A expectativa de todos os responsáveis por algum negócio digital é, na maioria das vezes, o retorno sobre um investimento em algo. Para os canais de aquisições em marketing digital, essa regra também não muda: no final das contas, o retorno sobre o investimento fala mais alto.
Porém, se tratando de um projeto de SEO, antes do retorno sobre o investimento esperado, há algumas etapas que são mais importantes porque elas são as consequências dos resultados finais. Abaixo, explicaremos como identificar essas etapas e metas para o resultado final com base na experiência em projetos da Gear SEO.
Preparamos um artigo completo explicando com detalhes como funciona um projeto de SEO aqui na agência. Basicamente, temos cinco pilares de execução do trabalho:
1 – Estratégia
2 – Produção de Conteúdo
3 – On-Page
4 – Link Building
5 – Resultados
Esses pilares são independentes e devem ocorrer em paralelo em um determinado período. Basicamente, essas frentes de trabalho são consequência do resultado, mas elas precisam ser executadas em ciclos, conforme a imagem abaixo:
O trabalho de SEO não é pontual e deve ser recorrente em uma organização. Realizar esse trabalho uma única vez não trará o resultado esperado a médio/longo prazo.
Esse ciclo serve para definir todos os entregáveis e também criar um hábito periódico de trabalho em um desenvolvimento de projeto de SEO.
Não significa que o primeiro ciclo terá uma qualidade inferior, mas, como tudo que é novo, ocorre uma curva normal de aprendizado e crescimento. A experiência com projetos anteriores e segmentos pode contribuir para diminuir essa curva. Além disso, há outros fatores externos que também podemos levar em consideração para manter esse processo contínuo.
Os ciclos de entregas do projeto de SEO são, sem sombra de dúvidas, a parte mais importante do trabalho. Podemos estabelecer metas como OKRs, por exemplo, onde criamos os KPIs específicos com a entrega de resultados.
Se alguma das atividades não estiverem sendo desenvolvidas com propriedade, muito provavelmente podemos ter o comprometimento dos resultados finais.
A primeira consequência dos ciclos do projeto de SEO sendo desenvolvidos corretamente será a percepção de aumento no número de palavras-chave relacionadas ao domínio nos resultados da busca orgânica.
• As tarefas técnicas estão sendo implementadas corretamente. Com isso, o buscador terá mais visibilidade do site, levando em consideração performance de carregamento e usabilidade (Core Web Vitals);
• Os conteúdos estão sendo desenvolvidos e publicados corretamente, e novas palavras-chave estão sendo incorporadas nos resultados de busca orgânicos;
• Novos links externos estão sendo conquistados, e a relevância do domínio está aumentando perante o buscador.
A união de todas as frentes sendo trabalhadas corretamente e continuamente impactarão para que as palavras-chave ocupem as primeiras posições e subam nos resultados de buscas.
A segunda consequência após o aumento do número de palavras-chave nos resultados de busca orgânicos e também o posicionamento das palavras-chave é o número de impressões nos resultados da busca orgânica.
A lógica é simples: quanto mais palavras-chave estiverem relacionadas às primeiras posições e mais palavras-chave novas estiverem nas buscas orgânicas, maior será o número de impressões nos resultados da busca orgânica.
• Todo o processo e as entregas do projeto de SEO está atingindo a meta de crescimento de impressões nos resultados da busca orgânica;
• O processo está sendo consistente em conquistar novas palavras-chave e também aumentar a posição nos resultados das palavras-chave já conquistadas;
• A estratégia está funcionando corretamente porque palavras-chave diretamente relacionadas com o negócio estão sendo conquistadas.
Com todas as etapas acima sendo desenvolvidas de forma satisfatória, a lógica do resultado do projeto continua: o número de visitas por meio do tráfego orgânico aumentará conforme o número de impressões também aumenta.
A imagem acima mostra o resultado do canal de aquisição Organic Search, no Google Analytics. Podemos concluir que:
• Geralmente, o canal de aquisição Organic Search possui uma ótima conversão, uma vez que a estratégia esteja corretamente alinhada ao negócio;
• O retorno do projeto de SEO será no longo prazo, uma vez que os processos e a metodologia estiverem sendo aplicadas corretamente.
Em uma relação de parceria entre agência e empresa é muito importante que o processo acima seja visível para todos. Se a empresa estiver 100% preocupada e concentrada somente nos resultados, algumas consequências negativas poderão ocorrer:
• O processo não evolui conforme o esperado por falta de interesse/esforço/equipe do lado do cliente;
• O cliente não tem visibilidade desse processo e inicia a cobrança por resultados no segundo mês de projeto;
• O cliente resolve trocar de profissional/agência em um período muito curto impossibilitando que os ciclos do projeto se desenvolvam com qualidade.
Há vários outros elementos que podem ser incorporados nesse processo, e isso dependerá muito da experiência do profissional/agência. Lembrando, mais uma vez, que essa metodologia e experiência são resultados dos anos de projetos realizados na Gear SEO.
E você? Acredita que essas etapas são fundamentais para o sucesso de um projeto de SEO? Deixe seus comentários abaixo.
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