21 / maio / 2024
5 MIN.

SEO Off-Page

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O SEO Off-Page é o conjunto de estratégias que trabalha a presença de uma marca fora das páginas do próprio site. Isso significa que há diferentes maneiras de melhorar a visibilidade do negócio e torná-lo uma referência para o público, que se lembra dele com mais facilidade.

Os elementos Off-Page são trabalhados individual ou conjuntamente, trazendo resultados surpreendentes quando feitos com constância e qualidade. Afinal, quando se trata de autoridade, os esforços do projeto devem ser contínuos.

O que é o SEO Off-Page?

Para entender essa técnica, vale pensar na diferença entre SEO On-Page e Off-Page. Enquanto o primeiro trabalha as questões técnicas das páginas de um site, o segundo atua fora delas, pensando em estratégias que favoreçam os acessos.

“As estratégias Off-Page contribuem para a reputação e a popularidade. Por consequência, o site tem mais acessos porque a marca passa a ser reconhecida, atraindo tráfego”, explica Marina Fernandez, Head da área de Link Building da Gear SEO.

A especialista, que tem mais de cinco anos de experiência na área, diz que o SEO Off-Page tem diferentes objetivos, como: disseminar a mensagem da empresa, falar sobre os produtos, conscientizar as pessoas sobre a existência do negócio e das respectivas aplicações, gerar maior awareness de marca e assim por diante. Tudo isso reflete na popularidade geral do domínio e do empreendimento.

Quais são as principais estratégias do SEO Off Page?

As estratégias Off-Page no SEO consistem em: Link Building, Google Meu Negócio, assessoria de imprensa, redes sociais e avaliações. Todas elas podem contribuir para a autoridade da marca, mas apresentam particularidades e técnicas específicas.

Link Building

“O trabalho de Link Building visa aumentar a quantidade de domínios apontando para o site do cliente. O número grande de linkagens mostra para o Google que o site é popular e confiável”, diz a Head. Quando esse trabalho é feito adequadamente, o domínio tende a ficar mais popular e ter mais autoridade diante dos usuários.

Dentro dessa área, há mais uma estratégia de SEO Off-Page: os guest posts. Nessa abordagem, um convidado escreve um conteúdo especial para o site sobre um determinado assunto que tenha relação com o negócio. É a oportunidade de trazer especialistas e personalidades relevantes ao nicho, atraindo tráfego orgânico qualificado.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que permite que os negócios sejam exibidos nas buscas com informações essenciais para o acesso dos usuários. Endereço, horário de funcionamento, serviços disponíveis e até mesmo a rota a partir do endereço desejado são algumas das informações apresentadas.

“Ele não está diretamente ligado ao site, mas é um fator contribuinte para a melhora da autoridade geral. Você mostra que existe uma presença física ao usuário que está buscando sobre o segmento. Ele pode encontrar os dados como endereço do site e telefone para contato, além de ver os comentários, que são importantes para passar credibilidade”, completa Marina.

Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa conecta a marca com a imprensa por intermédio de informações sobre eventos, lançamentos e outros destaques. O trabalho dessa área é cuidar da imagem da empresa, humanizando-a e mantendo a transparência para ganhar a confiança do público.

Redes sociais

O Google avalia um amplo contexto para atribuir autoridade e relevância para um domínio. Um dos pontos que o buscador avalia é a presença ou ausência nas redes sociais. Os perfis nesses espaços auxiliam o público a entender os propósitos da marca, a relação com os clientes, as ações sustentáveis, as novidades e muitos outros aspectos que contribuem para a confiança do potencial consumidor.

Avaliações

As avaliações são essenciais para a popularidade de uma marca. Elas podem ser encontradas nos perfis das redes sociais, nas mensagens do Google Meu Negócio, nos depoimentos do Reclame Aqui, em blogs pessoais, em sites de resenhas e muito mais.

Quais são os benefícios desse tipo de SEO?

“O SEO Off-Page contribui principalmente para a reputação da marca e da autoridade dela”, diz a Head de Link Building. Esses fatores, por sua vez, favorecem os acessos orgânicos no site ou os que costumam ser feitos pela busca branded, que utiliza termos de pesquisa com o nome do negócio.

Uma vez que o usuário encontra o domínio que oferece uma experiência rápida e segura com as informações necessárias, há maiores chances de conversão. Por isso, é importante que o SEO On-Page também seja trabalhado paralelamente, mantendo as páginas em pleno funcionamento.

Conforme a marca passa a ser uma referência no segmento, ela vira a principal escolha dos consumidores. Eles passam a recomendar a empresa, defendendo-a nos perfis das redes sociais, por exemplo.

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