02 / maio / 2024
On-page
4 MIN.

Como criar um blog? Confira um guia sobre o assunto!

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Como criar um blog? Confira um guia sobre o assunto!
Sumário

Já parou para pensar em como criar um blog? Essa é uma estratégia muito interessante que traz vários benefícios para um negócio. Você pode oferecer conteúdos de qualidade para os usuários. A seguir, confira um guia completo sobre o assunto!

Blog: o que é e quais são os benefícios para uma marca?

Afinal, o que é blog? Ele é um espaço para criar conteúdos sobre assuntos relacionados à sua marca. Se você trabalha, por exemplo, com produtos alimentícios, pode publicar artigos com receitas que usem seus itens. É uma estratégia que ajuda a gerar interesse pela sua empresa.

Ao publicar conteúdos relevantes, você se torna um especialista no seu segmento de mercado. Outro ponto interessante do blog é que ele ajuda na jornada de compra do cliente: nos artigos, é possível fazer linkagens que levam às categorias e páginas do seu site.

Quanto mais completo for o seu conteúdo de blog, melhor será a experiência do leitor. Você pode adicionar citações, itens gráficos e outros elementos que ajudem a deixar a leitura o mais completa possível. Consequentemente, isso gera oportunidades para negócios.

O que é importante na hora de criar um blog?

Agora que você já entendeu a importância dessa estratégia, é hora de compreender como criar um blog. Kaique Masi, líder de Produtos Web da área de On-Page da Gear SEO, explica que “o processo de criação requer uma combinação de fatores para atingir o sucesso”. 

“Um dos pontos fundamentais na hora de criar um blog é o desenvolvimento de uma identidade visual consistente. O design deve refletir sua marca e atrair os visitantes. Além disso, é necessário planejar a estrutura para que ela garanta uma boa experiência do usuário ao mesmo tempo em que trabalha outros pontos, como SEO e acessibilidade”, completa o especialista.

Kaique continua: “falando em SEO, é importante se atentar às boas práticas na hora da criação do blog. Fatores como a inclusão de um título único por página, o caminho de navegação e até mesmo a performance de carregamento podem determinar o sucesso ou não do projeto”.

Onde é possível criar um blog?

Uma das dúvidas mais comuns ao construir um blog é: qual plataforma usar para ele? “Hoje em dia, existem muitas opções. A mais adequada pode variar de acordo com o propósito e o nível de experiência de quem irá criar”, expõe Kaique. O especialista indica uma lista com as mais conhecidas:

  • WordPress.org: a mais popular atualmente. Oferece um alto nível de personalização e controle total sobre as informações e código;
  • WordPress.com: versão auto-hospedada do WordPress. Ela oferece algumas facilidades, mas não dá ao administrador o controle total. 
  • Medium: plataforma de publicações que tem como característica uma comunidade ativa, além de recursos de descoberta de conteúdo;
  • WIX: plataforma de fácil utilização que, geralmente, não requer conhecimento técnico para a construção; 
  • Blogger: ferramenta do Google de fácil utilização que também não requer conhecimento técnico para a criação.

Para escolher a plataforma ideal e aprender como criar um blog dentro dela, você deve analisar qual é a melhor opção para o seu negócio. Isso envolve avaliar desde a equipe que fará o desenvolvimento até as funcionalidades e plugins oferecidos.

Pontos de alerta ao criar um blog

Criar site e blog são experiências distintas e, por isso, existem pontos de alerta específicos para cada um deles. Em primeiro lugar, Kaique indica que o sucesso de um blog não depende exclusivamente de um fator. Como você viu anteriormente, a própria plataforma pode ter limitações.

Kaique destaca que há “alguns pontos de atenção na hora da criação de um blog. Entre eles, podemos indicar usabilidade (UX), interface do usuário (UI), SEO, performance e segurança”.

Por isso, fazer um projeto organizado é uma ótima maneira de garantir mais sucesso para o blog. Trace metas, defina quem irá produzir o design e os conteúdos e, é claro, acompanhe os resultados para ver se a estratégia está dando certo.

Conheça mais sobre o universo de SEO!

Pronto! Agora, você já sabe como criar um blog e quais são os pontos importantes a se observar durante o processo. Confira outros conteúdos sobre o universo de SEO e aproveite para conhecer mais sobre a Gear SEO: agência especializada para ajudar nos seus projetos. 

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita