24 / maio / 2024
4 MIN.

Short tail

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

No trabalho de SEO, a pesquisa de palavras-chave é essencial para alcançar os resultados desejados para o ranqueamento. Ao fazer a seleção dos termos mais relevantes, é importante escolher as keywords short tail, que têm muita relevância para o projeto.

O que são as palavras-chave short tail?

Para montar a estratégia de SEO, a escolha da palavra-chave tem grande peso. Isso envolve um trabalho de pesquisa do meio de atuação do cliente para aproveitar as melhores oportunidades. É justamente nesse momento que entra a short tail.

Ela nada mais é do que uma palavra curta, ou seja, um termo amplo que tem alto volume de busca. Por isso, é uma palavra-chave com muita concorrência, sendo pesquisada por muitas pessoas e disputada por muitas páginas. Então, para ranquear com ela, o trabalho deve ser feito da melhor forma possível.

Short tail x long tail

Agora, você pode estar se perguntando: o que, afinal, é a long tail? É um termo mais longo, com pouco volume de busca. Ele é mais específico para um assunto. Trabalhando com esses dois tipos de keyword corretamente, fica mais fácil ranquear nas primeiras posições.

Gisele Reis, analista de Estratégia da Gear SEO, explica que: “as long tail normalmente são variações de keywords short tail. Então, em conteúdos com a palavra-chave principal é mais curta e mais geral, elas são muito usadas como palavras secundárias e vice-versa”. É possível perceber que um tipo completa o outro.

Por que é importante usar palavras-chave short tail?

“Esse tipo de palavra-chave consegue atingir um público maior, embora tenha mais competição. Um conteúdo bem-feito e direcionado com uma keyword curta pode atingir as primeiras posições”, diz Gisele.

A especialista completa: “por ser uma palavra mais geral, ela possibilita alcançar um público mais amplo, além do público-alvo, e gerar mais tráfego orgânico”. A partir disso, é possível entender que, apesar de ser concorrida, a short tail é essencial para o projeto de SEO. Seguindo as boas práticas e fazendo um conteúdo de qualidade, as chances de ranquear com esse termo geral são mais altas.

Palavras-chave e funil de vendas: qual é a ligação?

A busca de palavras-chave para Google e outros buscadores está ligada às etapas do funil de vendas. Por isso, é importante conhecer cada uma delas. No topo, a estratégia é atrair os usuários. A short tail é a melhor forma de trabalhar isso, justamente por trazer termos gerais.

Já no meio do funil, os conteúdos são mais específicos, pensando justamente na jornada da persona. Aqui, as palavras long tail já podem se destacar na sua estratégia.

Por fim, no fundo do funil, a pessoa já sabe o que quer e está procurando mais aprofundamento no assunto. Por isso, usar keywords long tail bem específicas e longas pode ser a melhor alternativa para ranquear. Lembrando, sempre, que tudo depende dos objetivos do cliente, do mercado em que ele atua e do público-alvo.

Como é feita a pesquisa de palavras-chave short tail?

Gisele indica que o trabalho de pesquisa desse tipo de keyword funciona da seguinte forma: “primeiro, analisamos a relevância do negócio. Por serem palavras-chave mais amplas, elas precisam ser trabalhadas com mais cautela, para não fugirem do segmento do cliente”.

“Após essa análise e muitas outras, pesquisamos normalmente na ferramenta de palavras-chave”, completa a especialista. O trabalho deve estar sempre alinhado às expectativas do cliente e ao objetivo do projeto. Assim, também fica mais fácil selecionar os termos long tail e fazer a estratégia completa.

Vale lembrar que o trabalho da estratégia impacta diretamente a produção do conteúdo. Não adianta apenas usar os termos curtos e longos aleatoriamente no texto e esperar o melhor ranqueamento. É importante fazer um conteúdo de qualidade que respeite as boas práticas dos buscadores.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO