Como funcionam os resultados de pesquisa? Entenda o algoritmo do Google

CONFIRA

Um dos principais passos para garantir relevância digital é entender o funcionamento do algoritmo do Google. Isso possibilita ajustar as estratégias para otimizar a visibilidade. Entretanto, você sabe como funciona a classificação de páginas nos mecanismos de busca?

CONFIRA

O Google utiliza alguns fatores de ranqueamento para determinar a ordem em que os conteúdos são exibidos na SERP, que é a página de resultados de pesquisa. Embora grande parte do algoritmo seja oculta para os desenvolvedores, o buscador disponibiliza algumas diretrizes importantes. Veja a seguir as principais a seguir.

O Page Rank é uma classificação que as páginas recebem de acordo com a importância delas. De forma geral, ele avalia a importância de cada URL com base na quantidade e na qualidade dos links que apontam para ela.

Page Rank

Outro elemento importante para a otimização de mecanismos de busca diz respeito à autoridade do domínio. Alguns fatores influenciam nessa métrica, como qualidade de backlinks, relevância do conteúdo, experiência do usuário e muito mais.

Autoridade de domínio

O algoritmo do Google prioriza conteúdos relevantes. Por isso, é importante que as fontes sejam autênticas e as informações sejam constantemente atualizadas.

Conteúdo relevante

Outro elemento crucial é a title tag. Ela é exibida nos resultados de pesquisa como o título principal do snippet, fornecendo uma breve descrição do conteúdo da página.

Title

Além desses processos, existem outros fatores que auxiliam na classificação de páginas nos mecanismos de pesquisa, como as palavras-chave, o tempo que os usuários ficam na página, o page speed e outros.

Outros fatores

Saiba mais!

Com esses fatores, fica mais fácil obter a consistência e destacar sua página nos resultados de pesquisa. Leia o artigo a seguir e entenda como avaliar a qualidade de uma agência de SEO:

CONFIRA