SEO para WooCommerce

O SEO para WooCommerce é uma estratégia para impulsionar o seu site, tornando-o otimizado para uma experiência positiva para o usuário. Esse trabalho constante gera resultados que impactam diferentes áreas do negócio, como o tráfego orgânico e a autoridade da marca. 

Um projeto de SEO requer cuidado, dedicação e expertise. Por isso, o ideal é que seja feito com ajuda de especialistas. A Gear SEO ajuda você com soluções personalizadas conforme as suas necessidades e expectativas. Então, que tal saber como o processo acontece na agência? 

Quais são as vantagens de usar WooCommerce?

WooCommerce é um plugin feito para a criação de lojas virtuais na plataforma do WordPress, que é conhecido pela facilidade de uso. Ele permite a venda de diversos tipos de produtos, com uma ampla possibilidade de pagamento, por meio da integração com outros serviços externos.

“O diferencial do WooCommerce é ser código aberto. Isso significa que temos o controle total do código-fonte, podendo personalizar e adaptar a loja conforme o necessário. Essa é uma grande vantagem, pois, quando falamos de outras plataformas, a personalização e a adaptação são muito limitadas”, explica Vinicius Bento Costa, analista de On-Page da Gear SEO.

O especialista explica que o plugin também se destaca pelas funcionalidades disponibilizadas. Além disso, a otimização do SEO para WooCommerce é facilitada, podendo ser feita de forma direta e indireta por: personalização dos links permanentes das categorias, produtos e tags; geração de sitemap.xml; marcação de dados estruturados. 

Gratuidade

Além das vantagens para fazer SEO, o WooCommerce tem outras relacionadas ao uso e à gestão. A principal é a gratuidade do plugin, que não tem custos para controlar o estoque, gerar cupons de desconto, acompanhar as vendas e as estatísticas da loja.

Flexibilidade de pagamento

Outro diferencial do plugin é a disponibilidade de mais de 100 formas de pagamento para os clientes. É possível integrá-lo a outras plataformas renomadas no mercado e utilizar os meios tradicionais, como cartão de crédito, débito, boleto e transferência.

Facilidade de uso

Assim como o WordPress, o plugin é fácil e intuitivo. Até mesmo gestores iniciantes conseguem mexer nas funcionalidades sozinhos. O menu é simples: indica o catálogo de produtos, os clientes, os pedidos e os relatórios claramente.

Emissão de relatórios

A plataforma fornece relatórios sobre o desempenho da loja, como avaliações das vendas por período, índice de produtos mais vendidos e procurados, e análises do comportamento dos clientes.

Por que?

Por que fazer SEO para WooCommerce?

Afinal, o que é SEO? Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de práticas para otimização de um site, priorizando o melhor posicionamento nos resultados de busca. O trabalho tem resultados de longo prazo e é feito constantemente, buscando aprimorar a experiência do usuário.

A partir de um projeto de SEO, os erros e as falhas do site são identificados para poderem ser corrigidos. Com as melhorias, o usuário tem uma mudança positiva na jornada de compra, identificando-se com a marca. Assim, ele a vê como uma referência e pode a indicá-la para outras pessoas.

Ao fazer SEO para WooCommerce, a estratégia também trabalha as páginas para que elas fiquem mais personalizadas. Isso melhora a experiência do usuário. Ele encontra todas as informações necessárias para responder às dúvidas e tem suas dores atendidas. Assim, faz uma compra alinhada às expectativas, podendo voltar a fechar negócio.

 

Análise
de
SEO

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Projeto na prática: como fazer SEO para WooCommerce?

O projeto de otimização na Gear SEO divide-se em cinco áreas que trabalham em conjunto: On-Page, Estratégia, Conteúdo, Link Building e Business Intelligence (BI). Cada uma é composta por um time de especialistas prontos para analisar o site e aplicar as boas práticas de SEO. 

Para começar, os profissionais de On-Page analisam o domínio por completo. Nessa etapa, eles identificam as melhorias técnicas que afetam o carregamento das páginas, a responsividade, a segurança, a jornada de compras e a rastreabilidade pelos bots do Google.

A área de Estratégia observa os termos trabalhados no site e realiza uma pesquisa densa, definindo as palavras-chave que podem melhorar o posicionamento no Google. Elas também são utilizadas pelo time de Conteúdo, que desenvolve textos em diferentes formatos com base no tom de voz e na persona do negócio. 

O trabalho de Link Building acontece paralelamente, conquistando backlinks que atestem a confiabilidade do domínio e favoreçam a autoridade. Para conferir os resultados de cada área do projeto, os especialistas em BI mensuram os dados, alinhando-os com os clientes e demais envolvidos.

Projeto

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Perguntas
frequentes

O plugin permite a integração com diferentes ferramentas, como o Google Analytics e o Mailchimp. Ambos podem auxiliar com as estratégias de SEO e de marketing, mas há opções voltadas para pagamento, entrega, atendimento ao cliente e gestão.

A quantidade de temas gratuitos no plugin é reduzida — a maioria dos layouts personalizáveis é paga. As opções disponíveis são divididas por setor, facilitando uma escolha assertiva para o negócio.

É possível cadastrar todos os produtos do seu negócio manualmente. Para facilitar o processo, você pode duplicar itens semelhantes e editar a página apenas nos detalhes que se diferenciam.