Como a inteligência artificial pode impactar o SEO?

CONFIRA

Com a chegada e popularização das inteligências artificiais, é inevitável que muitas mudanças aconteçam durante sua integração aos mecanismos de busca, o que também propicia o surgimento de mitos sobre IA. Sendo assim, quais são os principais impactos que podem ser notados no SEO?

CONFIRA

As IAs causaram impacto significativo para o campo do SEO, mas não representam uma ameaça. Esse é um dos mitos mais difundidos. Na verdade, elas podem ser utilizadas para otimizar as estratégias e até mesmo o desempenho de um site. Veja a seguir as principais possibilidades!

Ameaça ao SEO?

Chatbots

As empresas estão usando chatbots e assistentes virtuais baseados em IA para melhorar a experiência do usuário em seus sites. Isso pode afetar indiretamente o SEO, uma vez que a satisfação do usuário e a retenção de visitantes são fatores importantes para classificação nos mecanismos de busca.

Análise de dados

As inteligências artificiais conseguem processar grandes volumes de dados em tempo real. Isso permite que os profissionais de marketing identifiquem tendências emergentes e ajustem suas estratégias de SEO de acordo com elas.

Estrutura de pesquisa

Algumas empresas estão experimentando a criação de conteúdo gerado por IA. Entretanto, para garantir a construção de conteúdo de qualidade e com relevância, é importante utilizá-la apenas como artifício para direcionamento de pesquisa e outras tarefas mais simples, pois o Google prioriza conteúdo autoral.

Questões técnicas

As IAs também são usadas para identificar problemas técnicos no site que podem afetar o SEO. Alguns dos exemplos mais comuns são links quebrados, tags ausentes ou lentidão no carregamento da página.

Saiba mais sobre SEO!

Quer saber mais sobre o impacto das IAs e o uso do ChatGPT em um projeto de SEO? Então, continue a leitura no artigo a seguir:

CONFIRA