04 / jun / 2020
4 MIN.

Rich Snippets

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Os rich snippets consistem em uma derivação dos snippets, fragmentos de conteúdo que aparecem no Google. Antes, o usuário visualizava a URL, um título e um pequeno resumo. A partir de 2009, os rich snippets foram inseridos para melhorar a experiência do usuário.

Na prática, os rich snippets fornecem informações importantes, como a avaliação dos clientes. Para fazer com que esses dados apareçam no Google, é necessário ter conhecimentos avançados em SEO.

O que são?

Mas afinal, o que são snippets? Esses recursos são os resultados exibidos nos mecanismos de pesquisa que apresentam informações adicionais sobre uma determinada página. Além de dados convencionais, como o title e a meta description, eles exibem outras informações que possam ser úteis para o usuário, como:

  • avaliações em estrelas;
  • dados relacionados a preços de produtos e serviços;
  • imagens;
  • informações sobre eventos;
  • receitas (tempo de preparo, ingredientes, etc.);
  • detalhes de produtos;

Geralmente, essas informações são retiradas do código estruturado de uma página, a partir de ferramentas como o Schema.org. Essa utilidade auxilia os mecanismos de pesquisa a compreenderem a estrutura de uma página e seu conteúdo com mais facilidade.

Entretanto, é importante ressaltar que nem sempre os rich snippets serão exibidos conforme a vontade de quem estiver configurando a página. Essa exibição depende de muitos fatores, como o próprio algoritmo da SERP dos mecanismos de busca. Por outro lado, quando exibidos, podem auxiliar na experiência do usuário.

Como incluir rich snippets na página?

Os rich snippets no Google são exibidos apenas quando estão presentes no código HTML da página. Isso pode ser feito por meio dos dados estruturais, que ajudam a organizar e classificar o conteúdo. A implementação desse tipo de informação pode ser feita de três maneiras. Confira:

  • instalar algum plugin no sistema de conteúdo. No caso do WordPress, há o All-in-One Schema. org Rich Snippets. Essa é a solução ideal para quem não domina aspectos de programação;
  • utilizar o Schema para fazer as marcações e inserir no código da página. Essa é uma ferramenta mais complexa e que, portanto, exige maior domínio sobre o assunto,
  • usar o recurso do Google Search Console para fazer a marcação dos dados e mostrar como o robô pode ler os conteúdos. Esse recurso exige um conhecimento profundo, apesar de ser simples de usar.

Tipos de rich snippets

Existem diversos tipos de rich snippets que podem ser incluídos no endereço da página para otimizar a busca do usuário e gerar mais cliques. De acordo com o Google, esses dados podem ser divididos em “melhorias” e “tipos de conteúdos”.

Melhorias

O desenvolvedor pode acrescentar a localização atual para indicar a posição de uma página dentro do site. Na verdade, esse snippet se refere ao caminho que alguém deve fazer até encontrar um conteúdo. Ao pesquisar “sapatos femininos”, por exemplo, um snippet pode indicar a home do site > sapatos > feminino.

É possível, ainda, colocar um contato corporativo, ou seja, um telefone à disposição do público. Além disso, o buscador permite uma sequência de imagens (carrossel), logotipo da empresa, um campo de pesquisa do site e as páginas nas redes sociais.

Tipos de conteúdos

Dependendo do tipo de conteúdo, os snippets podem ser exibidos de uma forma. Os artigos, por exemplo, aparecem em carrossel, com imagem e títulos maiores do que o normal.

Os livros e cursos podem ser direcionados diretamente para a compra. Já os eventos são visualizados de maneira bastante atraente, com data, horário, endereço e preço.

O Google permite, ainda, exibir de maneira diferente informações relacionadas a profissão, produtos, receitas, pronúncia de palavras, vídeos, podcast, entre outros. Em função disso, é importante aproveitar essa funcionalidade do buscador para otimizar a busca do público, tornando o resultado mais atrativo e propenso ao clique.

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