04 / jun / 2020
3 MIN.

Link externo

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Assim como o link interno, o link externo é uma forma de você recomendar e linkar um outro site ou portal que julgar relevante.

A inserção de links externos em publicações auxilia o site a ganhar posicionamento perante o Google quando a URL recomendada for direcionada para um conteúdo que possui uma boa qualificação no ranking desse site de busca.

Quando indicado, um site bem posicionado aumenta ainda mais a credibilidade e qualidade perante os buscadores, além de ajudar a página na qual está inserida o link externo a elevar sua posição no ranking do algoritmo de pesquisa.

Por isso, caso sua página tenha sido indicada por algum portal, blog ou site, é sinal de que o publicador possui confiança plena no conteúdo nela mostrado e oferece um voto de confiança para você.

Tipos de links externos

Existem dois tipos de linkagem externa: o nofollow e o dofollow. Apesar de parecidos, eles possuem algumas diferenças que precisam ser analisadas antes de publicá-los em uma plataforma digital.

O link nofollow é aquele que faz com que seu site não possua relação com sites de baixa qualidade. Geralmente, esse tipo de linkagem é encontrada em comentários de posts em blog e assinaturas de artigos em fóruns de discussão.

Normalmente, sites que qualquer pessoa pode editar fazem muito uso de nofollow, pelo fato desses links gerarem tráfego para uma URL; porém, ao mesmo tempo, não oferecem link juice a ela.

Existem algumas ferramentas e plugins que podem ser instalados em qualquer navegador web de maneira a fazer com que todos os links nofollow sejam identificados. Um dos instrumentos mais conhecidos desse ramo é o SEO for Chrome.

Já os links dofollow são aqueles que podem ser chamados de normais, além de serem o tipo de linkagem mais usada quando o assunto é link building. Quanto mais link dofollow seu site receber, mais relevante ele será nos mecanismos de busca. Ele ainda oferece link juice para seu site receber mais visualizações.

Nas páginas de fóruns de discussão, o ideal é que plugins sejam instalados com o intuito de deflagrar qualquer link que esteja sendo escrito por usuários, pois, caso contrário, este URL pode perder credibilidade e posicionamento no Google.

Como os buscadores analisam um link externo

Diariamente, vários links externos são publicados em sites, portais e blogs com o intuito de alcançarem um maior número de visualizações. Entretanto, cada buscador em específico irá analisar cada URL e julgam quais são as mais adequadas para preencherem o ranking do resultado de busca.

Buscadores costumam analisar um link externo a partir do pressuposto de quão confiável é a URL que você está indicando. Um exemplo disso é quando um site confiável, que possui uma excelente colocação no site de pesquisa, tem sua URL mostrada em um blog iniciante, que não utiliza muitas ferramentas de conteúdo como fonte para um texto publicado; nesse caso, o site indicado não se tornará muito visível e o blog pouco irá subir perante o algoritmo de cada mecanismo de busca.

O mesmo vale para um site que se encontra em uma boa colocação em todos os buscadores da web, no momento em que ele lançar um link externo de um blog desconhecido em algum texto. Esse site perderá posicionamento no site de busca, visto que a URL indicada não corresponde a um conteúdo confiável ou que ainda não conquistou nome no mercado.

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