24 / jan / 2024
Conteúdo
6 MIN.

6 razões para terceirizar o Marketing de Conteúdo

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

6 razões para terceirizar o Marketing de Conteúdo
Sumário

Porque avaliar a terceirização do Marketing de conteúdo nem sempre é uma ideia a ser descartada. Abaixo listamos algumas razões para considerar contratar um serviço de Marketing de conteúdo para a sua empresa.

Razoes para contratar marketing de conteudo

 

Marketing de Conteúdo não é um bicho de 7 cabeças, mas é preciso ter muita atenção

Principalmente para concentrar os esforços em cima de um trabalho de SEO focado em palavras-chaves que são estratégicas para o seu negócio. Se você possui uma lista com todas as principais Keywords que está trabalhando, você utilizará todas elas na produção do conteúdo assim como todas as palavras-chaves que fazem parte do campo semântico também.

1 – Redução de tempo dedicado a atividade de produção de conteúdo

Todas as empresas possuem uma grande quantidade de informações sobre todas as atividades em que opera. Geralmente as equipes contam com profissionais altamente capacitados e com alto nível de conhecimento. O problema maior é que a rotina do dia-a-dia e a importância da atividade que esses profissionais realizam na empresa não permite estrutura alguma material para ser compartilhado com um determinado público. Muito menos utilizar uma estratégia concreta de SEO e produção de conteúdo para elaborar um material mais consistente e direcionado.

Geralmente as equipes de Marketing para desenvolvimento de conteúdo já possuem a experiência, ferramentas e processos definidos para a execução desde o planejamento até a entrega do conteúdo para o cliente.

2 – Resultados x Investimento

A contratação de profissionais especializados em produção de conteúdo pode ser uma tarefa cara para a empresa. Depois esse profissional precisará entender toda a comunicação e definições do negócio. Agora imagina como é preparar uma equipe de profissionais de produção de conteúdo. Além da contratação, será necessário também a compra de ferramentas, alocação de espaço para eles e também provavelmente uma empresa ou profissional para organizar toda a demanda estratégica do que deverá ser produzido ao longo do tempo.

A contratação de serviços de Marketing de conteúdo é uma aposta visando a qualidade. Depois que a equipe ou o profissional fica dedicado exclusivamente para a empresa, a definição do posicionamento da marca e os resultados começam a aparecer. Esta equipe ou profissional também poderá contribuir ativamente com ideias que surgem através da visão externa promovendo soluções criativas através de diferentes perspectivas.

3 – Otimização da Equipe de Produção de conteúdo

Especialmente para pequenas e médias empresas que precisam otimizar o máximo possível todos os profissionais. Certamente não poderão investir em uma equipe dedicada para o Marketing de Conteúdo e precisam priorizar outras atividades. Geralmente priorizam a contratação de profissionais de vendas qualificados e mão de obra necessária para garantir a visão dos diretores e concentrar-se nas atividades relacionadas ao Core Business.

Principalmente para Startups que otimizam o máximo possível o número de profissionais e mensuram o headcount com base no número de clientes.

4 – Garantir o foco no negócio

Com a contratação de uma empresa de Marketing de Conteúdo a equipe de Marketing poderá concentrar esforços nas atividades que não exigem mão de obra operacional, com a estratégia e análise de resultados por exemplo, a prioridade desses profissionais não é a comunicação e sim o atendimento à todas as necessidades do cliente.

O fluxo contínuo de publicação de conteúdo também precisa ser constante e com qualidade para reforçar a presença, conquistar e promover potenciais clientes.

5 – Confiança na produção de conteúdo

O grande desafio da produção de conteúdo é a legitimidade e originalidade. Todos os dias assistimos casos de cópia de conteúdos não confiáveis por sites que não possuem nenhuma responsabilidade riscos de expressar opiniões e quando copiado pode tornar-se um grande problema para a empresa por conta do teor comprometendo seriamente a imagem da empresa.

O papel da empresa provedora de conteúdo também é garantir que a empresa contratante consiga superar o desafio de produzir conteúdo original, sem cópias, com qualidade e utilidade para o público alvo. Isso garantirá também que todo o conteúdo produzido tenha uma direção de texto e e voz da marca únicos (estilo que representa a ideologia da empresa) e não prejudiquem os direitos autorais com a informação correta.

6 – Automatização do processo

Quanto consideramos a terceirização de uma empresa de Marketing de Conteúdo é importante ter em mente que a participação ativa das duas empresas será necessária, pois ninguém entende melhor das atividades e do mercado do que a empresa que fará a contratação. A questão principal é o tipo de interação e o quanto automatizado estará essa participação. Quanto mais informações a empresa entregar para a equipe de conteúdo melhor será a automatização do processo. Para isso é importante avaliar a quantidade de pessoas envolvidas, a quantidade, o esforço e os recursos necessários para a otimização dessa atividade.

Há várias ferramentas de automatização de conteúdo no mercado, algumas conhecidas com o buzzsumo.com, ou bubbl.us que facilitam muito o planejamento, execução e monitoramento dos resultados para todos os conteúdos produzidos.

Finalizando…

Depois de ler esses tópicos acima e decidir investir em uma estratégia eficiente de conteúdo, é hora de perguntar se a sua empresa está preparada para demandar essa tarefa para um terceiro. Abaixo listamos 4 características de empresas que precisam terceirizar o conteúdo:

Empresas sem um propósito em Marketing Digital

Empresas que investem dinheiro em resultados de curto prazo, sem planejamento de recursos necessários para uma estratégia de Marketing em médio e longo prazo não possuem comprometimento com uma estratégia de resultados a longo prazo através de Marketing de Conteúdo.

Empresas que não possuem uma estratégia definida para conteúdo

Em outras palavras: Essas empresas querem comunicar-se porém não sabem sobre o que, como e quando fazer adequadamente. Todo mundo quer aumentar as vendas, fidelizar clientes, aumentar a relevância da marca porém, o mais importante é priorizar cada um desses objetivos de acordo com o momento da empresa. A questão principal aqui é primeiramente “organizar a casa”.

Empresas no começa das atividades

São as que não conhecem as necessidade e não dimensionaram ainda o seu potencial em relação a o público alvo. Normalmente ainda estão em fase de formação de um público alvo.

Empresas que não possuem plataforma de promoção de conteúdo

São as que não estão presentes no meio digital (Blogs, redes sociais, agregadores de conteúdo, etc) e não tem uma equipe para liderar esse trabalho. Uma empresa de conteúdo pode ajudar ativamente com esse trabalho, desde que tenha um profissional para cuidar de todos os resultados e objetivos esperados.

Veja com a Gear SEO o que podemos fazer para alavancar e automatizar o Marketing de Conteúdo na sua empresa. Consulte-nos.

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