07 / maio / 2024
On-page
6 MIN.

Como fazer um site: guia rápido para uma criação descomplicada 

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Como fazer um site: guia rápido para uma criação descomplicada 
Sumário

Se você tem um negócio e quer saber como fazer um site, este é o artigo ideal para tirar suas dúvidas. Essa é uma das etapas mais importantes para as atividades comerciais, institucionais ou comunicativas da empresa, pois o domínio representa um dos principais pontos de contato entre a marca e o público.

Montar um site é uma tarefa complexa. É preciso se atentar a diferentes pontos, desde o desenvolvimento até o monitoramento depois que o domínio vai ao ar. A Gear conta, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre esse processo de forma simplificada!

O que é preciso para criar um site?

Ao pensar em como fazer um site, a maioria das pessoas já quer mexer no design e no desenvolvimento das páginas. Porém, é preciso dar um passo atrás e se planejar. A primeira etapa é definir o propósito do site: se ele será institucional, e-commerce, blog ou misto. 

Com essa definição, é possível escolher a plataforma adequada para criar o site do zero. Segundo Kaique Masi, Líder de Produtos Web da Gear SEO, começa-se desenvolvendo um mapa do domínio. É feita uma listagem de todas as páginas a serem criadas e uma estrutura de categorias e classificação dos conteúdos.

O mapa do site é um elemento indispensável, pois, uma vez que ele está estruturado e completo, melhora a navegabilidade. Ele define as possíveis sequências selecionadas pelo usuário, facilitando a experiência e evitando que o público abandone a página por não encontrar um caminho fácil até o produto desejado.

“Após a definição do mapa do site, já é possível organizar os conteúdos e pensar no visual. Geralmente, o layout é criado considerando as referências visuais, a estrutura e as boas práticas de SEO. Posteriormente, os textos são organizados com base nesse modelo aprovado”, explica o especialista da Gear. 

Quais são as etapas de criação?

O líder de Produtos Web simplifica as etapas seguintes para quem ainda não sabe como criar um site

  • captação de referências visuais; 
  • criação de layout; 
  • criação de conteúdo; 
  • desenvolvimento; 
  • cadastro de conteúdo; 
  • publicação.

Os conteúdos são criados considerando cada tipo de página. Eles podem ser categorizados nos textos de home, categoria, subcategoria, produtos, listas e blog. Todos eles têm características distintas, como informações úteis à jornada de compra e dados da marca. 

SEO na criação de conteúdo

Tem como fazer um site focando em SEO? Com certeza! Ao utilizá-lo na criação dos conteúdos, por exemplo, você direciona os textos para a persona do negócio, além de facilitar o rastreamento e a indexação das páginas nos mecanismos de busca. 

Como escolher a melhor plataforma?

“A plataforma a ser utilizada depende muito do propósito do site. Existem algumas focadas em e-commerce que fornecem toda a estrutura necessária para o gerenciamento dos produtos, meios de pagamento, entre outros detalhes”, diz o especialista em Produtos Web. 

Há, também, plataformas focadas em blogs. Nelas, o gerenciamento de conteúdo é mais simples e direto. Além disso, a organização das postagens é mais ágil. 

As principais plataformas disponíveis no mercado são: Shopify, VTEX, Magento, Nuvemshop, Loja Integrada e Deco. Cada uma tem características próprias que influenciam na disposição das páginas, nas aplicações de recomendações técnicas e nas facilidades ao configurar o site.

Em geral, ao fazer um site, é possível escolher a plataforma pensando nos elementos que facilitam a configuração, a utilização diária e o monitoramento do domínio. Entre eles, estão: suporte para mobile, edição de elementos de SEO (como tag title e meta description), organização de códigos etc. 

Quais são os custos da criação de um site?

Agora, é hora de esclarecer uma das principais dúvidas sobre como fazer um site: é possível criá-lo sem custos? Segundo Kaique, sim — dependendo da plataforma escolhida e do nível de conhecimento do responsável pela criação. 

“Em alguns casos, como na criação de um blog utilizando WordPress, é possível realizar o desenvolvimento em um ambiente local (apenas no computador do desenvolvedor). Depois que ele estiver pronto, é necessário contratar servidor, domínio, entre outros serviços. Entretanto, essa é uma opção específica”, explica.

Algumas plataformas de e-commerce também disponibilizam planos gratuitos para o desenvolvimento de sites. Porém, essas versões são limitadas. Você pode ter a necessidade de contratar um plano para atividades mais complexas, como a realização das vendas.

A criação de um site costuma não ter custo, entretanto, o servidor de hospedagem e de domínio, bem como o certificado de segurança, são pagos. Os valores variam conforme o tipo de serviço e a época de contratação, que passa por reajustes em diferentes periodicidades. 

Por que optar pela contratação da criação do site?

Ainda que seja possível desenvolver um site por conta própria, o processo é mais complexo do que se imagina. Por isso, muitas pessoas procuram ajuda profissional. Assim, é desenvolvido um projeto que prioriza outros pontos além de um visual atrativo, como performance, SEO, usabilidade, segurança e rastreabilidade.

“A criação de um site geralmente envolve um profissional que irá cuidar da interface do usuário (UI) e outro que irá cuidar da experiência do usuário (UX). Também podemos citar o desenvolvedor, que irá garantir a maior qualidade ao visual e às funcionalidades sem abrir mão das boas práticas na criação de códigos”, diz Kaique.

Pensando nisso, é altamente indicado contratar uma agência especializada em criação de site, que desenvolva um projeto personalizado. Contando com especialistas, você tem mais chances de ter resultados satisfatórios.

Saiba tudo o que é essencial para seu site na Gear SEO!

Entendeu como fazer um site e quer ajuda de especialistas? Conte com a Gear SEO, agência especializada em SEO que desenvolve um projeto exclusivo para o seu negócio. Você pode aprender muito mais sobre desenvolvimento digital nos conteúdos do blog! Confira!

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita