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Importância do FAQ para SEO: como melhorar os conteúdos incluindo essa seção no texto

O conteúdo de qualidade é um dos principais fatores de ranqueamento do Google. O buscador preza pela experiência do usuário, incluindo a velocidade com que ele encontrará a informação de que precisa no site. Aí entra a importância do FAQ, que resume as principais dúvidas dos consumidores e as respectivas respostas.

O recurso FAQ (Frequently Asked Questions, em português, Perguntas Frequentes) pode ser considerado um facilitador. Em muitos casos, as pessoas precisam saber informações simples sobre o que buscam, e para encontrá-las com mais agilidade, recorrem a essa seção. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

O que é o recurso FAQ?

Afinal, o que é FAQ? É uma lista de perguntas e respostas sobre determinado assunto. Esse tipo de conteúdo é muito utilizado em e-commerces, por exemplo, para apresentar as principais informações a respeito de um produto ou serviço de forma objetiva. Ele pode, inclusive, ser um fator decisivo de conversão.

É possível fazer um FAQ em uma página específica, ou dentro do texto SEO de cada produto ou serviço. Nesse contexto, o espaço de FAQ pode contribuir para o ranqueamento no Google, pois apresenta as respostas que as pessoas costumam buscar com frequência. 

Qual é a relação entre o FAQ e o SEO?

Se você quer aprender como ranquear no Google, um dos elementos de grande importância, em termos de conteúdo, é a qualidade das informações. Ela favorece o aumento da autoridade do site. 

De acordo com Natalia Marques, Coordenadora de Conteúdo da Gear SEO, o FAQ é mais uma oportunidade para transmitir dados importantes sobre algum tema. Ele é um resumo de fácil entendimento para os usuários e representa maior qualidade.

Ela explica: “Uma vez que as informações são passadas de forma objetiva nos campos de FAQ, elas têm mais chances de ganharem destaque na SERP (Search Engine Results Page, em português, Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa), no espaço “As pessoas também perguntam”. Em conjunto com outras estratégias de conteúdo e de SEO, esse recurso ajuda a melhorar o posicionamento”. 

Natalia ressalta, ainda, que há a possibilidade de explorar mais palavras-chave no FAQ, considerando que ele responde a perguntas frequentes e, provavelmente, contém keywords de alto volume de busca. Além disso, essa seção do texto abre espaço para incluir mais informações e enriquecer o conteúdo.

Como o FAQ melhora a experiência do usuário?

Conforme mencionado anteriormente, a experiência do usuário está entre as prioridades do Google. Essa questão foi reforçada na última atualização do buscador, que teve como foco a diminuição de conteúdos de má qualidade (chamados de “unhelpful”).

Portanto, para pessoas que estão em busca de esclarecimentos básicos, como funcionalidade de produtos, variedade oferecida, principais formas de uso, entre outros, o FAQ é uma forma rápida de encontrar respostas de qualidade. Isso eleva consideravelmente o nível da experiência do usuário no site.

“É muito comum que o usuário busque o FAQ ao invés de recorrer a chatbots e canais de atendimento. Essa seção do texto proporciona praticidade e rapidez no momento de veicular informações importantes sobre algum produto/serviço”, complementa Natalia.

O que considerar ao criar um FAQ?

Para criar um FAQ SEO que seja realmente útil para o consumidor, existem alguns pontos a serem considerados. O primeiro deles é conhecer bem o público-alvo. Isso ajuda a entender as possíveis dores e, consequentemente, as dúvidas sobre o que está sendo oferecido.

Além disso, as perguntas do FAQ devem complementar as informações passadas ao longo do conteúdo principal, para evitar repetições desnecessárias. Entretanto, alguns dados importantes podem ser resumidos e respondidos de forma simplificada, mesmo que tenham sido abordados anteriormente.

A importância do FAQ é justamente ser um texto de apoio e, consequentemente, complementar o principal. Por isso, ele é um ótimo espaço para a aplicação de algumas estratégias de SEO, como inclusão de palavras-chave e links internos.

Como fazer um bom FAQ?

Agora que você entendeu a importância do FAQ, veja como estruturar essa seção de texto para incluir as estratégias de SEO. A Coordenadora de Conteúdo da Gear finaliza dando um passo a passo sobre o que colocar em um FAQ:

  • 1º passo: conheça o seu público. Dessa forma, é possível não apenas utilizar a linguagem e a abordagem ideais, mas também ter uma visão mais clara do que pode ser relevante para o consumidor, como preços, diversidade, qualidade etc.;
  • 2º passo: evidencie as principais características do produto no FAQ, como a qualidade da câmera de um celular, a grade de tamanhos de peças de roupas, o passo a passo da contratação do serviço e muito mais. O resumo desses atributos principais atrai o usuário;
  • 3º passo: pesquise as perguntas que as pessoas mais fazem sobre o produto ou serviço. A SERP pode ser uma aliada nessa tarefa, assim como o Google Trends, que mostra as pesquisas em alta;
  • 4º passo: explore ao máximo as potenciais dúvidas dos clientes e responda a elas com todos os dados. Essas informações podem ser obtidas no SAC e nos canais de atendimento da marca;
  • 5º passo: utilize ferramentas que forneçam insights para a elaboração de perguntas, como o Also Asked.

Conte com a ajuda de especialistas!

Se você entende a importância do FAQ, mas não sabe como implementá-lo no seu site, conte com os especialistas em SEO para alavancar o seu negócio. Na Gear SEO, você encontra um time completo de profissionais de diversas áreas, especializados no assunto e prontos para ajudar!

fabio.cosman

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