Veja como utilizar o GSC para melhorar os resultados do seu site

CONFIRA

O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta valiosa para profissionais de SEO e gestores de sites. Essa ferramenta criada pelo próprio Google ajuda você a obter um panorama geral do domínio e tomar decisões informadas para melhorar o desempenho e a visibilidade.

CONFIRA

Por isso, saber como usar o Google Search Console é fundamental para identificar problemas em um site, não apenas os relacionados à visibilidade, mas também os principais erros técnicos. A seguir, veja os principais passos para utilizar a ferramenta de forma eficiente.

Configure o site

Para acessar o GSC, é preciso ter uma conta Google e informar o site que você deseja rastrear. Em seguida, a plataforma vai exibir as instruções para verificar a propriedade, seja por meio de um arquivo HTML, um registro DNS ou a tag HTML.

Monitore o desempenho

Na seção “Desempenho”, você consegue ver como o seu site está se saindo nos resultados de pesquisa. Tenha acesso a dados cruciais, como impressões, cliques, CTR (taxa de cliques) e a posição média nas pesquisas.

Palavras-chave

O Google Search Console também é utilizado como ferramenta para identificar as melhores palavras-chave para uma estratégia de SEO. Faça consultas e encontre os termos que mais se associam ao seu nicho de mercado.

Erros de rastreio

Verifique a seção “Cobertura” no GSC para identificar erros de rastreamento, como páginas não encontradas (erros 404) ou problemas com o arquivo robots.txt. Dessa forma, você garante a indexação correta do seu site.

Velocidade do site

A velocidade do site é um fator importante para a experiência do usuário e o ranking nos mecanismos de busca. Por isso, o Google Search Console também oferece ferramentas para analisar o carregamento.

Saiba mais!

Com essas dicas, você acompanha o desempenho do seu site e consegue obter insights importantes para implementar a melhor estratégia. Quer conhecer os nossos serviços de SEO? Então, clique abaixo e confira.