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Autoridade de domínio: o que é e como auxilia na relevância em buscas orgânicas

O termo Autoridade de Domínio, também conhecido por Domain Authority (DA), é uma métrica utilizada para medir a relevância de determinado site de acordo com os algoritmos utilizados pelo Google. Quanto maior a relevância de um domínio, maiores as chances de ele aparecer entre os primeiros resultados de busca.

Para classificar os sites são utilizadas notas de 0 a 100, considerando 100 como a nota máxima. Assim, o DA de um site é dividido entre todos os sites aos quais aquele domínio está vinculado (com links para dofollow). Por isso, muitas vezes, é mais fácil aumentar o seu DA por sites com menores notas, mas que também mencionam um menor número de domínios.

Entre os sites com as maiores notas estão as principais redes sociais e plataformas de vídeo: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e LinkedIn, respectivamente. Alguns critérios são levados em consideração na elaboração dessa média, tais como reputação do site, idade do domínio — quanto mais antigo o site, maior o tempo de indexação e, por consequência, a relevância — e qualidade do conteúdo.

No entanto, além da autoridade de domínio, outros pontos são levados em consideração para aumentar o tráfego do site. Assim, nem sempre um site com DA 20 terá mais tráfego do que um DA 10. Entre os pontos de atenção estão:

  • O potencial total de tráfego de pesquisa do setor ao qual o site pertence;
  • O potencial de tráfego de pesquisa dos tópicos que cada site está cobrindo,
  • O nível de competição por esses tópicos no nicho.

Como entender essa métrica?

O trabalho de Link Building é focado em aumentar a relevância de sites por meio da publicação de conteúdos jornalísticos e informativos em portais com uma boa autoridade de domínio, provocando uma transmissão dessa relevância.

Assim, ocorre um aumento de popularidade. É como se várias pessoas estivessem falando de forma positiva de um único domínio. É importante ressaltar que esse processo deve ser natural para um crescimento saudável de backlinks.

Dessa forma, deve-se selecionar sites parceiros com boas notas para publicar o conteúdo que contém a URL destino que procura aumentar o DA. Nesse cenário, o Google interpreta que, a partir de um site de alta relevância, ocorre uma transmissão dessa autoridade de domínio para a URL linkada.

Quais os critérios para um bom DA?

O primeiro passo para um bom Domain Authority é oferecer conteúdos de excelência, sempre priorizando fontes confiáveis e com validação de especialistas da área. Por exemplo, ao criar um conteúdo de saúde, é fundamental contar com a revisão de um médico.

Nesse contexto, o domínio se destaca e demonstra confiabilidade frente aos demais produtores de conteúdo na rede, como portais, blogs e jornais. Além disso, outros pontos devem ser levados em consideração. São eles:

  • Total de links inseridos;
  • Diversidade de links;
  • Qualidade dos links;
  • Quantidade de compartilhamentos e likes em mídias sociais;
  • Tempo do domínio;
  • Reputação do site,
  • Qualidade de links.

Para saber qual a autoridade de domínio do site, é possível contar com o suporte de algumas ferramentas. Entre as mais conhecidas estão o Moz e o Open Site Explorer, que simulam o algoritmo do Google analisando a indexação do site.

Como o Link Building atua no aumento do DA?

Um bom Domain Authority considera alguns fatores que são difíceis mensurar de forma assertiva, por isso essa métrica pode apresentar resultados oscilantes. No entanto, quando há um bom trabalho de Link Building em busca de conquistar relevância para o site, esse número tende a se manter mais constante.

Assim, deve-se acompanhar se os links inseridos possuem boa aceitação por parte do usuário. A ferramenta Link Popularity fornece uma relação entre a quantidade de links externos com a taxa de conversão.

Após essa primeira métrica, o tempo de permanência do visitante no site de destino da linkagem é outro diferencial. O ideal é que o backlink esteja inserido em sites do mesmo segmento, aumentando a chance de o usuário se interessar pelo domínio citado.

Vale ressaltar que a troca de links deve sempre ser natural. Alguns domínios procuram portais com boa nota e oferecem parcerias pagas. No entanto, o Google consegue monitorar tais procedimentos por meio de informações como IP, reciprocal links e informações de registro. Dessa forma, provoca a punição de ambos os domínios.

Além disso, vale se atentar ao tipo de menção na linkagem. O site de origem deve categorizar o domínio destino como follow, para que haja a transferência de relevância.

Nós, da Gear SEO, possuímos mais de 2 mil parceiros cadastrados para a publicação de conteúdos desenvolvidos em nosso projeto de SEO. Atuamos a partir das diretrizes de boas práticas, analisando criticamente esses parceiros do ponto de vista de SEO, e garantimos a publicação no ar por tempo indeterminado.

Por que ter uma boa autoridade de domínio é importante?

O trabalho para aumentar a relevância do site frente aos demais deve ser desenvolvido em associação a outros princípios de otimização, como técnicas de SEO on-page e produção de conteúdos originais para as páginas internas do site.

Diante dos altos custos que o investimento em mídia paga exige, a procura por aumento do tráfego orgânico por meio de um bom ranqueamento na Search Engine Results Page (SERP) e leads qualificados é um diferencial dentro da estratégia de marketing digital dos negócios.

Entre os KPIs analisados em uma campanha de SEO estão: visitas orgânicas, conversão de tráfego, ticket médio, receita e quantidade de leads gerados.

Na Gear SEO, realizamos esse trabalho de forma independente às demais áreas de atuação, procurando uma otimização off-page. O objetivo dessa abordagem é fornecer conteúdos imparciais e sem relação com o cliente, além da URL linkada, tornando a comunicação natural e a pauta interessante para os nossos parceiros.

Ana Flávia Cézar

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