitar que usuários acessem páginas que não existem mais em um site ou blog. 

“Ao contrário do redirecionamento 302, que indica que essa mudança é provisória, o redirect 301 indica aos buscadores que é uma mudança definitiva e por isso transfere parte da sua relevância para a nova url”, complementa ele.

Assim, não é necessário se preocupar com a perda de tráfego orgânico e da autoridade, uma vez que os dados são transferidos com a mudança de URL. A necessidade de aplicar um redirecionamento envolve diversas situações, como: migração de site, identificação de páginas inexistentes, presença de conteúdos duplicados e muito mais.

O Google Search Console (GSC) é uma das principais ferramentas para aplicação de redirecionamentos de páginas. A plataforma auxilia a identificar o status de cada ação dessa e como os motores de pesquisa enxergam o seu site.

Quando realizar um redirecionamento?

Hoje em dia, é muito comum que instituições financeiras sejam compradas por outras. Graças ao redirecionamento 301, você acessa a página de determinado banco, por exemplo, e acaba caindo direto na de outro, que se fundiu com o primeiro.

Vale lembrar que o redirect não é aplicado somente nesses casos mais complexos: ele também serve para solucionar questões internas no seu próprio site. Por exemplo: você quer retirar um conteúdo do ar e, para isso, precisa excluir uma das páginas do domínio.

Você pode usar esse tipo de redirecionamento para que, ao tentar acessar a página que saiu do ar, o usuário seja automaticamente direcionado à atualizada. Porém, só faça isso se você tiver um URL com conteúdo similar.

“Eles são aplicados quando uma página é retirada do ar de forma definitiva. Dessa forma os buscadores vão entender a mudança e aos poucos desconsiderar a url antiga e considerar apenas a nova”, Kaique explica.

Fusão entre empresas

Como já foi dito, uma situação comum é quando o site de um negócio muda de endereço, como na fusão entre empresas. Normalmente, um domínio com informações relevantes já tem uma reputação construída nos mecanismos de busca, e é importante saber como transferi-la para não perder sua audiência e autoridade.

O redirecionamento de página transfere todo o histórico de dados para a nova página, e a mesma relevância será atribuída a ela quando um usuário fizer a pesquisa.

Troca de URL

Outro fator relevante é que as pessoas têm maneiras diferentes de acessar uma página. Por exemplo: você sempre digita o “www” do endereço do site? E quando não digita, nota que consegue acessá-lo da mesma forma? Pois bem, isso só é possível devido ao redirecionamento 301.

Quem realiza o redirecionamento 301?

Esse tipo de linguagem técnica é mais comum entre os profissionais de desenvolvimento. Porém, como o recurso também afeta o ranqueamento e os acessos do site, é importante que profissionais de marketing, especialmente de SEO, conheçam um pouco sobre ele.

Já os mecanismos que permitem que o recurso seja aplicado devem ser definidos pelos desenvolvedores. Esse conhecimento fica sob responsabilidade do departamento de Tecnologia da Informação para encontrar a maneira ideal de realizar um redirecionamento.

“Os redirecionamentos são essenciais em qualquer ambiente online. Eles garantem uma boa usabilidade, evitando que o usuário caia em uma página que não existe. Entretanto, devem ser utilizados com cautela. Afinal, sempre que aplicamos um redirecionamento adicionamos tempo no carregamento da página, o que não é interessante nem para o usuário e nem para os motores de busca”, finaliza Kaique.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO