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Especialista em SEO: Qual é o perfil desse profissional?

Há alguns anos, os profissionais de SEO passaram a ser buscados de forma mais intensa. Isso acontece porque o trabalho com o marketing digital têm apresentado resultados favoráveis em empresas que fizeram a aplicação das práticas e recomendações de SEO e que, atualmente, estão colhendo os resultados.

Esse fator faz com que, diariamente, milhões de pesquisas sejam feitas sobre o tema: seja por empreendedores que desejam obter os resultados positivos com a maior visibilidade na internet ou por quem deseja se especializar na profissão e passar a atuar como um profissional SEO.

A pergunta que todas as empresas fazem na hora de contratar um serviço de SEO é sempre a mesma: devo contratar um profissional de SEO consultor? devo contratar uma agência de SEO? devo contratar um profissional de SEO para trabalhar dentro da minha empresa? Através dessas dúvidas será quase inevitável que a empresa busque por um “especialista em SEO” para resolver o problema. Mas há uma questão importante em relação à expectativa de se contar com um especialista em SEO para o projeto.

Especialista em SEO: Expectativa e realidade

O ponto principal desse artigo é que quando buscamos por um especialista em SEO, esse profissional provavelmente será a parte principal de um projeto que envolvem outros profissionais também. Ou seja, ele não será responsável sozinho por todo o trabalho de SEO em uma empresa. Se a organização está em busca de um especialista em SEO para desenvolver todas as frentes do projeto, inevitavelmente as expectativas serão frustadas.

É muito comum encontrar anúncios de vagas de emprego para profissionais de SEO exigindo conhecimentos como domínio de escrita, análise de dados, criação de estratégias, ASO, além de saber utilizar WordPress e ter conhecimento técnico em programação. Confira um exemplo de uma vaga para Especialista em SEO:

Analisando esse anúncio, você acredita que apenas uma pessoa seja capaz de realizar todas essas tarefas em um projeto de SEO que envolva todas as frentes (Estratégia, On-Page, Conteúdo, Off-Page)?

O processo de SEO é complexo sendo um conjunto de práticas interdisciplinares, exigindo a atenção em diferentes frentes, desde as tarefas mais técnicas, até as de produção de conteúdo. Para entender melhor esse ciclo, confira o conteúdo exclusivo que fizemos sobre o tema clicando aqui.

O profissional completo existe?

Para responder essa questão, é necessário entender que ainda não existe uma prática oficial para o SEO. Ou seja, as agências e organizações se baseiam nos erros e acertos para definirem alguns pontos, inclusive a atribuição de tarefas para cada profissional do segmento.

Com isso, cada organização constrói a sua metodologia, o que faz com que não haja uma especificação correta das funções de um profissional de SEO. Assim, são passadas informações imprecisas sobre a profissão, fazendo com que empresas e agências a encarem de maneira equivocada.

No geral, encontramos agências e organizações exigindo que o profissional seja qualificado em diversas áreas e, durante a sua atuação, assuma a responsabilidade de diferentes frentes, como técnica, estratégica e de produção de conteúdo.

Muitas empresas baseiam-se também nos resultados de SEO iguais aos de Google Ads, por exemplo, analisando somente o retorno do investimento e não considerando todo o custo de contratação de profissionais e ferramentas para a realização desse trabalho. A mensuração de resultados do trabalho de SEO é diferente da mensuração dos outros canais digitais de aquisição.

Trabalho em equipe

Trabalhar integrado com as demais áreas da organização é o primeiro passo para obter sucesso em uma campanha de SEO que envolva várias frentes de trabalho.

Tendo especialistas atuando em suas determinadas áreas, há ainda mais chances de conquistar os resultados esperados, além de não sobrecarregar o profissional. Em nosso site, você encontra um conteúdo que ilustra melhor essa necessidade. Clique aqui e confira.

Em outras palavras, um bom projeto de SEO funcionará adequadamente se possuir equipes que atuem em comunicação constante e processualmente, uma vez que o trabalho de SEO é um processo contínuo.

Afinal, vale muito mais a pena ter um profissional atuando em determinado setor do que em vários, ao mesmo tempo. Sem contar que o profissional com o perfil técnico terá uma relação mais promissora com a equipe de TI, por exemplo.

Além de oferecer maior qualidade para o serviço oferecido, um profissional voltado para determinada função terá maior propriedade no assunto. Por exemplo: um jornalista será muito mais produtivo no time de conteúdo ao invés de trabalhar diretamente com as questões técnicas On-Page, que não são de seu domínio.

Quanto mais experientes e pró-ativos os profissionais forem em cada uma das etapas, melhor será o resultado de um projeto de SEO. Se não, teremos um profissional generalista e com conhecimentos básicos, que não se identificará com nenhuma frente e, assim, não terá como contribuir ativamente no crescimento do projeto.

Os profissionais envolvidos em um projeto SEO

Agora que ficou mais clara a importância de se realizar um trabalho em equipe ao longo de uma campanha SEO, ao invés de concentrar todas as responsabilidades em apenas uma pessoa, é necessário entender a importância da atuação de algumas frentes. As três principais são:

Estratégia

A equipe de Estratégia SEO é responsável pelo gerenciamento do projeto. Seus profissionais deverão conhecer o cliente e seu segmento para, assim, conseguirem traçar as ações mais assertivas.

Além disso, há uma análise e seleção de palavras-chave que deverão ser trabalhadas no conteúdo a ser publicado. Tais termos devem oferecer as melhores chances de boas posições nos resultados de buscas do Google.

Técnica

A equipe técnica é a responsável por pontos importantes de um site, como:

  • Desempenho;
  • Usabilidade;
  • Estrutura de informações,
  • Código-fonte limpo.

Eles têm, ainda, que se antecipar às atualizações ou mudanças de algoritmos que influenciam no projeto SEO.

Conteúdo

O profissional de conteúdo SEO deverá criar um enredo de relevância ao público, informando sobre o produto e/ou segmento em questão, ao mesmo tempo que aplica estratégias de otimização, como:

  • Palavras-chave;
  • Campo semântico,
  • Links internos;
  • Estrutura do conteúdo.

Outros fatores que devem ser levados em consideração na produção de conteúdo são a persona e a profundidade do tema abordado, que é dividida como topo, meio ou fundo de funil. Além disso, é importante que ele convença o leitor a completar sua jornada e se tornar um cliente ou um lead qualificado.

O perfil de um especialista em SEO

Afirmar que um profissional de SEO é completo significa dizer que o profissional com determinada atuação dentro de um projeto SEO tem domínio completo do tema e suas funções: seja um estrategista, um técnico ou um analista de conteúdo.

É possível que um profissional de SEO possa ter conhecimento em algumas áreas, mas dificilmente a capacidade de atuar com alta qualidade em todas elas. Este, inclusive, é um diferencial no perfil de quem atua com o marketing digital.

“O diferencial para um profissional de SEO é que ele conheça e saiba como funciona todo o processo de SEO. Principalmente, que ele saiba como são realizadas as ações de Estratégia, Conteúdo, Link Building e On-Page. E dentre essas frentes, que ele tenha experiência e conhecimento suficientes para contribuir para o crescimento do projeto”, explica o especialista.

E então, como você imaginava um especialista em SEO antes de ler este artigo? E agora, após essas informações, qual a sua opinião sobre organizações que exigem várias tarefas de apenas um colaborador? Deixe suas respostas nos comentários!

Rodrigo Botinhão

Respirando SEO todos os dias com a equipe da Gear SEO! Para nós, a busca pelo sucesso no tráfego orgânico envolve 100% da agência em todas as frentes: Estratégia, Técnica, Conteúdo e Link Building. No final do dia só o SEO importa.

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