Uma ferramenta gratuita que mostra a tendência de buscas e quantidade de procura de uma determinada palavra-chave, essa é a Google Trends. Essa pode ser uma excelente estratégia para mensurar o que é relevante para abordar em um conteúdo SEO, em uma campanha ou mesmo um post de Facebook, dentre outros assuntos do marketing digital.
Criada pelo Google em 2006, a ferramenta permite a visualização da evolução de um assunto em um período. A pesquisa é dividida por buscas por país, tempo (de 2004 por diante), categoria (artes, finanças, jogos etc) e tipo de busca do Google (imagens, vídeos, notícias etc).
O Google Trends ainda oferece outras ferramentas para pesquisar tendências, como é o caso da encontrada na página inicial, a “Histórias Populares Atualmente”, que exibe os assuntos mais procurados no buscador nas últimas 24 hrs.
O Google Trends aponta tendências (como o próprio nome diz) e não um número exato de buscas de um certo termo em determinado período. Quem faz isso (número exato de buscas) é seu primo mais velho, o Google Analytics.
A principal diferença de uma para a outra se encontra na complexidade dos resultados, isto é, enquanto a Google Trends oferece uma métrica mais simplificada e aponta de 0 a 100 as tendências do período determinado através de um de eixo horizontal, o Google Analytics mostra o número exato de buscas da keyword selecionada.
Embora o Google Trends opere de maneira mais simples, não quer dizer que ele deixe de ser vantajoso. Pelo contrário, a ferramenta pode ser uma grande aliada através da interatividade que oferece, isto é, mecanismos diferenciados e filtros de tempo, categoria, dentre outros, podem fazer a diferença quando estamos procurando um assunto realmente relevante.
Você tem uma pauta em mente para seu blog e está em dúvida se ela é interessante para seu público alvo? O Google Trends pode te ajudar com isso mostrando a solidez do assunto baseado na tendência de pesquisa em determinado período de tempo, espaço e tipo de busca.
Está em dúvida se usa farol ou semáforo? Mexerica ou tangerina? Palavra-chave ou keyword? A ferramenta dá um panorama de qual termo ou assunto abordar se você está em dúvida de alguma palavra correlacionada ou sinônima.
Para usar o Google Trends você precisa saber interpretar os resultados. Uma grande vantagem da ferramenta é sua simplicidade, pois em poucas horas de uso já é possível explorar a fundo todos seus mecanismos.
Ao pesquisar um termo, é apresentado um gráfico, onde o eixo horizontal representa o período da pesquisa e o eixo vertical a tendência/volume de buscas.
Junto do termo de pesquisa, é possível selecionar o país, o tempo (desde 2004), categoria (esportes, hobbie, lazer etc) e tipo de pesquisa na web.
Logo, é possível ter uma visão mais detalhada do assunto que deseja pesquisar e usá-la ao seu favor para a criação de estratégia e conteúdo, principalmente para empresas que trabalham com marketing estratégico e marketing SEO.