30 / abr / 2024
5 MIN.

Storytelling

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Escrever um bom conteúdo é uma das partes mais importantes de um projeto de SEO. Afinal, ele precisa estar alinhado com o público-alvo, a marca e, é claro, com as recomendações dos buscadores. Storytelling é uma técnica essencial para desenvolver artigos de qualidade.

O que é storytelling?

Afinal, o que é storytelling? Essa técnica nada mais é do que a capacidade de contar e desenvolver histórias ao escrever um conteúdo. Ela utiliza alguns elementos específicos para montar uma linearidade dos eventos e conectar o leitor ao que está sendo abordado.

Quando se conta uma história, é importante ter em mente que ela pode gerar diferentes sentimentos no leitor, desde identificação até emoções mais profundas. Por isso, ao fazer um storytelling criativo, você deve considerar a reação de quem está lendo para criar o conteúdo ideal.

Há alguns elementos básicos para desenvolvê-lo: mensagem (o que é transmitido), ambiente (contexto), personagem e conflito (desafio). Porém, lembre-se: toda narrativa é um storytelling, mas a recíproca nem sempre é a verdade — é o caso dos textos de SEO que têm essa técnica.

Storytelling e SEO: qual é a importância da técnica em um projeto?

Virgínia Vicari, Líder de Content Quality da área de Conteúdo da Gear SEO, explica: “um bom storytelling é um aliado fundamental para o SEO. Tendo como principal objetivo captar e manter o leitor até o fim do texto, é ele quem estabelecerá uma relação entre o cliente e seu público-alvo. Isso, por consequência, fará com que os usuários se identifiquem com a marca e com o que ela tem a comunicar”.

“Quando falamos em SEO, é importante pensar no storytelling como aliado para reter clientes. Afinal, as palavras-chave predefinidas guiarão o conteúdo, mas uma boa estratégia não basta para que ele performe bem”, completa a especialista.

Virgínia finaliza dizendo que “é preciso investir em uma narrativa que desperte curiosidade e em um tom de voz que converse com o público daquela marca. A partir dessa identificação, as chances de o leitor permanecer no site e buscar mais informações serão maiores”.

Dicas para um bom storytelling nos conteúdos de SEO

Fazer storytelling adequadamente é uma ótima maneira de impulsionar o ranqueamento do seu conteúdo. Por isso, é importante se dedicar a essa tarefa. Vale lembrar que, se o artigo está alinhado às técnicas de SEO, existem alguns pontos para se atentar.

“Para funcionar em um conteúdo de SEO, o storytelling precisa partir de duas premissas: com quem o cliente deseja se comunicar e o que pretende transmitir. Um bom texto precisa prender o público-alvo desde a introdução, portanto, é trabalho do redator fazer com que a narrativa seja interessante”, explica Virgínia.

“Antes de tudo, é preciso estudar a persona do cliente. Essa pesquisa tornará a escrita mais direcionada, esclarecendo para o redator as dores que aquele público apresenta. Além disso, permitirá que os produtos sejam apresentados de maneira mais natural, partindo de uma linguagem e um contexto que casem com os do consumidor”, completa Virgínia.

A especialista explica, ainda, que existem algumas “obrigatoriedades” para o conteúdo ficar alinhado com os buscadores e com o SEO. É o caso da repetição de palavra-chave, campos semânticos e linkagem.

“O desafio, então, é não deixar que essas diretrizes tornem o conteúdo ‘engessado’. Para que a combinação aconteça da melhor maneira, é importante pensar sempre no propósito daquele texto e, é claro, no objetivo da marca com o projeto”, indica Virgínia.

Como fazer um conteúdo para SEO com storytelling?

Sabendo o significado de storytelling e seus elementos básicos, está na hora de começar a fazer um conteúdo. Isso passa pela hierarquia das informações até o modo como elas estão dispostas. Como você viu, usar essa técnica é uma ótima maneira de melhorar o ranqueamento.

Virgínia explica que “todo leitor é encantado por uma boa história, então, para fazer um bom conteúdo de SEO, o redator deve saber unir técnica e criatividade. É fundamental que o conteúdo tenha começo, meio e fim definidos, e que cada parágrafo tenha relação com o anterior, criando uma linha de raciocínio fácil de acompanhar”.

“É interessante segmentar o texto, seguindo uma ordem de prioridade nas informações. Vale introduzir brevemente o conteúdo, investir mais no desenvolvimento do assunto e concluir a mensagem, também de maneira breve. Fazer perguntas para o leitor — sem exageros ou obviedades — é outra ótima estratégia para que ele se mantenha interessado, como se estivesse em uma conversa”, completa Virgínia.

A especialista explica que criar cenários hipotéticos é uma ótima maneira de fazer o público se identificar com o que está exposto. O storytelling de sucesso é o que ajuda o usuário a visualizar o que é narrado, como se o leitor estivesse assistindo a um filme. Por consequência, as emoções são trabalhadas de forma mais natural.

“Logicamente, precisa haver um limite na criatividade — não se deve ‘florear’ muito o texto nem desviar do assunto principal. Afinal, a objetividade é importante mesmo quando falamos em contar histórias”, finaliza a especialista.

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