Sites responsivos também são chamados de sites flexíveis ou layouts responsivos e dizem respeito à troca de aparência de uma página conforme o dispositivo pela qual ela é acessada.
Se um site for responsivo, significa que um mesmo conteúdo consegue ser visto de modo satisfatório tanto em um celular de 5.5” quanto em um tablet ou computador, sempre com altíssima qualidade.
A importância desta utilização é bastante clara e simples: Atualmente, são muitos os acessos que partem dos dispositivos móveis e é preciso garantir a experiência do internauta para que ele fique mais tempo online e volte a visitar o site.
Atualmente, boa parte dos internautas e potenciais clientes acessam as páginas virtuais a partir de diferentes aparelhos tecnológicos, e não apenas pelo computador como alguns anos atrás. Ter um site responsivo significa garantir que desde um Android até um iPad possam visualizar o seu conteúdo de modo satisfatório;
Ninguém gosta de acessar uma página e ter que ficar atualizando-a para as imagens aparecer, não é mesmo? Um site responsivo deve, portanto, se preocupar com isso também. Quanto mais eficiente for o carregamento de dados, melhor;
O internauta deve ter uma experiência positiva durante o tempo em que estiver acessando a sua página. Quanto melhor for a experiência, mais vezes este usuário voltará a acessar o seu ambiente virtual;
Um site responsivo também deve estar atento a propiciar um excelente ambiente para a aplicação das estratégias digitais, tais como SEO;
Os buscadores conferem maior credibilidade aos sites responsivos classificando-os melhor nos resultados de busca e permitindo um melhor rankeamento da página.
Para fazer um site responsivo, é preciso contratar profissionais qualificados. Além disso, outra dica importante, é estabelecer um calendário de atualizações para que o site seja sempre atrativo tanto aos novos visitantes quanto para aqueles de longa data.
Por fim, vale ressaltar que cada acesso perdido por não ter um site responsivo é igual a um prejuízo somado para o negócio.