24 / jan / 2024
Mercado
9 MIN.

Como avaliar a qualidade de uma agência de SEO?

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Como avaliar a qualidade de uma agência de SEO?
Sumário

Conteúdo atualizado em 24/01/2024

Imagine o seguinte cenário: você chegou à conclusão de que o melhor para o seu negócio é contar com uma agência para realizar o trabalho de marketing digital. E o melhor para o trabalho de SEO é contar com uma agência especializada nisso.

Essa decisão foi tomada por uma série de fatores (experiências negativas anteriores, agências que fazem todo o trabalho de marketing e que não entregam o trabalho de SEO com a qualidade necessária, internalização mal-sucedida, etc.). Mas a próxima pergunta — e talvez a mais importante — é: como confiar o trabalho em uma agência de SEO que vou contratar?

Aqui, na Gear SEO, há uma preocupação prioritária com todo o nosso processo de um projeto de SEO, e somos obcecados em melhorá-lo todos os dias, sendo o nosso principal ativo na organização. Porém, ele é 100% interno e único. Ou seja, não há como conhecê-lo 100% sem ser nosso cliente.

Sabemos que o preço do projeto é um fator decisivo para a contratação de uma agência. Inclusive criamos uma matéria completa explicando o preço certo de um projeto de SEO. Porém, há também outras duas preocupações constantes que deixamos muito claras não só para os nossos clientes, mas também para todas as organizações que queriam nos conhecer a fim de entender a nossa definição de confiança: clientes e equipe. Abaixo, entramos em detalhes sobre esses dois temas.

O que os nossos clientes dizem

Desde o início, buscamos alguma ferramenta ou metodologia que mostrasse exatamente o que os nossos clientes dizem sobre a Gear SEO. O NPS, por exemplo, é uma excelente metodologia para definir o nosso grau de satisfação, mas não adianta nada divulgarmos que temos a nota do NPS de 90 sem a comprovação de fato. Há várias ferramentas que realizam esse trabalho, porém não têm uma visão clara sobre como essa nota foi atribuída.

Pensando nessa questão, decidimos utilizar uma ferramenta pública e que tenha a finalidade única de ser transparente em relação aos nossos clientes e ex-clientes: a Trustpilot (trustpilot.com).

De acordo com a ferramenta, seu propósito é exatamente o que precisamos: “A Trustpilot é gratuita e aberta a todas as empresas e consumidores no mundo todo. Compartilhar suas experiências ajuda outras pessoas a fazerem escolhas melhores e empresas a continuarem melhorando”. Ou seja, ela funciona como um Tripadvisor para Serviços.

Essa é a nossa posição de avaliação em 24 de janeiro de 2024. Com base nisso, decidimos enviar o formulário de avaliação para todos os nossos clientes e aguardar as respostas. Como somos uma agência especializada em SEO que realiza grandes projetos, atendendo todas as frentes, sabemos que não podemos ter uma infinidade de clientes. É por isso que temos um número de avaliações significativo por parte deles em relação ao trabalho que estamos desenvolvendo.

Algumas características da Gear SEO que corroboram com a nota acima:

Relacionamento direto com o cliente

Não temos um departamento de atendimento e nunca teremos. Acreditamos que um projeto de SEO deve ser tratado diretamente com as partes interessadas, e as dúvidas devem ser resolvidas com os profissionais corretos.

Para nós, faz mais sentido o analista-técnico de SEO conversar diretamente com o profissional de desenvolvimento do nosso clientes, evitando ruídos na comunicação. Isso vale para todas as outras frentes do projeto: Estratégia, On-Page, Conteúdo, Link Building e Resultados.

Temos também muito claro quais são as melhores práticas para o relacionamento entre a Gear SEO e os nossos clientes. Inclusive temos um material explicativo com as nossas considerações sobre uma relação produtiva e improdutiva na condução de um projeto de SEO com os clientes.

Canais de comunicação

Atualmente, temos três níveis de canais de atendimento: nosso canal de atendimento padrão por e-mail ou através da Plataforma de Projetos, onde costumamos documentar todas as decisões e instruções importantes para consultas posteriores; reuniões por videoconferência, nas quais buscamos detalhar todas as atividades e tirar todas as dúvidas e, por último, temos o atendimento via Whatsapp, que serve como um grupo com todos os envolvidos no projeto para dúvidas rápidas e alinhamentos pontuais.

Organização das atividades

Cada uma das nossas áreas de atuação dentro de um projeto de SEO (Estratégia, On-Page, Conteúdo, Link Building e resultados) possui um responsável (head) e uma equipe dedicada para atuar nessas frentes.

Desde o primeiro dia de um projeto, integramos todos e deixamos claro que esse é o formato com o qual trabalhamos, e que cada uma dessas áreas possui especialidades diferentes, porém complementares no projeto de SEO. Preparamos, inclusive, um conteúdo explicando como funciona o nosso processo de SEO.

Além disso, antes de avançarmos para um projeto de SEO com todos os clientes, sempre comunicamos que temos o nosso programa chamado “SEO na prática” onde exemplificamos a nossa metodologia de trabalho através de um projeto exemplo que disponibilizamos.

Foco no trabalho e resultados claros

A primeira mensagem que costumamos transmitir para o nosso cliente é de que o trabalho não virá no curto prazo, e que, sem ele, não conseguiremos atingir nosso objetivo. Com isso, já entendemos também qual é o esforço e o foco que o cliente disponibilizará para participar diretamente do projeto.

Com base nisso, temos dois indicadores importantes sobre os quais conversamos sempre: a análise qualitativa, onde mostramos todas as tarefas do projeto que precisarão ser realizadas e entregues durante o período, e a análise quantitativa, onde mostramos todos os resultados e métricas do projeto.

O mais importante nessa dinâmica é entender que a análise quantitativa é uma consequência da análise qualitativa, e isso fica muito claro desde o primeiro dia de projeto com os nossos clientes.

A equipe Gear SEO

Se, de um lado, temos os feedbacks dos nossos clientes por meio da ferramenta que elegemos, precisamos também demonstrar de forma prática a nossa preocupação com todos que trabalham na Gear SEO. Para cumprir essa missão temos o Glassdoor (glassdoor.com) como ferramenta principal para medir o nível de satisfação de todos que trabalham ou já trabalharam na Gear SEO.

Essa é a nossa posição de avaliação em 24 de janeiro de 2024. Incentivamos a participação de todos que trabalham ou já trabalharam na Gear SEO na avaliação. É com base nessa ferramenta que melhoramos todos os dias e mensuramos como estamos nos saindo em relação à concorrência.

Algumas características da Gear SEO que corroboram com a nota acima:

Objetivos claros

Só há um objetivo aqui na organização: respirar SEO todos os dias. Essa premissa já nos ajuda muito a encontrar os profissionais que pensem exatamente dessa forma e, principalmente, que gostem de trabalhar com SEO. Em todos os momentos, deixamos claro que não trabalharemos com outros canais de aquisições e todo produto ou serviço que lançarmos será pensado única e exclusivamente em SEO.

A Gear SEO não é uma empresa de uma pessoa só

Acreditamos que a Gear SEO não é uma organização de um profissional só. No final do dia, queremos que os nossos clientes e demais organizações enxerguem nossa empresa como um grupo de profissionais altamente capacitados e que todos saibam quem são. O profissional de Recursos Humanos comentará e divulgará informações sobre a sua área, o head da área técnica produzirá e divulgará informações sobre a sua área, e assim por diante.

A Gear SEO não pode ser só o nome do fundador. Há vários profissionais por trás que também contribuem ativamente todos os dias.

Nada de sacrifícios

Temos como premissa sermos o mais próximo possível do que acreditamos que uma agência deveria ser em relação às atividades: não trabalhar ou responder e-mails e mensagens até tarde ou nos finais de semana, incentivar a participação, fazer treinamentos sempre que possível e disponibilizar todas as ferramentas necessárias para a realização do trabalho com qualidade. Parece básico, mas é uma preocupação latente na área de Recursos Humanos.

Os cargos e funções são claramente estabelecidos para todos assim como as premissas para promoções. Essa questão é importante para garantirmos que um estagiário, por exemplo, não seja responsável por tomar conta de um projeto inteiro sozinho.

Capacitação e treinamentos

Entendemos, também, que o nosso processo é específico da nossa organização e, para isso, precisamos treinar toda a equipe, tendo experiência ou não. Com isso, contamos com treinamentos periódicos em todas as frentes do projeto de SEO. O objetivo é garantir que toda a equipe tenha conhecimento do projeto como um todo. Isso facilita principalmente a dinâmica entre as diferentes áreas e necessidades de cada uma delas.

Home Office em 99% das atividades

Temos a premissa do Home Office para 99% das atividades. O escritório ainda está disponível em nossa sede na Avenida Paulista, porém, utilizamos para encontros pontuais ou reuniões com os clientes onde a presença física é necessária.

Considerações finais

Temos plena consciência de que as duas formas acima não são as mais reconhecidas do mercado nem padrões para determinar se uma empresa é confiável ou não. Porém, são as formas que consideramos mais claras para ter o feedback dos nossos clientes e equipe de forma transparente e por meio de ferramentas externas que têm exatamente esse objetivo.

Também temos conhecimento de que não somos perfeitos. As notas estão aí inclusive para demonstrar que temos pontos a melhorar todos os dias em todas as áreas. A mensagem principal da Gear SEO visa deixar claro que somos um grupo de profissionais respirando SEO todos os dias para atender da melhor forma possível todos os nossos clientes.

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