19 / jun / 2023
3 MIN.

Google Trends

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Uma ferramenta gratuita que mostra a tendência de buscas e a quantidade de procura de uma determinada palavra-chave: essa é a Google Trends. Essa pode ser uma excelente estratégia para mensurar o que é relevante para abordar em um conteúdo SEO, em uma campanha ou mesmo um post de Facebook, entre outros assuntos do marketing digital.

O que é Google Trends?

Afinal, o que é Google Trends? Criada pelo Google em 2006, a ferramenta permite a visualização da evolução de um assunto em um período. A pesquisa é dividida em buscas por país; tempo (de 2004 por diante); categoria (artes, finanças, jogos, etc.) e tipo de busca do Google (imagens, vídeos, notícias, etc.).

O Google Trends ainda oferece outras ferramentas para pesquisar tendências, como é o caso da encontrada na página inicial, a “Histórias Populares Atualmente”, que exibe os assuntos mais procurados no buscador nas últimas 24 horas.

Além disso, o Google Trends aponta tendências, como o próprio nome diz, e não um número exato de buscas de um certo termo em determinado período. Quem faz isso (número exato de buscas) é seu primo mais velho, o Google Analytics.

Diferença entre Google Trends e Google Analytics

A principal diferença dessas ferramentas do Google se encontra na complexidade dos resultados. Assim, enquanto a Google Trends oferece uma métrica mais simplificada e aponta de 0 a 100 as tendências do período determinado por meio de um de eixo horizontal, o Google Analytics mostra o número exato de buscas da keyword selecionada.

Embora o Google Trends opere de maneira mais simples, não quer dizer que ele deixe de ser vantajoso. Pelo contrário, a ferramenta pode ser uma grande aliada por meio da interatividade que oferece. Mecanismos diferenciados e filtros de tempo, categoria, entre outros, podem fazer a diferença quando estamos procurando um assunto realmente relevante.

Por que usar o Google Trends?

Você tem uma pauta em mente para seu blog e está em dúvida se ela é interessante para seu público-alvo? Saber como usar o Google Trends pode ajudar com isso, mostrando a solidez do assunto baseado na tendência de pesquisa em determinado período de tempo, espaço e tipo de busca.

Está em dúvida se usa “farol” ou “semáforo”? “Mexerica” ou “tangerina”? “Palavra-chave” ou “keyword”? A ferramenta dá um panorama de qual termo ou assunto abordar se você está em dúvida de alguma palavra correlacionada ou sinônima.

Como funciona o Google Trends?

Você deve estar se perguntando como funciona o Google Trends, certo? Para usá-lo, você precisa saber interpretar os resultados. Uma grande vantagem da ferramenta é sua simplicidade, pois em poucas horas de uso já é possível explorar a fundo todos os seus mecanismos.

Ao pesquisar um termo, é apresentado um gráfico, onde o eixo horizontal representa o período da pesquisa, e o eixo vertical, a tendência/volume de buscas. Junto do termo de pesquisa, é possível selecionar o país, o tempo (desde 2004), a categoria (esportes, hobbie, lazer, etc.) e o tipo de pesquisa na web.

Logo, é possível ter uma visão mais detalhada do assunto que deseja pesquisar e usá-la a seu favor para a criação de estratégia e conteúdo, principalmente para empresas que trabalham com marketing estratégico e marketing SEO.

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