15 / jan / 2024
SEO Local
6 MIN.

SEO Local: como cuidar da sua empresa em tempos de COVID-19

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

SEO Local: como cuidar da sua empresa em tempos de COVID-19
Sumário

Muito utilizado no dia a dia, mas pouco conhecido como ferramenta de marketing digital, o SEO Local é uma importante frente de SEO cujo objetivo é, entre outras coisas, oferecer informações sobre negócios locais e colocá-las em primeiro lugar nas buscas realizadas na pesquisa do Google e do Google Maps.

Com informações como endereço, telefone e website de empresas atribuídas ao Google Meu Negócio, é natural que a pesquisa local seja cada vez mais consultada, sobretudo para serviços e produtos essenciais em tempos de crise de saúde, como é o caso da COVID-19.

Suspensão das atividades

Entre os meses de março e abril, nas primeiras semanas de quarentena, o Google suspendeu todas as atividades relacionadas a avaliações online para traçar um plano de contingenciamento direcionado às empresas que o utilizam. Passado esse período, a plataforma voltou com novidades.

Na fase atual, apesar de operar com número reduzido de funcionários para dar suporte aos usuários do Google Meu Negócio, a plataforma de geolocalização conta com novas atribuições que podem ser utilizadas por empresas que desejam fornecer informações seguras sobre seu funcionamento durante a pandemia.

Horários especiais

Com a maioria dos estabelecimentos fechados, o horário de funcionamento é a principal informação a ser atualizada em negócios locais. Além da capacidade de edição tradicional e dos “horários especiais”, utilizados para feriados e dias específicos, agora o Google também permite marcar uma empresa com o selo de “temporariamente fechada”.

A opção é útil tanto para pequenos negócios, como o salão de cabeleireiro do bairro, quanto para grandes marcas com franquias espalhadas por todo o Brasil. Além de informar corretamente os clientes a respeito do funcionamento, diferentemente da opção “permanentemente fechado”, o recurso não prejudica o posicionamento da empresa no ranking das buscas realizadas durante o tempo que estiverem fechadas.

Informação atualizada

A essência da atividade do profissional de SEO Local está em garantir que uma empresa esteja nas primeiras posições das listagens locais. Para isso, é primordial que as informações relacionadas ao NAP (Nome, Endereço, Telefone, tradução da sigla em inglês) estejam sempre atualizadas.

Além do horário de funcionamento, é preciso garantir que o cliente pesquise pelo endereço da empresa e a encontre no local certo, assim como ao ligar para o número de telefone, ele seja atendido. Parece básico, mas o principal erro de muitas empresas é criar seu negócio no Google e esquecer de atualizá-lo periodicamente.

Delivery e Google My Business Posts

Por conta do funcionamento restrito, algumas empresas adaptaram suas rotinas para criar e/ou aumentar sua oferta de delivery. Com aplicativos e empresas especializadas no assunto, a opção se tornou a principal saída para driblar o impacto das portas fechadas. E os posts do Google My Business podem ajudar nisso.

Para empresas cujo funcionamento está reduzido ou marcadas como temporariamente fechadas, é recomendável utilizar as postagens do Google My Business para informar seus clientes sobre as opções de compra disponíveis. Nesse caso, basta criar uma postagem e replicá-la para todas as unidades onde o serviço está funcionando. Com a Gear SEO Local, por exemplo, é possível fazer esse tipo de postagem de uma única vez para todas as localidades.

Além das postagens, a depender da classificação do negócio, o Google oferece uma personalização de atributos, como “entrega na calçada” para redes de varejo tipo pet shops, e sinaliza as opções de serviço como “para viagem”, “delivery” ou “refeição no local” para categoria de restaurantes e áreas correlatas.

Em caso de restaurantes, a atualização das informações na ficha inclui cardápios, fotos dos pratos comercializados e formas de pagamento. Quanto mais informações preenchidas e atualizadas um negócio possui em sua ficha no Google, maior sua credibilidade e chances de obter um bom posicionamento nas pesquisas.

Avaliações e comentários durante a pandemia

Embora a maioria das localidades físicas estejam fechadas para atendimento ao público, as fichas do negócio continuam recebendo avaliações durante o período de quarentena. Os últimos monitoramentos realizados por profissionais de SEO Local em todo o mundo revelam a diminuição de comentários para certas categorias, como lojas de carros, por exemplo.

Por outro lado, avaliações direcionadas às categorias de saúde e supermercado estão aumentando. A análise deixa claro como o comportamento de compra dos clientes também pode ser visto nos resultados da pesquisa local.

Em momentos de crise como a que estamos enfrentando atualmente, a confiança que o cliente atribui ao negócio deve ser reforçada. Logo, mesmo que as avaliações tenham diminuído, é essencial que as empresas deem atenção para seus clientes, respondendo dúvidas e oferecendo opções para driblar a insegurança.

Com as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas últimas semanas solicitando a obrigatoriedade do uso de máscaras e o reforço em medidas de limpeza, negócios de serviço essencial que estão em funcionamento passaram a lidar com novos tipos de avaliação.

Ao longo das últimas semanas, a frequência de reclamações denunciando funcionários sem máscara e falhas em protocolos de limpeza e higiene aumentou. Qualquer tipo de comentário negativo sem resposta pode ser prejudicial para um negócio, mas quando as empresas deixam avaliações negativas desse tipo sem a resposta adequada, o impacto é muito maior. Além de não transmitir segurança para seu público durante as compras, a empresa corre o risco de perder novos clientes.

Logo, para evitar esse tipo de problema, recomenda-se que todo negócio possua um Manual de Especificações de Resposta. O material funciona como um guia, prevendo situações de crise e auxiliando as empresas na elaboração de respostas inteligentes para atender bem seus clientes em avaliações online.

Essas são medidas essenciais para cuidar do seu negócio da melhor forma durante o período atual. Com a Gear SEO Local, todas as etapas de cuidados com seu negócio aqui listadas podem ser realizadas com rapidez e eficácia. Nosso principal objetivo é otimizar o tempo na administração e manutenção de empresas para ter controle total da sua marca nas pesquisas locais.

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