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Heat Map e Scroll Map: o que é, diferenças e melhores ferramentas

Mapeie o comportamento do usuários e identifique as dificuldades de navegação

Um e-commerce, marca ou blog precisa conhecer seu público para desenvolver um site que contemple a melhor experiência da web, assim garantindo não só a fidelização de seus clientes, como também para atingir novos usuários. Mas como um desenvolvedor técnico, ou mesmo um produtor de conteúdo, filtra essas informações para, assim, montar uma página otimizada?

Para saber quais são as dificuldades dos usuários ou o que eles procuram dentro de uma página, é possível analisar tais comportamentos com o auxílio de algumas tecnologias e ferramentas, que mapeiam visitantes um a um e nos ajudam a analisar suas preferências e necessidades.

Duas tecnologias se destacam quando o assunto é identificar as dificuldades de navegação de um usuário: Heat Map e Scroll Map, encontradas em algumas ferramentas — pagas ou gratuitas.

Heat Map tool: o que é?

O chamado heat map , ou popularmente conhecido como mapa de calor, é um recurso que permite identificar qual é a região de um site que recebe mais cliques, ou seja, quais os botões do menu o usuário mais interage, quais call-to-actions funcionam melhor, dentre outras informações que contribuem para a otimização da página da web.

Identificadas por cores frias, mornas ou quentes, o heat map tool leva em consideração movimentações e cliques do mouse enquanto o internauta estiver navegando em um site. Isso permite identificar quais são os pontos estratégicos para se publicar conteúdo ao longo de toda a página, onde posicionar menus etc.

Vantagens do Heat Map software

São inúmeras as vantagens de ter um site monitorado por meio do Heat Map, pois essa ferramenta ajuda a melhorar a visibilidade do site e, consequentemente, aumentar sua eficiência.

Nesse sentido, somos capazes de mapear na tela do computador ou dispositivo móvel qual é a região do seu site em que há a uma maior quantidade de cliques. Isso é possível graças ao recurso das calor que se espalha por todo o visor.

Vejamos um exemplo: se determinada região estiver pintada de vermelho (quente), é sinal de que ela recebe mais atenção do público em detrimento daquelas em azul (frio). Isso permite com que o administrador de um e-commerce ou blog, por exemplo, saiba posicionar adequadamente os conteúdos mais relevantes, ou seja, que garantirão mais cliques.

Scroll Map

Scroll Map, ou mapa de rolagem, é um recurso que analisa como os usuários se comportam dentro de uma página da web, apontando regiões específicas mais movimentadas/acessadas. Assim como o Heat Map, é definido com cores quentes, mornas e frias, sendo as áreas quentes onde o cursor tem mais notoriedade, e as frias menor destaque.

Nesse sentido, é possível visualizar o tempo médio que um usuário fica estável em um determinado ponto do site e, assim, determinar estratégias para melhorar o desempenho da página e a experiência do usuário.

Map scroll: vantagens

Seu site é otimizado para que o usuário tenha uma visita agradável e eficaz? O conteúdo está posicionado na região certa para atingir o público certo de maneira objetiva? Como podemos identificar essas estratégias para, assim, encontrarmos soluções?

O Map Scroll tem essa finalidade, já que é possível analisar o comportamento e a reação dos visitantes e traçar a melhor estratégia para o site com base nas vantagens e desvantagens apontadas pela ferramenta — no caso, as áreas de maior e menor acesso (quentes e frias, respectivamente) .

Com base nos resultados gerados pela ferramenta, podemos responder algumas perguntas que ajudarão a otimizar não só as estratégias técnicas dentro de um site, mas também a produção de conteúdo mais eficaz, como:

  • As propagandas estão funcionando?
  • As pessoas estão rolando até o final da página ou estão fechando no meio? — ou pior, no início;
  • Devo apostar em uma página curta ou mais longa? Meu conteúdo deve ser extenso ou mais objetivo?
  • Minha página tem incentivos para que o usuário role para baixo e visualize ela por completo?
  • Tais informações são mais relevantes no início ou ao final da página?

Mapeando tais informações, tanto um programador, analista ou produtor de conteúdo é capaz de traçar estratégias eficientes para o site e, assim, melhorar sua reputação — seja com os usuários ou com os motores de busca, como o Google.

Web Heat Map e Scroll Map: melhores ferramentas

Em sua grande maioria, as ferramentas contemplam tanto o recurso Heat Map software e Scroll Map, incluindo também outras ações que também mapeiam informações para melhorias de uma página da web. Entre as três principais, podemos citar:

Crazy Egg

Tratando as interações por cliques  ( Heat Map plugin ), rolagem dos usuários na página (Scroll Map) e quantidade de cliques (Overlay), essa ferramenta possui tanto planos básicos, que contemplam um número limitado de ações, até o plano profissional, que permite maiores e melhores interações, como testes A/B ilimitados e armazenamento de informações expandido.

Click tale

Semelhante ao Crazy Egg, esta, porém, oferece funcionalidades diferenciadas para identificar as dificuldades dos usuários da web, como acompanhar as atividades do visitante em tempo real, seja na função de Heat ou Scroll Map. Saindo na frente da primeira ferramenta quando o assunto é preço, a Click Tale oferece um plano gratuito com 400 gravações por mês e heatmap das páginas principais do site.

Inspeclet

Possuindo os recursos Heat e Scroll Map, essa ferramenta pode ser uma boa pedida para aqueles domínios básicos, que não têm um grande número de acessos por mês e nem utilizem mecânicas mais complexas para o seu desenvolvimento. Assim com a Click Tale, possui um plano gratuito que permite monitorar somente um site; no entanto, este só contempla 100 gravações por mês e heat map do site.

rodrigo@gearseo.com.br

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