Persona: você sabe quem é seu cliente?
No marketing digital, a persona significa a representação imaginária do cliente ideal de uma empresa. Cada negócio tem uma ou mais personas, independentemente do setor em que atue. No entanto, nem todo gestor tem claro quem é o cliente dele — e isso pode resultar em menos resultados do que se imagina.
Ao identificar a persona, é possível criar conteúdos direcionados para ela, ajudando-a no processo de compra. Você sabe é que é o seu cliente? Se a resposta for não, leia o nosso post e aprenda mais sobre o assunto!
Importância da persona
Para encontrar a persona, é necessário analisar o banco de dados da empresa. Essa análise ajuda a identificar comportamentos, motivações e até extrair histórias pessoais do público-alvo.
As empresas que não pensam na persona podem estar direcionando esforços para os clientes errados. É como tentar anunciar um rodízio japonês para alguém que é alérgico a todos os tipos de peixe: a compra dificilmente irá se realizar. Por outro lado, há milhares de pessoas que adoram essa culinária.
Desse modo, definir quem é o receptor da sua mensagem irá trazer muitas vantagens para o seu negócio. Primeiramente, isso ajudará a alinhar o estilo dos conteúdos — seja dos textos do blog, posts das redes sociais e até mesmo anúncios digitais.
Além disso, você conseguirá entender onde está esse potencial cliente. Hoje em dia, as plataformas virtuais são diversas e não vale a pena se limitar a pensar em só uma. Por exemplo: boa parte das pessoas está no Facebook, mas talvez a sua persona esteja mais antenada no Instagram.
Persona x público-alvo
Por se tratarem do público da empresa, persona e público-alvo podem ser confundidas em um primeiro momento. Porém, vale destacar que uma palavra complementa a outra e, por isso, são importantes para as estratégias de marketing digital.
O público-alvo é a informação “crua” sobre o cliente. Exemplo: Mulheres, de 20 a 30 anos, solteiras, com ensino superior e renda mensal de R$ 2.000 em média.
O máximo de informação “subjetiva” que o público-alvo oferece é o objetivo, que deve estar de acordo com o produto. No caso do exemplo citado acima, o desejo das mulheres poderia ser estar com a pele do rosto mais hidratada e o produto, um creme.
Por outro lado, a persona é o desenvolvimento das características do público-alvo. Exemplo: Mariana tem 27 anos, é formada em medicina veterinária e adora assuntos relacionados com a natureza. Atualmente, ela procura cosméticos naturais para os cabelos e para a pele.
Como definir a persona?
A definição da persona pode ser feita a partir de alguns questionamentos. Quanto mais informações você obtiver, mais certeira poderá ser a comunicação da sua empresa.
Para isso, confira alguns aspectos que podem ser investigados:
• Quem pode se interessar por seus produtos?;
• Leve em consideração: gênero, idade, localização, nível de instrução e principais características comportamentais;
• O que ele poderia comprar do seu negócio?;
• Quais são os hobbies da sua persona?;
• O que ele deseja para o futuro? Quais são as suas dificuldades no dia a dia?;
• Em quais canais a persona busca informação?
Para realizar esse tipo de pergunta, é importante primeiramente se apresentar e dizer quais são os objetivos dessa abordagem. Ou seja, ganhar a confiança do entrevistado.
O contato pode ser presencial ou a distância, isso não é tão importante. O essencial é coletar as informações que possam ajudar na criação da persona. Além de pensar nas perguntas básicas – como as listadas acima –, é fundamental conduzir a entrevista como uma conversa, dando espaço para que a pessoa possa acrescentar dados relevantes.
Conclusão
Como visto, conhecer a persona é extremamente importante para quem deseja alcançar os melhores resultados nos negócios. É nesse público-alvo que a empresa deve focar seus esforços e para quem deve direcionar o conteúdo.
Vale destacar ainda que uma empresa pode ter mais de uma persona. Um e-commerce de cosméticos, por exemplo, provavelmente vende para homens e mulheres, pessoas mais velhas e mais jovens.
Além disso, boa parte dos compradores é de consumidores que presenteiam outras pessoas. Portanto, quando falamos na “persona” do negócio, não estamos falando apenas de um tipo de cliente. O número irá variar de empresa para empresa, por isso, cada uma deve fazer as próprias pesquisas para descobrir esses dados.