Glossário de SEO

Redirecionamento 301

 

Quando um site muda de endereço ou quando existe uma fusão entre duas empresas, é natural que muitos usuários ainda tentem acessar o endereço antigo. É nessas ocasiões que o mecanismo Redirecionamento 301 entra em ação: ele redireciona automaticamente para a página atual.

 

O que é Redirecionamento 301?

Mas afinal, o que é redirecionamento? Essa técnica é utilizada para redirecionar uma página da web para uma nova URL. Uma das grandes vantagens de aplicar essa prática em um projeto digital é que ela permite direcionar os mecanismos de pesquisa a transferirem os dados de busca e seu valor para o SEO.

 

Dessa forma, não é necessário se preocupar com a perda de tráfego orgânico e a autoridade de uma página, uma vez que os dados são transferidos de acordo com a mudança da URL. A necessidade de aplicar um redirecionamento envolve diversas situações, como: migração de site, páginas inexistentes, evitar conteúdos duplicados e muito mais.

 

O Google Search Console (GSC) é uma das principais ferramentas para aplicação de redirecionamentos de páginas. Além disso, a plataforma auxilia a identificar o status de cada redirecionamento e como os motores de pesquisa enxergam o seu site.

 

Quando realizar um redirecionamento?

Hoje em dia, é muito comum que bancos e instituições financeiras sejam comprados por outras e se tornem uma só empresas. É graças a esse recurso que você acessa a página de determinado banco, por exemplo, e acaba caindo direto na página de outro banco que fundiu-se a ele. Essa seria a principal função do Redirecionamento 301.

 

No entanto, não é só para esses casos mais complexos que são aplicados os redirects. Eles servem também para solucionar questões internas em seu próprio site. Vamos supor que você queira retirar um conteúdo do ar e, para isso, precisará excluir uma das páginas do seu site.

 

Você pode usar esse tipo de redirecionamento para que, ao tentar acessar a página que saiu do ar, o usuário automaticamente seja direcionado à outra. Porém, só faça isso se você tiver uma página com conteúdo similar.

 

Fusão entre empresas

Outra situação comum é quando o site de uma empresa muda de endereço, como é o caso de uma fusão entre empresas. Normalmente, um site com informações relevantes já tem uma reputação construída junto aos mecanismos de busca, e é importante saber como transferi-la para não perder sua audiência.

 

Utilizar o redirecionamento de página significa que todo o histórico de dados será transferido para a nova página, e a mesma relevância será atribuída a ela quando um usuário fizer a pesquisa.

 

Troca de URL

Outro fator relevante é que as pessoas têm maneiras diferentes de acessar uma página. Você sempre digita o “www” do endereço do site? E quando você não digita, notou que consegue entrar na página da mesma forma? Pois bem, isso só é possível devido ao Redirecionamento 301.

 

Quem realiza o Redirecionamento 301?

Esse tipo de linguagem técnica é muito comum entre os profissionais de desenvolvimento, porém, afeta também o ranqueamento e os acessos do site. Isso indica que profissionais de marketing também devem conhecer um pouco sobre ela.

 

Já os mecanismos que permitem que o recurso seja aplicado devem ser definidos pelos desenvolvedores. Esse pode ser um conhecimento exclusivo do departamento de tecnologia da informação para encontrar a maneira ideal de realizar um redirecionamento.

 

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

Glossário de SEO

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z