Glossário de SEO

Usabilidade

Hoje em dia, cada vez mais pessoas acessam a internet em busca de informações rápidas, objetivas e diretas. Por esse motivo, os sites vêm passando por constantes modificações com o intuito de alterar seus padrões de usabilidade e serem mais fáceis de serem acessados.

 

Melhorando a usabilidade do seu site, será muito mais fácil o usuário se localizar e encontrar o conteúdo que procura de forma simples e rápida. Para isso, invista em estruturas e layouts simples disponíveis tanto na versão desktop, quando na mobile.

 

Vantagens proporcionadas pela usabilidade

Uma boa usabilidade só irá oferecer benefícios a você e aos visitantes da sua página. Como mencionado anteriormente, quanto mais rápido o internauta encontrar uma informação sobre determinado assunto, mais facilmente terá suas dúvidas sanadas. Além disso, ele terá mais confiabilidade e retornará mais vezes futuramente.

 

Com um site objetivo, o usuário saberá onde encontrar determinada informação sem perder tempo. Dessa maneira, ele ficará mais satisfeito e as chances de divulgá-lo aos amigos nas redes sociais será muito maior.

 

Por outro lado, quanto mais acessos tiver seu site, mais chances você terá de aumentar sua receita e, consequentemente, a lucratividade. Além disso, a URL otimizada e bem estrutura terá um maior tráfego orgânico responsável por elevar a visibilidade dos seus produtos.

 

Sites bem estruturados e com layouts simples tendem a ter um menor custo de manutenção toda vez que alguma alteração precisa ser feita em seu código HTML. Assim, será mais fácil sanar quaisquer bugs ou erros responsáveis por diminuir o tráfego orgânico e a visibilidade do site.

 

Dicas de como melhorar a usabilidade do seu site

Para melhorar a usabilidade do seu site, é preciso seguir algumas dicas capazes de aperfeiçoar sua performance e atrair um número maior de cliques. Produzir conteúdos objetivos que demonstram clareza nas informações é um dos primeiros passos ao tentar promover e otimizar seu site. Saiba mais:

 

– Conteúdos com recursos audiovisuais tendem a despertar ainda mais a atenção do leitor. Por esse motivo, insira imagens, vídeos, GIF´s, áudios e infográficos em cada publicação. Contudo, fique atento, pois a multimídia precisa estar de acordo com o conteúdo do post e incentivar o usuário a continuar navegando no site;

 

– Conhecido como CTA, o Call To Action pode ser inserido tanto no começo, quanto no fim de uma publicação. Geralmente, no H1, esse recurso irá incentivar o leitor a dar continuidade na leitura do post; enquanto no último H2/H3, incentivará o usuário a migrar para outra página do seu domínio;

 

– Investir em uma versão mobile que permite o carregamento do seu site em versões exclusivas para smartphones e demais dispositivos móveis é muito importante em critérios de usabilidade. Hoje, cada vez mais pessoas acessam a internet longe dos computadores e notebooks e, por esse motivo, é preciso atender corretamente essa grande fatia de público;

 

– Dependendo do conteúdo da sua URL, dividi-la em várias subcategorias só irá melhorar sua organização e performance. Um site de animais de estimação, por exemplo, pode ser dividido em temáticas referentes a cachorros, gatos, aves, peixes, dentre outros,

 

– Adicionar um campo de pesquisa no site para o usuário se situar melhor enquanto estiver procurando algo no domínio é muito importante. Dessa forma, será mais fácil localizar publicações antigas já não mais presentes na home.

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

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