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Qual a melhor plataforma de e-commerce para SEO?

Com a popularização e a difusão do trabalho de SEO, é inevitável que, para uma boa estratégia e execução de um projeto, uma plataforma eficiente e com suporte para todas as recomendações dos buscadores seja levada em consideração. Mas a pergunta principal é: qual a melhor plataforma de e-commerce em termos de SEO?

Nós, da Gear SEO, acreditamos que essa pergunta só poderá ser respondida por meio da experiência acumulada no trabalho de SEO com todas elas. Entre as plataformas com as quais já trabalhamos, podemos afirmar que todas elas possuem seus prós e contras.

Há plataformas que atendem ao básico das recomendações técnicas de SEO e há plataformas que atendem a quase todas as recomendações técnicas com as quais já trabalhamos.

Com esse cenário, elaboramos uma lista das principais recomendações técnicas que consideramos que uma plataforma de e-commerce deve conter em termos de suporte para SEO. Esse levantamento é feito de acordo com a nossa experiência trabalhando com as principais plataformas de e-commerce ao longo dos anos.

Isso será importante porque poderá balizar a escolha da plataforma conforme os pontos que ela abranger ou os pontos que deverão ser levados em consideração no desenvolvimento de uma plataforma proprietária. Consideramos, nesse universo, plataformas de e-commerce comerciais e plataformas de e-commerce Open Source.

Temos também o nosso e-commerce demonstrativo onde aplicamos todos os fundamentos de SEO através do nosso programa “SEO na prática”. O Bolsas Já é um e-commerce headless utilizando a plataforma Deco com o back-end Shopify.

Quais pontos devem ser levados em consideração?

Abaixo listamos alguns pontos que consideramos importantes e necessários para que um e-commerce tenha mais aderência em um projeto de SEO onde todas as páginas serão trabalhadas.

1- Suporte para mobile

Esse ponto é um dos mais importantes, se não o mais. É imprescindível que a plataforma leve em consideração um site responsivo e com um tempo de carregamento satisfatório.
Quando falamos em site responsivo, significa que ele deve ser o mesmo site desktop e mobile, inclusive com a mesma URL. O Google já está empenhado em mudar completamente a forma de rastreamento dos sites, priorizando as versões mobile de todos eles.

Com essa dinâmica, os sites específicos para mobile (m.site.com.br) deixarão de existir, abrindo espaço para os sites responsivos. O Google, inclusive, já tem documentações e recomendações para essa mudança.

O BolsasJá é um exemplo da aplicação mobile 100% responsiva e atendendo todos os requisitos técnicos de SEO.

2- Suporte para URLs

Por mais que pareça sem importância, uma plataforma que ofereça suporte para customizar o máximo possível as URLs é sempre melhor quando se trata de SEO.

Um exemplo claro é uma plataforma em que as páginas de categorias necessariamente devem conter, no segundo nível, a classificação /collection/, e os produtos necessariamente devem conter, no segundo nível, a classificação /products/.

Por menor que seja o detalhe, estaremos em desvantagem na concorrência quando a plataforma oferecer uma customização de URL mais flexível, tendo em vista que o uso da palavra-chave na URL é uma boa prática de otimização recomendada pelo Google.

No exemplo do site Bolsa Já, customizamos 100% das URLs de Categorias e Subcategorias para que permanecessem todas no primeiro nível da navegação da URL. Com isso aumentamos a relevância das páginas em relação à página inicial.

Categoria: https://bolsasja.com.br/bolsas-femininas
Subcategoria: https://bolsasja.com.br/bolsa-casual

3- Estrutura para conteúdos

Projetos bem-sucedidos de SEO cada vez mais têm aproximado o e-commerce com conteúdos. Veja alguns exemplos abaixo:
https://www.submarino.com.br/categoria/informatica/notebook

Reparem que na página de categoria do site há um espaço proeminente para a inserção de conteúdo. Basicamente, esse tipo de expediente é específico para aumentar a proporção de conteúdo com o restante da página.

Atualmente, ter um e-commerce de um lado e um blog criado e sendo utilizado em um subdomínio blog.site.com.br não é mais garantia de um trabalho de SEO de sucesso. Portanto, se a plataforma de e-commerce oferecer esse tipo de suporte para a criação de conteúdos, será um diferencial na questão do trabalho de SEO.

O site do Bolsas Já é um exemplo onde podemos aplicar conteúdos, imagens e elementos em HTML nas categorias e subcategorias trabalhando ao mesmo tempo com os produtos.

4- Suporte para aplicação de conteúdo com HTML

Seguindo o exemplo acima, se a plataforma oferecer suporte para a criação de uma estrutura de conteúdo no e-commerce em HTML, será possível inserir imagens, links internos e outros atributos HTML que serão favoráveis para um projeto de SEO.

5 – Criação de blog no diretório

Há plataformas que permitem a criação de uma área de conteúdo ou blog diretamente no segundo nível da URL.

Exemplo: seusite.com.br/blog

Essa opção permite trabalhar com conteúdos diretamente na URL, evitando, assim, a criação de um subdomínio para ser trabalho fora do site. Conforme comentado acima, quanto mais próximo o conteúdo estiver do domínio, melhores serão as chances de resultados.

O exemplo do Bolsa Já utiliza o subdiretório Dicas de Moda para exibir conteúdos relacionados com o segmento dentro sem a necessidade da criação de um subdomínio.

6 – Criação de coleções

Repare nesta URL : https://www.dafiti.com.br/rasteiras-com-pedras/.

Basicamente, foi criada uma coleção de produtos em uma URL personalizada que não está ligada diretamente ao catálogo e ao menu de produtos. Isso só é possível porque a plataforma permite que novas coleções de produtos sejam criadas sem que precisem estar associadas ao menu de navegação ou à árvore de categorias.

Com isso, será possível criar conteúdos e coleções que não estão associados diretamente ao menu (por exemplo: “roupas de Carnaval”, “roupinhas para cachorro”, etc.) e potencializar o trabalho com palavras-chave long tail altamente propensas à conversão.

Então, também será possível criar um menu ou uma seção exclusiva para esse tipo de página. O exemplo na imagem abaixo (cea.com.br) é a criação de um glossário somente com termos que não estão contidos no menu, mas são considerados relevantes em termos de volume de busca orgânica.

7 – Criação de Landing Pages personalizadas

A URL https://www.kabum.com.br/hotsite/blackfriday/ é um exemplo em que é possível criar uma Landing Page 100% customizada e sem associação direta para a visualização de vitrines de produtos.

Geralmente, essa estratégia é utilizada para a criação das páginas sazonais de um determinado e-commerce a ser trabalhado com conteúdo ao longo do ano. Exatamente na data da ocasião (Natal, Black-Friday, Dia das Mães, etc.), essa página é redirecionada para uma URL de vitrine de produtos, garantindo, assim, o tráfego orgânico trabalhado ao longo do ano.

Com o site BolsasJá é possível criar tanto coleções quanto Landing Pages personalizadas:

https://bolsasja.com.br/bolsa-caramelo/: são coleções criadas com base em palavra-chave e volume de buscas e conforme explicamos acima, não há uma relação direta com a árvore de navegação.

https://bolsasja.com.br/bolsas-dia-das-maes: Landing Page criada exclusivamente para atender a uma demanda sazonal com palavras-chave e volume de buscas para projeto de SEO.

8 – Suporte a WEBp

De acordo com o Google (https://developers.google.com/speed/webp/faq), imagens em formato Webp possuem redução de tamanho de até 30% em relação aos formatos tradicionais de imagens (PNG, JPG, GIF). O formato Webp por si só já torna o site mais rápido e, consequentemente, com mais vantagens em relação ao trabalho de SEO. Uma plataforma que possui suporte para esse tipo de formato é altamente recomendada.

9 – Livre edição para meta description, tag title e cabeçalhos

Ainda hoje há plataformas onde os títulos e meta descrições das páginas são criados de forma automatizada, não sendo possível a personalização. Isso ocorre principalmente com as páginas de produtos, especificamente com os cabeçalhos h1.

Com isso, perdemos o controle de todos os títulos e meta descrições que ultrapassaram o limite de caracteres de exibição nos buscadores. Leve em consideração personalizar manualmente os 20% dos produtos mais importantes no seu e-commerce, caso tenham muitos produtos.

10 – Organização de tags e códigos de terceiros

Há plataformas onde todas as inserções de tags e códigos de terceiros (Google Analytics, pixels de conversão, etc.) oferecem suporte para serem inseridas somente no início da página, prejudicando, em muitos casos, o tempo de carregamento do site. Por consequência, causam uma possível desvantagem em um projeto de SEO.

O ideal é que as plataformas ofereçam esse suporte para a inserção de tags e códigos de terceiros no rodapé do site, facilitando o carregamento do que realmente importa: o conteúdo do site.

11 – Tratamento de filtros personalizados (evitar que sejam transformados em URL indexável)

Há diversas plataformas que não oferecem suporte para que resultados de paginações ou filtros utilizados no site não sejam indexados pelos buscadores, prejudicando as páginas relevantes. Exemplo:

seusite.com.br/categorias/categoria-1
seusite.com.br/categorias/categoria-1/?ordenacao=true&pagina=3

As duas URLs estão indexando e sendo exibidas nos buscadores. Porém, a única que deveria ser exibida é a seusite.com.br/categorias/categoria-1. A plataforma deverá ter uma solução para que essas URLs de filtros e paginações não sejam exibidas nos resultados de buscas.

12 – Framework com suporte para os buscadores

Há plataformas que utilizam frameworks (para mais informações acesse: https://www.excellentwebworld.com/what-is-a-single-page-application/) em Javascript para melhorar a experiência do usuário, tornando a navegação mais eficiente e facilitando o processo de desenvolvimento. Frameworks bastante utilizados, como Angular, Vue e React, já possuem suporte para que os buscadores rastreiem apropriadamente todas as páginas e indexem adequadamente.

Porém, ainda há plataformas que não estão levando em consideração e assegurando que o framework utilizado não está comprometendo o desempenho do site nos buscadores. É altamente importante certificar-se de que a plataforma possui o suporte adequado. Geralmente, essa prática ocorre em sites proprietários, onde a empresa é 100% responsável pelo desenvolvimento.

13 – Arquitetura headless

Outro ponto importante é a utilização de e-commerce em formato headless, onde o back-end e o front-end são completamente separados e integrados via API. Isso traz mais autonomia para o desenvolvimento do front-end e também cria a independência de uma única plataforma para a realização do trabalho de SEO.

A Deco é um exemplo de plataforma 100% headless onde é possível integrar o front-end com as principais plataformas (VTEX, Linx, Shopify, VNDA, Wake) sendo concebida para dar mais autonomia para o desenvolvimento de um e-commerce onde todas as premissas de SEO são atendidas.

Atualmente temos o site do Bolsas Já sendo desenvolvido com o back-end em Shopify e o front-end sendo desenvolvido através da plataforma Deco. Com isso temos mais autonomia para o desenvolvimento das funcionalidades e temos expertise para a aplicação de todas as tarefas técnicas no front-end sem impactar na operação do e-commerce.

14 – Organização e disponibilidade dos produtos

Na maioria dos e-commerces, quando um produto não tem mais estoque ou é retirado de venda de forma permanente, tanto o produto quanto a sua URL são removidos, levando todas as visitas orgânicas para páginas de erro 404. Em algumas plataformas, a única opção possível é redirecionar essa URL para outra URL similar ou para a página inicial.

Essa prática funciona no curto prazo até o Google naturalmente remover esse resultado da busca orgânica uma vez que a página não corresponde mais com a palavra-chave. Porém, e se tivéssemos a opção de manter a URL disponível mesmo com o produto fora do ar e direcionássemos a navegação do visitante dentro do site para produtos similares?

Essa prática permitiria continuar com o produto nas buscas orgânicas e também continuar trazendo tráfego orgânico para dentro do site conduzindo o visitante para um produto próximo ao que ele estava procurando.

15 – Disponibilidade do site

Por incrível que pareça, ainda há grandes e-commerces que rodam processos internos e, durante a madrugada, ficam por minutos ou até horas com o site fora do ar.

Inclusive, há um temor no mercado em relação a uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil e a Black Friday: a plataforma ficar fora do ar durante o período da Black Friday, deixando os sites inacessíveis e comprometendo o desempenho das vendas dos clientes.

Se você ouvir de alguma plataforma que isso é normal, fuja! Analise bem o contrato e tenha certeza de que um site tem que ficar 100% disponível e funcional. Claro que indisponibilidades podem ocorrer, porém, devem ser tratadas como exceção, e não como regra. Rotinas de atualização de ERP, integração com marketplaces, atualizações de produtos e inventários não podem parar o e-commerce sob nenhuma hipótese.

Por que isso é ruim para o SEO?

Imagine um site que, por alguma circunstância citada acima, fica fora do ar diariamente entre 2h e 3h da manhã. Em termos de visitas e receitas, pode não ter um impacto tão grande, porém, não há previsão de quando os robôs de indexação rastreiam o site. Com certeza, em algum momento, o site será rastreado e não estará no ar. A consequência disso? Declínio de posicionamento e tráfego orgânico.

Todas as plataformas de e-commerce possuem seus prós e contras, e a maioria delas não atenderá a todos os requisitos acima. Então, na hora da decisão da plataforma, quanto mais suporte ela tiver com as questões acima, mais fácil será o caminho para um projeto de SEO bem-sucedido para o e-commerce, evitando futuras dores de cabeça.

Mas qual a melhor plataforma de e-commerce em termos de SEO?

Realizamos um estudo com as principais plataformas de e-commerce e também a aplicação de todas as tarefas técnicas que já realizamos com elas.

Agrupamos todas as tarefas técnicas com as quais já trabalhamos e definimos os seguintes critérios: a aplicação técnica de cada uma delas e a complexidade dessas aplicações técnicas. Para a aplicação técnica, simplesmente a possibilidade de implementação ou não de uma determinada tarefa. Para a complexidade, o tempo e esforço necessários para a realização dessas tarefas técnicas.

De acordo com o gráfico acima, temos como exemplo a plataforma de e-commerce Loja Integrada, cujas poucas tarefas técnicas que conseguimos implementar são simples e de fácil aplicação (configuração de robots.txt, títulos, meta descrições, etc.). Em relação à plataforma Deco, é possível aplicar o maior número de recomendações técnicas e com a complexidade de implementação baixa.

Lembrando que a plataforma por si só não será responsável por 100% do sucesso de um projeto de SEO, porém, deverá oferecer minimamente o suporte para que esse projeto evolua satisfatoriamente.

Custo de desenvolvimento e implantação

Pelo fato da Deco ser uma plataforma 100% independente e integrável as principais plataformas do mercado, isso traz uma flexibilidade de desenvolvimento e especialização somente na Deco. Isso significa que não precisamos ser mais especialistas no desenvolvimento de uma única plataforma específica, onde temos que seguir as guidelines que nem sempre são favoráveis ao trabalho de SEO.

Essa flexibilidade trouxe mais dinâmica na aplicação das tarefas técnicas e também mudanças no modelo de negócio. Na Gear SEO, por exemplo, todo o processo de desenvolvimento com a Deco é baseado nas atividades e implementações e não somente em carga horária trabalhada. Esse ponto é positivo porque o preço não é definido na quantidade de horas investidas em uma tarefa e sim na resolução de cada tarefa.

Da mesma forma que não será mais necessário uma agência especializada em uma determinada plataforma para suprir as necessidades técnicas e de SEO de um e-commerce. Na Gear SEO, temos a solução completa para o desenvolvimento de todo o front-end.

Conclusão

Conforme comentado no início deste artigo, do ponto de vista de SEO, não há uma plataforma 100% aderente às aplicações técnicas de SEO. Porém, há plataformas que estão mais próximas desse contexto. A Deco, por exemplo, é a plataforma mais próxima da aplicação de todas as tarefas técnicas que já realizamos em uma plataforma de e-commerce.

Por ser considerada uma plataforma headless, ou seja, 100% integrável com as principais plataformas de e-commerce por meio de API, substituindo o front-end, é possível realizar quase todas as aplicações técnicas com uma complexidade baixa, tornando-a, do ponto de vista de SEO, a plataforma mais aderente.

A plataforma Deco foi pensada e construída para atender às necessidades específicas de SEO. Diante desse cenário, a Gear SEO possui uma equipe especializada na criação, no desenvolvimento e na manutenção de e-commerces utilizando a plataforma Deco.

As vantagens de trabalhar com a Gear SEO no desenvolvimento de um e-commerce utilizando a plataforma Deco são inúmeras:

  • Capacidade de personalização do front-end por meio do módulo de CMS da Deco;
  • A Gear SEO é 100% responsável pelo desenvolvimento e manutenção do front-end do e-commerce, dispensando a intermediação das agências que foram contratadas para essa finalidade;
  • A Gear SEO será capaz de realizar todas as aplicações técnicas diretamente no e-commerce, garantindo a qualidade e a organização de todas as implementações;
  • Facilidade de integração e organização com aplicações de terceiros;
  • Agilidade nas mudanças de layout, design e, principalmente, acompanhamento das recomendações técnicas em função das mudanças dos algoritmos de buscas;
  • O papel de um projeto de SEO é importante desde a concepção do projeto, levando em consideração a importância e também o trabalho em conjunto com a resolução de todas as frentes de um projeto (Estratégia, On-Page, Produção de Conteúdo e Link Building).

Essa é a razão pela qual uma plataforma de e-commerce deve ser escolhida com base para atender às necessidades de SEO, e não ser somente mais um canal de aquisição, funcionando de forma parcial ou limitada. Um projeto onde as recomendações técnicas funcionam de forma parcial ou limitada, na maioria das vezes, é a diferença em relação a um projeto de sucesso, principalmente visando mais conversões.

Você conhece outro ponto importante a ser levado em consideração? Comente abaixo e participe.

rodrigo@gearseo.com.br

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